Estudo Bíblico: Ora, estes de Beréia...

 

 

ÍNDICE:

1 - A Importância do Conhecimento da Verdade sobre Deus

2 - O espírito Santo

3 - O Plano de Deus para Salvar Você!

4 - As Mentiras mais Mortais de Satanás 

 

 

1 - A Importância do Conhecimento da Verdade sobre Deus

Quando nós falamos de Cristianismo, nós temos que começar primeiro com algum entendimento e compreensão de Deus, e quem Ele é. Muitos assumiriam que todos os cristãos têm a mesma idéia sobre quem é Deus e qual é o Seu caráter, contudo é de se espantar que dentro do cristianismo há várias idéias sobre Deus. O propósito deste estudo é mostrar a importância de ter uma compreensão correta de Deus, quem Ele é e qual é o seu caráter.

Uma pergunta deve ser feita: “Por que importa o que eu acredito sobre Deus”? Esta é uma pergunta muito boa, e merecedora de exame. Vamos tomar alguns minutos e examiná-la em detalhes, para averiguar se, é ou não importante ter uma compreensão precisa sobre Deus.

João escreveu: “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus”? (I João 5:5). Se há algo em acreditar que Jesus é o Filho de Deus é isto que nos habilita a vencer o mundo. O amor de Deus foi demonstrado quando Ele deixou seu presente, o maior presente que qualquer um já pudesse ter dado, o Seu Filho, nascido dEle. “Nisto se manifestou a (ou o amor) caridade de Deus para conosco: que Deus enviou Seu Filho unigênito ao mundo, para que por Ele vivamos” (I John 4:9). Certamente esta é uma coisa muito importante para entender e acreditar.

Você acha que Satanás está atento a isto? Certamente! Você acha que Satanás deseja que você vença o mundo? Certamente que não! A meta de Satanás é que você acredite que Jesus não é de fato o Filho de Deus. Isto é muito sério, isto determinará se você poderá ou não vencer o mundo. Mais especificamente, vencer o mundo é estar vencendo o pecado, “ Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (I John 2:16, 17)

Satanás tem tido êxito, em impedir a maioria dos cristãos. de acreditar que o Jesus é o Filho de Deus? Examinemos isto mais detalhadamente. A declaração seguinte de fé, é representativa da opinião Cristã prevalecente sobre Deus.

“Entretanto há um Deus, e sabendo que não pode haver mais de um verdadeiro Deus, ainda é o testemunho claro da santa Bíblia que há no Conselho de Deus TRÊS Pessoas, o Pai, o Filho, e o espírito Santo; e estes três são co-eternos e co-iguais, nenhum antes ou depois do outro, nenhum maior ou menos que outro, mas um Deus.” (Confissão de Fé dos Metodista calvinísticos ou os presbiterianos de Gales. Adotado às Associações de Aberystwyth e Bala no ano de 1823, cláusula 4)

É dito que estas três Pessoas são co-eternas na citação anterior. O que significa isso? Bem simplesmente isto: elas são da mesma idade. O Pai e o Filho são da mesma idade? Cada um deles existiu independente do outro desde toda eternidade? Não havia nenhum tempo quando o Filho de Deus “Jesus disse a eles: - Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou. ” (John 8:42) Você percebe que se o Pai e o seu Filho são da mesma idade, então o Pai realmente não é um pai e o Filho dele realmente não é um filho.

João escreveu, “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.” (I João 2:22) Isto é bastante interessante. João predisse que o anticristo negaria o Pai e o Filho. Nós estamos vivendo este tempo quando as pessoas estão negando o Pai e o Filho, negando que o Pai é de fato um pai e o Filho é de fato um filho.

Jesus Cristo é o Filho de Deus

O único ato que demonstrou o amor de Deus por nós mais que qualquer outra coisa é o fato que Deus ter entregado o seu único Filho, nascido dEle, para morrer por nós. Agora, ou Deus na verdade teve um único Filho nascido dEle para entregar por nós, ou Deus estava mentindo quando Ele nos falou que Ele deu o seu único filho, nascido dEle. . “Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho.” (I John 5:10) Amigo, você acredita no que está escrito, de que Deus deu seu único Filho, nascido dEle? “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Matthew 3:17) o próprio Deus disse que Jesus Cristo é seu Filho, por favor não deixe ninguém lhe falar diferentemente. Seguramente o conceito, geralmente conhecido como a Trindade ou Triuno Deus, nega o Pai e o Filho negando que o Pai é um pai e que o Filho é um filho. (Para estudo da Bíblia completo sobre Pai e o seu Filho, nos vamos ver no próximo assunto com o titulo “A Verdade Sobre Deus.”)

Deus disse que Jesus Cristo é o seu Filho amado. Este é o fundamento do evangelho, e Jesus disse que Ele construiria a igreja dele nesta verdade. “Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?  E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?  Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.  Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Matthew 16:13-18). Jesus não estava declarando que Ele construiria a igreja dele em Pedro, mas na maravilhosa verdade que Pedro expressou. Esta verdade é que Ele, Jesus, é “o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

Deus nos ama tanto que Ele deu de boa vontade o seu único Filho, nascido dEle, de forma que você e eu pudéssemos ter vida eterna. Paulo escreveu, “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32) Isto é maravilhoso; quanta mudança não poderia ser feita em nossas vidas, se tomarmos tempo para contemplar o maravilhoso amor que Deus demonstrou dando o seu único Filho, nascido dEle, para morrer por pobres pecadores como você e eu..

Paulo nos adverte para ter cuidado em aceitar em outro evangelho ou outro Jesus. “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.  Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais. [ou “Bem vocês se apegam a eles”— Robertson NT Palavra Quadros].” (II coríntios 11:3, 4) Paul sabia que haveria lobos vestindo pele de ovelha tentando apresentar um falso Jesus e um falso evangelho. Vamos reter o verdadeiro evangelho como revelado na Palavra de Deus, e descartar todo o o ensino que é falso, sobre Deus e o seu Filho. João escreveu, “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.” (I John 4:9) Agora, se Deus enviou seu único Filho, nascido dEle ao mundo, Ele tem que ter um filho, nascido dEle, para enviar ao mundo, antes de pensar em enviá-Lo.

