Perguntas que o Espírito de Profecia Responde Sobre Saúde

                       

1. As pessoas que são convertidas consideram as leis de saúde?

Quando homens e mulheres são verdadeiramente convertidos, conscienciosamente consideram as leis da vida que Deus estabeleceu em seu ser, buscando assim evitar debilidade física mental e moral. - (1900) 6T, 369 3 370.

 

2. É possível honrar a Deus com hábitos errados e apetite pervertido?

Se debilitarmos essas faculdades de mente e do corpo em virtude de hábitos errôneos ou tolerância para com o apetite pervertido, ser-no-á impossível honrar a Deus como é nosso dever. – (1890) CTBH, 15.

 

3. É possível alcançar a perfeição cristã sem temperança?

        É impossível aos que condescendem com o apetite alcançar a perfeição cristã. - (1870) 2T, 399 e 400.

 

4. Quem controlará a nossa vontade ser formos intemperantes?

        A intemperança mina as energias tanto da mente como do corpo. Aquele que está assim sobrecarregando, colocou-se no terreno de Satanás, onde será tentado e molestado, e finalmente controlado à vontade pelo inimigo de toda a justiça. - CTBH, 75.

 

5. Como um Jovem estudante pode melhorar o seu intelecto?

         Aqui está uma lição para todos, mas especialmente para os jovens. Estrita conformidade com os reclamos de Deus é benéfica a saúde do corpo e da mente. Para alcançar a mais elevada norma de consecuções morais e intelectuais, é necessário sabedoria e força que vem de Deus, e observar estrita temperança em todos os hábitos da vida. - RH, 25/01/1881.

 

6. Sem a graça de Cristo é possível ser temperante?

         Jamais serão os homens verdadeiramente temperantes sem que a graça de Cristo seja um permanente princípio no coração. – (1896) Special testemonies, Série A, no. 9, 54.

 

7. Porque algumas pessoas não têm êxito ao tentarem fazer uma reforma de saúde?

         As circunstancias não podem operar reforma. Cristianismo pressupõe uma reforma do coração. O que Cristo opera no interior, será manifesto no exterior sob os ditames de um intelecto convertido. O plano de iniciar pelo exterior e procurar operar interiormente, tem sempre falhado e falhará sempre. – Idem.

8. Quando a santificação é possível?

         Não é possível glorificar a Deus enquanto vivermos em violação das leis da vida. Não é possível ao coração manter-se consagrado a
Deus enquanto se tolera a concupiscência do apetite. – Health Reformer, 1878.

 

9. O que o Senhor também tem ensinado ultimamente?

        O Senhor ensinará a muitos, em toda à parte do mundo, a combinar frutas, cereais e verduras numa alimentação que sustenha a vida e não produza doença. – (1902) 7T, 126.

 

10. O que se recomenda para dominar as paixões “sexuais”?

         A sobriedade na alimentação é recomendada com vigor mental e moral, é também eficaz no domínio das paixões. – (1905) CBV, 308.

 

11. Qual o único método de curar que Deus aprova?

         Há muitos modos de praticar a arte de curar; mais um só existe aprovado pelo Céu. Os remédios de Deus são os simples agentes da Natureza, que nem sobrecarregarão, nem enfraquecerão o organismo mediante suas fortes propriedades. - (1885) 5T, 443.

 

12. Quais são os remédios de Deus?

         Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino – eis os verdadeiros remédios. – (1905) CBV, 127.

 

13. E as ervas medicinais, ou seja a Fitoterapia?

O Senhor deu algumas ervas simples, do campo, que por vezes são benéficas; e se todas a famílias fossem instruídas na maneira de usar essas ervas em caso de doença, muito sofrimento poderia ser evitado, e não precisaria chamar médico nenhum. Essas ervas de uso antigo e singelas, usadas inteligentemente, teriam restaurado muito doente que morreu sob a medicação de drogas. - ME vol. II, 294.

 

14. O que se diz do carvão vegetal?

Um dos remédios mais benéficos é o carvão de lenha e pó, posto numa bolsa e usado em fomentações. Idem.

 

15. O que há de diferente no emprego de plantas medicinais em relação às drogas de farmácia?

         Há ervas comuns que podem ser usadas para a restauração dos doentes, e cujo efeito no organismo é muito diferente do efeito das drogas que intoxicam o sangue e põe em perigo a vida. - Manuscrito 73, 1908.

15. O que mais intoxica o sangue, promovendo enfermidade?

         Os alimentos cárneos prejudicam o sangue. Cozinhai carne com condimentos e comei-a com bolos e tortas muito substanciosos e tereis má qualidade de sangue. - (1870) 1TS, 190.