Mas, alguns dizem, “Jesus não era o Filho de Deus até que Ele entrou no mundo.” Por favor leia o verso seguinte: “Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?” (Provérbios 30:4) Obviamente o escritor de Provérbios sabia que Deus tinha um Filho. Quando Nabucodonosor lançou três homens no fogo, “Respondeu e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses.” (Daniel 3:25) Nabucodonosor sabia, da associação dele com Daniel, que o Deus dos hebreus tinha um Filho, embora fosse ele ainda um pagão e usasse a palavra deuses (eloim) teve informações através de Daniel deste Filho veja o verso 28."Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo (eloim) e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não {ou mudaram} quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus (eloim), senão o seu Deus (Jeová)” (Daniel 3:28).

Cuidadosamente leia estes versos: “pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes e crestes que saí de Deus.  Saí do Pai e vim ao mundo; outra vez, deixo o mundo e vou para o Pai .” (John 16:27, 28) H

A palavra grega que foi traduzida “saí” significa isto: “vir adiante fisicamente de, surgir de, nascer de.” * A palavra grega que foi traduzida “vou” significa isto: “vir de um lugar a outro.” * Claramente Jesus foi nascido de seu Pai antes do mundo existir. No momento designado Ele entrou no mundo para resgatar a raça criada, o ser humano caído.

Paulo escreveu sobre Jesus Cristo, estabelecendo que Ele  “é  a imagem 1504 [“semelhança”*] do invisível Deus o  primogênito 4416  de todas as criaturas.” (Colossenses 1:15) A palavra grega que foi traduzida como “primogênito” significa isto: “o primeiro e único (- nascido), a palavra alternativa de (5088) significa produzir (da semente como uma mãe produz um filho, ou uma árvore outra árvore semelhante), sustentar, ser nascido, produzir, ser entregue.” (Concordância Forte) “ Cristo é chamado, primogênito de toda a criação, Ele se tornou um ser por Deus antes do universo inteiro e das coisas criadas”* “Ou pode significar; nascido antes de toda criação.” (Wigram’s Greek Lexicon) De acordo com o texto que Jesus foi nascido do Pai antes que qualquer coisa fosse criada. Por favor note que o Jesus não foi criado (As Testemunhas de Jeová ensinam que Jesus foi criado). Ele não poderia ter sido criado, porque todas as coisas que foram criadas, foram criadas por Ele (Veja Colossenses 1:16, 17.)

O João Batista também afirmou que Jesus nasceu no céu antes de entrar neste mundo. “João [que era seis meses mais velho que o Jesus] Testemunhou dele Ele, e chorou, enquanto dizia, Este é aquele de quem eu falei, Ele que vem diante de mim é preferido1096  antes de eu ser : porque  foi antes de mim.” (John 1:15) “Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que foi antes de mim preferido  1096 porque já era primeiro do que eu .” (John 1:30) A palavra grega que foi traduzida “preferido” significa isto: “se tornar, i.e. entrar em existência, começar a ser, receber o existência.” *

O Filho de Deus no Novo Testamento

Now that we have looked at the birth of Christ in the New Testament, let’s look at His birth in the Old Testament. “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel; cujas origens 4163 &são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Micah 5:2) “De quem origem é de velhos tempos, de dias antigos.” (Revised Standard Version - Inglês)

Este verso está falando sobre o Filho de Deus cuja origem era longa antes do começo deste mundo; do tempo como nós o conhecemos. Nós sabemos que este verso está falando sobre o Filho de Deus, porque é citado por Mateus que recorre a Ele. (Veja Mateus 2:4-6.)

A Bíblia afirma a verdade maravilhosa de que Cristo foi nascido novamente do Pai. No primeiro verso de Provérbios 8 diz que a Sabedoria está falando. Quem é a Sabedoria? no verso 8 nos fala que Ele tem uma boca, e fala. "Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." (I Coríntios 1:24) “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; ” (I coríntios 1:30) Cristo é dito ser como “a Sabedoria de Deus” e está falando em Provérbios capítulo 8 debaixo do símbolo da Sabedoria.

He said, “Antes de haver abismos, fui gerada 2342; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. 25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada2342.” (Provérbios 8:24, 25)  Também em outro versão—A 1965 Bíblia em inglês Básico: “Quando não havia nenhum fundamento a mim foi dado o nascimento, quando não havia nenhuma fonte que flui com água. Antes de as montanhas serem postas nos seus lugares, antes mesmo das colinas foi o meu nascimento.”

O verbo hebreu que foi traduzido como produzido é usado, neste verso, na forma do plural. Em hebreu há muitas formas de cada verbo. Cada uma destas formas pode ter um significado diferente. A definição para a forma de plural é a única definição que pode aplicar nestes versos. Esta definição é como segue: “ser feito , seja feito suporte, ser produzido.” & Este verbo nesta forma só em três lugares são usados na Bíblia, e aqui está os outros dois lugares onde é usado.

És tu, porventura, o primeiro homem que foi nascido?  2342 [Hebrew: a forma plural] antes das montanhas “? (Jó 15:7). ”Eis que em iniqüidade fui formado 2342 [Hebrew: a forma plural] e em pecado me concebeu minha mãe .” (Salmos 51:5). Você pode ver claramente, o termo produzido em Provérbios 8:24, 25 não pode significar nada diferente de procriado, ou nascido. Se Provérbios 8:24, 25 somente estavam falando sobre uma sabedoria intelectual, então você tem que dizer que, em algum ponto Deus adquiriu sabedoria, e que antes daquele tempo Ele não tinha sabedoria. Estes versos não podem estar falando sobre isso, mais do que isto, fala da origem do Filho de Deus.

Vamos meditar um pouco mais nos versos em Provérbios capítulo 8, e aprenda mais sobre as características da Sabedoria. “Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.  Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo; quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem os seus mando; quando compunha os fundamentos da terra, então, eu estava com ele e era seu aluno; e era cada dia as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo,” (Provérbios 8:26-30) Deus deu o seu único Filho por você, não um Filho através de nome ou só titulo, mas o único, verdadeiro e literal Filho nascido dEle. Há muitos cristãos sinceros que mantêm  os termos “o Pai” e “o Filho” como revelado em Bíblia, mas realmente não significando o pai e filho, mas papéis bastante desempenhados por Deus, que eles aceitam levando a cabo o plano de salvação. Por exemplo, um escritor protestante escreveu o seguinte:

“Pode ser deduzido da Bíblia que quando Deus (Pai, Filho e espírito Santo) dispôs o plano de salvação, em algum ponto no passado da eternidade, Eles ocuparam certas posições ou papéis para levar a avante as providências deste plano.” (Sinais do Tempos, julho, 1985, página 28)

Certamente você pode ver como claramente a idéia anterior  nega o Pai e o Filho. Não negando que há dois seres chamados o Pai e Filho, mas negando que o Pai é de fato um Pai, e negando que o Filho é de fato um Filho. Adam Clark declara, “Ele [Deus] é o Pai da natureza humana de nosso Deus santificado em um estranho senso, porque pela energia dele isto foi produzido no útero da virgem.… eu sei nem todo a Bíblia, razoavelmente interpretada, declara o Divina natureza de nosso Deus ser procriado de Deus, ou ser o Filho de Deus.”— o Comentário de Clarke sobre Hebreus 1:8. Como o amor maravilhoso de Deus, dando o seu único Filho, nascido dEle é torcido efetivamente. Deus esta representando somente um ato, ou um jogo, em lugar de um imenso sacrifício por parte de Deus (Pai) e de seu Filho, Jesus Cristo.

Por favor considere a seguinte passagem: “ Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.  O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem 5481 [“precisa reprodução em cada aspecto”*] da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; feito  1096 [“tornado-se, i.e. vir a existência, começar existir, receber o ser” *] tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.” (Hebrews 1:1-4)

Deus realmente teve um Filho que foi produzido a imagem expressa do Pai. Deus designou o Filho dele para ser o herdeiro de todas as coisas, e Lhe deu um nome sobre todo nome. Deus ama o Filho dele mesmo, muito, contudo Ele estava disposto a deixá-Lo por você e por mim. Deus nos ama tanto quanto ama o seu unigênito Filho, nascido dEle. Jesus orou ao seu Pai “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.” (John 17:23) Que grande amor que Deus tem por você e por mim! Palavras não podem descrever o amor maravilhoso que Deus tem por nós. Vamos apreciar a bondade dele mais completamente.

Deus e seu Filho, ambos correram um risco infinito quando Cristo veio para esta terra. Devemos perceber o grande sacrifício que Deus fez, enviando o seu unigênito Filho para este mundo, Devemos apreciar e entender o amor de Deus por nós. Se a Bíblia tivesse dito, “Deus assim amou o mundo que Ele deu uma vaca,” nós perceberíamos que Deus nos ama pouco, e não muito, se Ele estava disposto a entregar tudo e  desse por redenção uma vaca. mesmo que o verso dito fosse este:, “Deus assim amou o mundo que Ele deu um anjo,” nós ainda teríamos uma compreensão limitada do amor de Deus. Agradeça a Deus pela verdade que é esta “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ” (João 3:16). Nossa percepção do amor de Deus depende do valor do presente que Ele deu.

O Filho de Deus morre ?

Isto pode parecer uma pergunta estranha, mas vamos examinar isto em detalhes. Primeiro me deixe dar alguns apanhados de autores trinitários proeminentes.

“A sua [de Cristo] mediação entre Deus e o homem está principalmente na natureza humana dele na qual só ele era capaz de sofrer e morrer.”— o Scott em 1 Timothy 2:5. “Cristo suportou o sofrimento na sua natureza humana. Embora possuísse uma natureza divina, contudo nisso não poderia sofrer nem morrer. Os sofrimentos foram suportados na natureza humana dele.”— Manual de Compensação, página 88. “Trinitarianos não apóiam os sofrimentos ou morte da divindade.”— Mattison em A Trindade, página 39.

O que eles estão dizendo aqui é que “Deus o Filho” desceu à terra e entra em um corpo humano durante trinta três anos, e ao término destes anos morreu o corpo humano, enquanto o ser que desceu de céu permaneceu vivo. Esta teoria arruína a sacrifico vicário. Porque o Filho de Deus tinha que morrer para nos resgatar de volta ao seu Pai. Um sacrifício humano nunca poderia fazer, e isto é exatamente o que você tem se o ser divino que desceu de céu não morresse. Um sacrifício humano nunca poderia salvar qualquer um, até mesmo se aquele humano nunca tivesse cometido um pecado na vida dele. “agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma?” (Miquéias 6:7) A resposta incluída é, Não! Nada menos que a morte do Filho divino de Deus poderia expiar o rompimento dos mandamentos de Deus. Sem a morte do Filho de Deus nós não podemos ser perdoados de nossos pecados.

Leia os versos seguintes cuidadosamente. “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.” (I Coríntios 15:17) “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, ” (I Coríntios 15:3) “Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.” (Gálatas 2:21) Se Deus pudesse nos ter perdoado de qualquer outro modo do que dar o seu único Filho gerado por nós, Ele teria feito isto, mas não havia nenhum outro modo para que nós pudéssemos ser poupados, assim o amor dele para conosco,  O constrangeu entregar o seu único Filho, gerado dEle.

Por favor note que nos versos anteriores Paulo foi muito particular ao usar o nome divino do Filho de Deus em lugar do nome Jesus que Ele recebeu no seu nascimento em Belém. Paulo quis tornar claro que era o Filho divino de Deus que morreu, em lugar de ser somente um corpo humano.

Quem foi que morreu por Nós?

Paulo Escreveu, “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se 2758 [“esvaziar, privar-se de força, ele colocou a igualdade com Deus de lado ”*] , tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;  e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.  Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,” (Philippians 2:5-9) O mesmo que estava na forma de Deus no verso seis morreu no verso oito. E quem morreu foi o mesmo que desceu do céu. Quem morreu somente não era uma parte humana que nunca tinha estado no céu, mas o mesmo que estava no céu com o seu Pai.