 

16. E o peixe seria uma melhor opção para comer em vez da carne bovina?

        Em muitos lugares peixes ficam tão contaminados com a sujeira de que se nutrem, que se tornam causa de doenças. De modo que, ao serem usados como alimento, ocasionam doença e morte naqueles que nada suspeitam de perigo. – (1905) CBV, 314 e 315.

 

17. O que se deve usar em substituição da carne?

         Quando se abandona a carne, deve-se substituí-la com uma variedade de cereais, nozes, verduras e frutas, as quais serão a um tempo nutritivos e apetitosos. - (1905) CBV 316 e 317.

 

18. Se um adventista adoece por estar ingerindo alimento animal, adianta orar para que Deus o cure?

         Há entre os adventistas do sétimo dia pessoas que não darão ouvidos à luz a eles dada relativamente a essa questão. Sobrevem-lhes doença. Enfermos e sofrendo em resultado de sua própria direção errônea, pedem orações dos filhos de Deus. Mas como pode o Senhor operar em seu favor quando eles não estão dispostos a fazer-lhe à vontade, quando se recusam a dar ouvidos as Suas instruções que concerne à reforma de saúde? – CSRA 400.

 

19. Mas de que maneira Deus pode atender então o doente?

         Mas Deus é todo poderoso, gracioso e compassivo, e quando vem a luz aos que tem prejudicado a saúde por pecaminosas condescendências, e sentindo-se convencidos do pecado, arrependem-se e buscam perdão, Ele aceita a humilde oferta a Ele devotada, e recebe-os. – (1872) 3T, 164 e 165.

 

20. O que deve ser feito então em caso de doenças?

         O Senhor proveu antídotos para as doenças, em plantas comuns, e essas podem ser usadas pela fé, sem que isso implique negação de fé; pois usando as bênçãos providas por Deus para o nosso beneficio, cooperamos com Ele. Ele pode usar água e sol e as ervas que fez crescer, na cura de doenças acarretadas por indiscrição ou acidente.  – ME vol. II, 289.

 

21. Somente o profissional de saúde deve cuidar da doença?

         Todos devem compreender o que fazer por si mesmos. Podem recorrer a alguém que entenda do cuidado aos doentes, mas cada qual deve ter um conhecimento da casa em que vive.Todos devem compreender em caso de doença. ME vol. II, 290.

 

22. O que acontece com a pessoa que tem o hábito de tomar drogas das farmácias?

         Os que fazem de tomar droga um hábito, pecam contra sua inteligência e põe em perigo toda a sua vida posterior. Existem ervas que são inofensivas, cujo uso remove males aparentemente sérios. Idem.

 

23. Transgredir uma lei de saúde tem mesmo peso de transgredir um dos 10 mandamentos?

         Tão verdadeiramente é pecado violar as leis de nosso ser como é quebrantar os Dez Mandamentos. Num e noutro caso há transgressão às leis de Deus. Os que transgridem a lei de Deus em seu organismo físico estarão inclinados a violar a lei de Deus proferida no Sinai. – CSRA, 17.

 

24. Qual o nosso primeiro dever pertinente a Deus?

         Nosso primeiro dever, dever pertinente a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo, é obediência às leis de Deus, as quais incluem as leis da saúde. – (1872) 3T, 164 e 165.

 

25. Para termos mente clara o que precisamos fazer?

         É melhor deixar de lado as coisas doces. Deixem em paz os pratos e sobremesas doces colocados à mesa. Os irmãos, deles não necessitam. Precisam de mente clara para pensar segundo a direção de Deus. Cumpre-nos agora seguir os princípios da reforma de saúde. CSRA, 335.

 

26. O que Deus requer?

        Perfeição; nada menos do que perfeição. Mas, se querem ser perfeitos, não devemos confiar no próprio eu. Diariamente precisamos saber e compreender que o próprio eu não deve ser objeto de confiança. Devemos apergar-nos às promessas de Deus com firme fé. Precisamos pedir o Espírito Santo com pleno reconhecimento de nosso próprio desamparo.Então quando o Espírito operar, não daremos glória a próprio eu. O Espírito Santo tomará graciosamente o coração à Sua guarda, trazendo-lhe os brilhantes raios do Sol da justiça. Seremos guardados pelo poder de Deus, mediante a fé. – Manuscript Releases, vol. 12, págs. 52 e 53.

 

27. Obs. Esta pergunta poderá ser formulada por você. Se quiser uma resposta do que diz o Espírito de Profecia sobre o assunto de saúde, envie-nos a sua dúvida para responderemos.

        

        Rômulo França

        Av. Sto. Amaro, 5446 – Brooklin – São Paulo – SP – CEP 04702-000

 

RETORNAR