Jesus declarou, “...e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno. {Grego: Hades}" (Apocalipse 1:18) o próprio Jesus, depois que Ele fosse glorificado e ter ido para o céu, disse que Ele é o que estava morto. João escreveu estas palavras: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14) A mesma Palavra que criou todas as coisas foi feita carne. Não diz de alguma maneira a Palavra levou carne sobre Ela, mas diz “a Palavra foi feita carne.” Aquela Palavra é o que morreu para nos resgatar de volta para Deus, o Pai.

João nos advertiu que “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.” (II John 7) A Nós são dadas advertências fortes para não aceitar falsos ensinos relativo a este assunto.

A razão pela qual os Trinitarianos são compelidos a dizer que a parte divina que desceu do céu não morreu é porque a Bíblia diz que Deus não pode morrer. (I Timóteo 6:16) Então, se o Jesus fosse precisamente sob todos os aspectos, como o Pai dele que não pôde morrer, Ele de forma alguma poderia também morrer. Isto seria a prova de nada mais que um sacrifício humano. A doutrina da Trindade tem muitas contradições que são impossíveis e que confundem, até mesmo, os Trinitarianos mais perceptivos . O próprio Athanasius, um dos originários propagadores desta falsa doutrina, admite que ele estava confuso sobre as coisas que ele estava tentando ensinar. Ele “confessou francamente que sempre que ele forçava a compreensão para meditar sobre a divindade do Logos (essência de Deus), os infindáveis e infrutíferos esforços recolhiam-se em seus próprios pensamentos; por mais que ele pensasse, menos ele compreendia; e o mais que ele escrevesse, menos capaz era ele de expressar os seus pensamentos.” (Gibbon, Declínio e Queda do Império romano, Capítulo XXI, parágrafo 8) [Para mais informação de como a doutrina de trindade foi aceita amplamente entre cristãos nos contate e peça o folheto intitulado “A Formulação da Doutrina da Trindade.”]

Era possível que Jesus pecasse?

Certamente Cristo não pecou, contudo a Bíblia deixa claro que Ele foi tentado em todos os pontos como você e eu. Mas se o Jesus fosse sob todos os aspectos precisamente como o Pai dele, como reivindicam Trinitarianos, então a possibilidade de Jesus pecar não teria existido, e por conseguinte Ele não poderia ter sido tentado. Ser tentado é algo que a Bíblia diz que não poderia ter acontecido a Deus o Pai. “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.” (Tiago 1:13). De Graças a Deus porque Jesus foi tentado e Ele superou em todos pontos o pecado, nos mostrando que é possível para nós também vencer, já que Ele foi como um de nós.

Jesus “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (hebreu 4:15). Jesus foi tentado para pecar, mas era possível Ele pecar? Certamente, porque se não, então Satanás desperdiçou o tempo dele, quando Ele tentou a Jesus continuamente e com muitas tentações. Quando Jesus Cristo foi feito carne, todos os riscos que nós temos como humanos foram percebidos completamente por Cristo. E tinha que ser deste modo ou nós não teríamos um exemplo que nós pudéssemos seguir.

Os Bíblia nos falam que “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaiah 9:6) o governo inteiro de Deus descansou nos ombros do bebê jovem em Belém. Se Ele falhasse, o governo inteiro de Deus falharia e Satanás seria vitorioso. Se Satanás pudesse conseguir com que Jesus cometesse um pecado, então ele seria vitorioso. De Graças a Deus porque Jesus não se rendeu em qualquer ponto ao inimigo mau.

Quais teriam sido as conseqüências se o Cristo tivesse falhado? Paulo escreveu, “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. ” (Romanos 6:23) Se Jesus tivesse pecado, Ele teria tido que pagar a penalidade junto com o resto de nós os pecadores. Jesus teria morrido para sempre, e nunca voltaria novamente a vida. Este era um risco real que estava envolvido, contudo o Pai e o Filho, Jesus Cristo, estavam dispostos a correr o risco por você e por mim. Palavras não podem expressar a profundidade do amor maravilhoso de Deus para nós.

Se a Trindade fosse uma verdadeira doutrina, então nenhum dos três “as Pessoas” poderia morrer de forma alguma. Se este fosse o caso, então Jesus teria sabido sem dúvida que, não importava o que acontecesse, Ele ia voltar ao céu para ser um com os dois “as Pessoas” a quem Ele tinha deixado para trás. Com este enredo Deus nunca arriscou realmente qualquer coisa. Nada estaria em jogo, e o plano inteiro teria sido uma fraude, um farsa (uma encenação que conseguiu enganar até Satanás). Deus proíbe que nós aceitemos este absurdo. Seguramente você pode ver a falácia de tais ensinos.

Quanto Deus ama você? É só o bastante para mostrar um jogo, para agir como se Ele tivesse feito algum grande sacrifício, quando na realidade nada estava em jogo, e Ele não teve nada para perder? Amigos você não pode ver o perigo de abraçar tais doutrinas? Pense bem nesta doutrina e se você acredita realmente nela.

Deus o ama tanto que Ele estava disposto a  arriscar o seu único Filho, nascido dEle. sabendo que para sempre morreria, só Ele pode me resgatar de volta para Deus (O Pai). Deus me ama tanto quanto ama Ele (O Filho). Elogie o nome Santo dEle. Ele esta tentando livrar todo homem, mulher e criança de toda mau conceito que tão seriamente eles têm do caráter dEle. Todos os procedimentos enganosos, toda a mentira relativa ao Pai e o Filho pelos quais, o caráter deles são apresentados em uma falsa luz, serão reconhecidos como pecados sérios.

Vamos dar uma olhada nestes Fatos

Tomemos um momento para examinar alguns fatos muito interessantes. Nós compararemos algumas das idéias Trinitárias com o que a Bíblia diz de fato.

Na Bíblia

Os Trinitaristas

Deus, o Pai: Deus, o Pai:
João 6:27;I Cor 8:6; Gal 1:1,3; Efe 6:23; Fil 2:11; I Tes 1:1; II Tim 1:2; Tito 1:4; I Ped 1:2; II Ped 1:17; II João 3; Judas 1

(13 vezes ao todo)

João 6:27;I Cor 8:6; Gal 1:1,3; Efe 6:23; Fil 2:11; I Tes 1:1; II Tim 1:2; Tito 1:4; I Ped 1:2; II Ped 1:17; II João 3; Judas 1

(13 vezes ao todo)

O Filho de Deus: Deus, o Filho:
Dan 3:25; Mat 4:3, 6; 14:33; 26:63; 27:40, 43, 54; Mar 1:1; 3:11; 15:39; Luc 1:36; 3:38; 4: 3, 9, 41; 22:70; João 1:34, 49; 5:25; 9:35; 10:36; 11:4, 27; 19:7; 20:31; Atos 8:37; 9:20; Rom 1:4; II Cor 1:19; Gal 2:20; Efe 4:13; Heb 4:14; 6:6; 7:3; 10:29; I João 3:8; 4:15; 5:5, 10, 12, 13, 20; Apoc 2:18.

(44 vezes ao todo)

 

 

 

(nenhum verso encontrado)

O espírito Santo de Deus: Deus, o espírito Santo:
Efe 4:30

(Somente um verso)

 

(nenhum verso encontrado)

O espírito de Deus ?
(25 vezes ao todo)  
Deus ressuscitou ao Filho: Atos 13:30 Jesus ressuscitou a Si mesmo:
Atos 2:24, 30, 32; 3:15, 26; 4:10; 5:30; 10:40; 13:23, 30, 33, 34, 37; 17:31; 26:8; Rom 4:24, 25; 6:14; 15:15; II Cor 4:14; Gal 1:1; Fil 1:20; Col 2:12; I Tes 1:10; II Tim 2:8; Heb  13:20; I Ped 1:21

(30 versos ao todo)

 

 

(somente um verso que não aponta para isso... João 2:19)

Jesus Ressuscitou a si Mesmo da Morte ?

O espírito de Cristo inspirou David para escrever relativo à morte de Cristo, “Alongaste de mim os meus conhecidos e fizeste-me em extremo abominável para eles; estou fechado e não posso sair.” (Salmo 88:8) Cristo estava fechado para cima na tumba, e Ele não pôde ir adiante. A Bíblia diz mais de trinta vezes que Deus, o Pai, ressuscitou Cristo da morte. se Cristo não ressuscitou da morte, ou então Ele não estava realmente morto e as palavras dele não poderiam ter sido verdades quando Ele disse, “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou.” (João 5:30)

Nossa salvação depende da morte e ressurreição de Cristo por nossos pecados. Paulo escreveu, “a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9)

Jesus disse que Ele tinha Poder  para tomar de volta a sua Vida?

Há alguns que usam o verso seguinte como prova que o Jesus Cristo realmente não morreu completamente, sem levar em conta os numerosos versos que mostram que o Pai dele O ressuscitou do mortos: “Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la 2983 Ninguém ma tira 142 de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder 1849 para a dar e poder 1849 para tornar a tomá-la 2983 Esse mandamento recebi 2983 de meu Pai.” (João 10:17, 18)

A palavra grega que foi traduzida “eu poderia levar,” (com número 2983 Forte) pode significar objeto pegado, mas também significa isto: “receber (o que é determinado), ganhar, adquirir, obter, voltar.” * Por favor note que esta palavra também é usada no verso 18 mas é traduzida “eu recebi.” Cristo deu a vida dele e que Ele poderia recebê-la novamente. A palavra grega que foi traduzida “poder” pode significar poder, mas também pode significar “autoridade, permissão.” * o Cristo teve permissão para dar a vida dele de forma que Ele poderia recebê-la novamente do seu Pai. Cristo não podia, e não o fez, ressuscitar a si mesmo da morte ou então Ele não teria estado morto para começar.

Fazer a reivindicação que Jesus Cristo se elevou dos mortos seriam contradizer as palavras de Cristo diretamente. porque Cristo disse, “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo, e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou. ” (John 5:30)

Em Isaias 53 nós lemos o seguinte: “Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, {ou quebrantá-lo} fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Pelo que lhe darei a {ou o quinhão dos grandes} parte de muitos, e, com os poderosos, repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. ” (Isaias 53:10-12)

De acordo com o Bíblia, morreu a alma de Cristo; a alma de Cristo é o que foi feito um oferecimento pelo pecado. Nos é dito que a alma de Cristo estava na sepultura. No dia de Pentecostes Pedro disse, “nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades  86, nem a sua carne viu a corrupção.” (Atos 2:31) O palavra inferno no verso precedente foi traduzido da palavra grega (Hades). Esta palavra significa tumba em qualquer caso. A alma de Cristo descansou com o corpo dele na tumba.

Em hebreus, capítulo um, Paulo retrata Cristo como sendo altamente exaltado, e que foi criado na imagem expressa do pessoa do seu Pai . Em hebreus, capítulo dois, Paulo explica a necessidade de que Cristo se tornasse um homem de forma que Ele pudesse nos resgatar. No verso nove deste capítulo ele explica , “vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão de morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. ” (Hebreu 2:9) Paulo explica a importância de Cristo que se tornou um homem, fez-se um pouco abaixo dos anjos, de forma que Ele pudesse morrer. Este verso não significaria absolutamente nada se o Filho de Deus não morresse completamente. Se só o humano, a metade de Jesus Cristo morreu, não haveria nenhuma necessidade para Jesus se “fazer um pouco abaixo dos anjos para o sofrimento de morte.”

Algo Sobre o que pensar

Luz foi revelada a você, e agora é seu dever para ser como os Bereanos que “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (Atos 17:11) ensina que Nós provemos todas as coisas. “Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem” (I Tessalonicenses 5:20, 21) não diz prove algumas coisas, mas prove todas as coisas. “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. ” (I João 4:1)

O amor de Deus compreensivo para conosco produz em nós um amor que responde ao de Deus. Mais ainda, nós entendemos e apreciamos o amor de Deus por nós, e mais ainda nós amaremos Deus em retorno. Só sabendo e acreditando que Deus assim amou o mundo de maneira que Ele deu o seu único Filho é que nós poderemos ter o nosso amor verdadeiramente por Deus aperfeiçoado. Deus está desejando achar as pessoas nesta terra que O ama com todo seu coração - como de quem Ele se agrada a ponto de ter um companheirismo íntimo. Você pode ser uma dessas pessoas.

O propósito deste Estudo é ajudar a revelar a profundidade do amor de Deus entregando o seu único Filho. Eu oro para que, o amor de Deus seja feito mais claro a você cada dia, de forma que seu amor para com Ele aumente continuamente.


 

O Velho Testamento  foi escrito originalmente em Hebreu. O Novo Testamento o geralmente é achado em grego. Um homem pelo nome de James Strong catalogou todas as palavras gregas e hebréias usadas na Bíblia, as pôs em ordem alfabética, e aplicou um número para cada palavra. Os números Fortes pequenos usados depois de uma palavra representam uma palavra grega ou hebréia que foi traduzida em Português. Sempre que você vê o número 1831 neste estudo, representa a mesma palavra grega não importa que palavra Portuguesa foi escolhida pelos tradutores.

* Cada vez que você ver o símbolo precedendo, a citação é levada do Léxico de grego-portugues de Thayer

**Cada vez que você vê o símbolo precedendo, a citação é levada do Brown Driver and Brigg’s Hebreu Lexicon

 TOPO

 

 

2 – O espírito Santo

15 Guardai, pois, com diligência as vossas almas, porque não vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
16 para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher;
17 ou semelhança de qualquer animal que há na terra, ou de qualquer ave que voa pelo céu;
18 ou semelhança de qualquer animal que se arrasta sobre a terra, ou de qualquer peixe que há nas águas debaixo da terra;
19 e para que não suceda que, levantando os olhos para o céu, e vendo o sol, a lua e as estrelas, todo esse exército do céu, sejais levados a vos inclinardes perante eles, prestando culto a essas coisas que o Senhor vosso Deus repartiu a todos os povos debaixo de todo o céu.

DEUT 4:15-19

Jesus disse, “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. ” (João 14:15-17) Jesus disse claramente que Ele enviaria  outro Consolador que confortaria o seu Povo depois de sua partida.

Primeiro vamos verificar um verso diferente que usa a palavra outro. “E o espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem.  E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo. Tu, porém, descerás diante de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos e para oferecer ofertas pacíficas; ali, sete dias esperarás, até que eu venha a ti e te declare o que hás de fazer.  Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram aquele mesmo dia. ” (I Samuel 10:6, 9) Saul se tornou outro homem, contudo fisicamente ele era a mesma pessoa. A experiência de Saul o transformou em outro homem.

Ele explica claramente: “Eu não vos deixarei desconsolado: Eu virei a vocês.” (John 14:18) Jesus disse que Ele viria aos discípulos como outro Consolador. É apropriado dizer desta maneira porque a Bíblia nos fala quem é o Consolodar. A palavra  grega parakletoV (parakletos), traduzida como “O Consolador,” é encontrada na Bíblia cinco vezes. Quatro vezes esta palavra (parakleto) é traduzida como “Consolador” e uma vez é traduzida como “Advogado”. Neste ponto a Bíblia estabelece claramente quem é o Consolador porque João usa a mesma palavra quando se refere a Jesus.“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado {ou Consolador Gr. Parakleto} para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.” (I João 2:1) Deus revelou plenamente que Jesus é o nosso consolodar.

O Senhor é o espírito

Bem!, a Bíblia não diz que o Consolador é o espírito Santo? (João 14:26) certamente que sim. mas, Quem é o espírito Santo? A Bíblia declara: “Ora, o Senhor é espírito; e onde está o espírito do Senhor, aí há liberdade.” (2 coríntios 3:17) Deus é o espírito ,contudo quem é o Deus? “todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. ” (1 coríntios 8:6) Nós poderíamos expressar estas declarações na forma de equações matemáticas:

o Pai = Deus
Deus = espírito
Então: o Pai = espírito

Jesus Cristo = o Senhor
o Senhor = espírito
Então: Jesus Cristo =   espírito

Éfesios 4:4 desta forma estabelece: “há um só corpo e um só espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;” Há um só espírito, e a Bíblia nos fala que este espírito é o nosso Senhor Jesus Cristo, ou mais especificamente o espírito de nosso Senhor Jesus Cristo que Ele recebeu do seu Pai.  “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. ” (Gálatas 4:6)

O que exatamente é um espírito?. De acordo com a Concordância de David Strong, assim como muitos outros Dicionários gregos, um espírito é uma "mente“. Quando Deus enviou o espírito do seu Filho para entrar em nossos corações, Ele estava enviando a sua mente, ou pensando no seu Filho em nossos corações. Deus nos pede “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” (Filipenses 2:5) A mente, ou espírito que Cristo tem é o espírito do seu Pai. “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois não lhe dá Deus o espírito por medida.” (João 3:34). Vamos examinar o que a Bíblia diz sobre um espírito.

O Conceito Bíblico de "espírito" 

“E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? (Mark 2:8). Jesus percebeu [Grego: epiginwskw - epiginosko “saber, entender”] em seu espírito. O espírito de Jesus é onde Ele sabe e entende as coisas. O espírito de Jesus é a mente de Jesus.

“Caiu, pois, sobre mim o espírito [Hebreu: j^Wr = ruwach #7307 na Concordância de David Strong] do SENHOR e disse-me: Fala: Assim diz o SENHOR: Assim tendes dito, ó casa de Israel; porque, quanto às coisas que vos sobem a mente (ruwach), eu as conheço.” (Ezequiel 11:5) neste verso ruwach foi traduzido como “espírito” em um aparte, e “mente”  em outra parte. Claramente você pode ver que o espírito de um individuo é a sua mente ou o seu pensamento. (Pesquise também Isaías 40:13, Romanos 11:34)

“Para quem proferiste palavras? E de quem é o espírito que saiu de ti?” (Jó 26:4) Quando nós proferirmos palavras, nós estamos revelando qual espírito nós temos. Se nós temos o espírito do mundo, ou o espírito de Deus que é Santo. “E não entristeçais o espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção. ” (Éfesios  4:30)

Algumas pessoas dizem que “o espírito Santo,” e “o  espírito de Deus” são duas coisas diferentes. Como você pode ver no verso seguinte, A Bíblia fala do “espírito de Deus.” Deus o Pai tem um espírito. “Porque não sois vós quem falará, mas o espírito de vosso Pai é que fala em vós.” (Mateus 10:20) Jesus Cristo tem  um espírito. “Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do espírito de Jesus Cristo,” (Filipenses 1:19) O espírito Santo Tem um espírito? Alguns dizem que sim, Enquanto outros dizem que não. O que diz as Escrituras? “E não entristeçais o espírito de Deus , no qual estais selados para o Dia da redenção.” (Efésios 4:30) A Bíblia em parte alguma menciona “o espírito do espírito Santo.”  Por que isso? Como pode ser que o espírito Santo é o espírito de Deus o Pai e também do seu Filho, nascido dEle? Como a Bíblia claramente afirma, o Pai tem um espírito e o seu Filho também tem um espírito, contudo há “um só espírito.” Evidentemente que o Pai e seu Filho compartilham o mesmo espírito, embora sendo Eles dois indivíduos separados. Isto é verdade porque Eles pensam de forma semelhante. São iguais em pensamento (mente) e propósito (atitudes).

O Pai ungiu o seu Filho com o Seu próprio espírito, no batismo. Então, eles têm o mesmo espírito. “Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo (símbolo de espírito) de alegria, mais do que a teus companheiros.”(Hebreus 1:9) “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois não lhe dá Deus o espírito por medida.” (João 3:34) Como foi mostrado claramente, o Pai e o Filho compartilham um espírito. Que tipo de espírito Eles compartilham? Seguramente, é um espírito Santo (devido à sua procedência). A Bíblia menciona vários tipos diferentes de espírito. Nós podemos ler traduções como “espírito sujo,” “espírito mau,” “espírito imundo,” “espírito bobo,” “espírito excelente,” “espírito humilde,” “espírito ferido,” “espírito quebrado,” “espírito arrogante,” “espírito fiel,” “espírito bom.” Todos estes espíritos são distinguíveis pelo adjetivo que os descreve. Nós sabemos que Deus o Pai tem um espírito, e este espírito pode ser menos do que Santo? A palavra “Santo” é um adjetivo em qualquer situação, seja em português ou em grego. “espírito Santo” não é um nome, mas uma descrição do espírito de Deus. Nós sabemos que Deus o Pai tem o seu próprio nome que é “YHWH,” (Impronunciável tetragrama), em traduções pronunciáveis conhecido como “Yahweh” ou “ Jeová,” e seu unigênito Filho também tem um nome próprio que é “Yahshua,” ou “Jesus.” então eu pergunto qual é o nome do espírito Santo?

Nosso Consolador

Tempo e espaço não nos permite entrar em muitos detalhe, mas o assunto real é “quem é nosso Consolador ?” A Bíblia diz que nosso Consolador é o próprio Jesus Cristo que pode nos confortar em todas nossas tentações, porque Ele foi em tudo tentado como nós somos tentados. “Porque, naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Pelo que, irmãos Santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,” (Hebreus 2:18) porque “aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós , esperança da glória; ” (Colossenses 1:27) “Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. ” (I João 4:4). Porque Jesus sofreu sendo tentado, e vem a nós outra vez, em um modo diferente, como Ele já fez antes vindo em carne, vem agora em mente (espírito), Ele verdadeiramente pode ser chamado, “outro Consolador.” Jesus disse, “eu não vos deixarei desconsolados, eu virei a vocês.”

O espírito Santo veio para convencer o mundo do pecado. “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:” (João 16:8) “Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, e vos desviasse, a cada um, das vossas maldades. ” (Atos 3:26) é o próprio Jesus, depois de sua ressurreição, quem vem para nos livrar do pecado. Não seria melhor você ter um Consolador que sabe pelo que você está passando, porque Ele se esteve aqui, do que um que não pode entender você?

Alguns podem dizer, “Jesus chamou o Consolador ‘ ele, então deve ser outra pessoa.” Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai, porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama ao Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. Pois assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo, ” (John 5:19-22) Como você vê, Jesus falou dEle na terceira pessoa.

Saudações das Epístolas

Quinze entre os vinte e sete livros do Novo Testamento começam com uma saudação semelhante a esta:. “A graça, a misericórdia, a paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, sejam convosco na verdade e caridade. ” (II João 3) Em todas estas saudações, não é mencionado um terceiro ser. São mencionados dois somente, o Pai e o seu Filho. Seguramente se houvesse um terceiro ser que devesse ser adorado igualmente, os escritores do Novo Testamento teriam incluído nestas saudações este ser, mas nós lemos que, não há nenhum terceiro ser, encontrado em qualquer saudação.

João explica, com quem nós devemos ter comunhão, “o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. ” (I John 1:3) Seguramente se João reconhece-se a existência de um terceiro pessoa com Deus, ele nos diria para nós termos comunhão também com esta pessoa, mas não há nenhuma referência a uma terceira pessoa. João ainda adiciona, “Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. ” (II John 9) “O Pai como o Filho” isto significa dois, e somente dois. João esta de acordo com Zacarias. “E fala-lhe, dizendo: Assim fala e diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo do SENHOR. Ele mesmo edificará o templo do SENHOR, e levará a glória, e assentar-se-á, e dominará no seu trono, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos. ” (Zacarias 6:12, 13)

Argumentando com os judeus, Jesus disse, “E na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou. ” (John 8:17, 18) Se um ser adicional pudesse testemunhar ao lado dEle, Jesus não teria hesitado em mencioná-lo.

Paulo declarou, “Conjuro-te, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que, sem prevenção, guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade. ” (I Timóteo 5:21) Paulo chamou as hostes celestiais para testemunhar este encargo dado a Timóteo. Note a quem Paulo chamou como testemunha para ele. Deus o Pai e o Senhor Jesus Cristo são naturalmente os primeiros a serem mencionados, mas Paulo não parou por aqui. Ele chamou todos os anjos de Deus para serem também testemunha dele. Certamente se Paulo conhecesse um terceiro ser que fosse co-igual com o Pai e o seu Filho, então ele teria mencionado este ser neste verso. Não há nenhuma evidência de um terceiro ser. Esta claro que Paulo não sabia nada sobre um terceiro deus.

Eu poderia continuar com isto, como uma abundância de versos da Bíblia que claramente mostra que “há um Deus, o Pai” e “um Senhor Jesus Cristo” (I coríntios 8:6), e não um panteão de deuses nos conselhos celestiais.

O assunto que nós estamos discutindo é de importância vital. Por favor tome tempo para examiná-lo em detalhes. O único forma de juiz tomar uma justa decisão está em pesquisa e ponderar todas as evidência. Eu aconselho você que examine toda as evidência antes de tomar uma decisão. “Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.” (Provérbios 18:13)

 

O Deus da Bíblia

Este estudo de Bíblia trata de um assunto muito delicado. A maioria das pessoas está muito segura sobre o que elas acreditam, embora haja muitas crenças contraditórias sobre Deus. Algumas destas crenças foram estabelecidas a centenas de anos e só foram aceitas amplamente, no decorrer do tempo. Todas estas crenças não podem estar corretas. Ainda há pessoas que estão freqüentemente pouco dispostas, a escutar qualquer coisa que vai contra as tradições que eles receberam das igrejas, ou dos seus antepassados.

Este estudo não está tratando de tradição ou costume. Simplesmente está tratando da verdade clara e simples da Bíblia. Se você ler os versos citados neste estudo, você verá cuidadosamente que eles estão contando a verdade, e você pode ser pego de surpresa ao ver quantas falsas idéias há, até mesmo entre cristãos.

Alguns dizem, “Deus é uma Trindade.” Esta é uma convicção muito popular que é mantida fortemente por muitas pessoas, e alguns pensam que é blasfêmia ensinar qualquer outra coisa.

O que é a Trindade?

    1.A maioria dos cristãos dizem que, Deus é composto de três pessoas que forma um, sendo este um chamado Deus.

       2. Outros cristãos dizem que Deus realmente é uma pessoa, mas às vezes ele age como Pai, outros tempos como Filho, e outros  tempos como espírito Santo.

       3. Ainda outros dizem que há três seres eternos e todos eles são Deus. Mas porque eles estão de acordo em tudo, eles são chamados um Deus.

       Todas estas convicções às vezes são chamadas a Trindade, ou o Triuno Deus. Estas idéias são muito interessantes e elas tem existido através dos anos, e por centenas de anos vem sendo definidas e redefinidas, contudo eles não são verdades! 

A Bíblia diz que Deus é uma Trindade?

Não há nenhum único verso na Bíblia que diz que Deus é um Trindade. A Bíblia fala de Deus e do seu Filho Jesus, e do espírito de Deus que é a presença invisível dele. Mas não diz que estes são uma Trindade.

Quem é Deus?

Esta é uma pergunta extremamente importante porque Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos falou que aqueles que adoram a Deus deveriam O adorar em espírito e em verdade. (João 4:24). Se nós não adoramos Deus em verdade como nós podemos ser salvos? A Bíblia diz que aqueles que acreditam em mentiras serão condenados. (II Tessalonicenses 2:10-12)

A Bíblia nos diz quem é Deus:

todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. (I Corintios 8:6)

Deus é o Pai. É Ele quem é o maior Ser no universo. (Por favor veja também I Coríntios 11:3; João 17:3; Efésios 4:6; e Marcos 12:29-34.)

Quem é Jesus Cristo?

Jesus Cristo e o Filho de Deus

Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus. (I João 4:15)

Jesus Cristo foi criado por Deus?

Não. Ele não foi criado. Ele foi nascido de Deus.

Nisto se manifestou a {ou o amor} caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.  (I João 4:9)

A Bíblia nos diz quando Jesus Nasceu?

Cristo foi nascido de Deus antes do universo ser criado. O livro de Provérbios nos conta isto relatando que Ele alegrou-se com Deus nos dias antes do mundo ser feito. Embora Ele seja chamado “sabedoria,” (Provérbios 8). Contudo está claro que a passagem está falando do Filho de Deus. Nós podemos conferir isto em I Coríntios 1:24 onde Cristo é chamado, “a sabedoria de Deus.”

O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas Desde a eternidade, fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, fui gerada; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas.  Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada.  ... Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo;...quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando; quando compunha os fundamentos da terra, então, eu estava com ele e era seu aluno; e era cada dia as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo, folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.  (Provérbios 8:22-25, 27, 29-31)

O próprio Jesus nos disse que Ele era o Filho de Deus. Ele diz,

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  (João 3:16)

Porque Jesus Algumas Vezes é chamado de Deus?

Porque Ele tem a mesma natureza de Deus. Ele nasceu de Deus, assim Ele é por natureza Deus, mas Ele não é o Ser supremo no universo. Há Um que é maior do que Ele. Este é o sobre quem a Bíblia está falando quando diz que há só um Deus. Este a por sua vez é o Pai de Jesus Cristo.

Quantos seres há que tem a que são Divinos, ou que tem a natureza de Deus ?

De acordo com a Bíblia há dois Seres que têm esta natureza. Eles são Deus (o Pai), e o seu único Filho Primogênito, Jesus Cristo. (João 1:1)

Quem criou Mundo?

Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.  (Apocalipse 4:11)

Foi Deus o Pai que criou todas as coisas. Ele é o originador e a fonte de todas as coisas.

Porque a Bíblia diz que Jesus é Criador ?

Porque Deus criou todas as coisas por Jesus Cristo e lhe deu poder sobre de todas as coisas.

e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, (Efésios 3:9)

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo . ” (Hebreus 1:1, 2)

Mas a Bíblia não diz que Deus e Cristo são um ?

Sim. Mas da mesma maneira diz que os cristãos deveriam ser um. Os Cristãos não se tornam em  um ser humano. Nem o Pai e o seu Filho se tornam em um Deus. Simplesmente significa que Eles estão em unidade como nós devemos estar em unidade.

a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.  (João 17:21-23)

O que há de errado com a Doutrina da Trindade?

A trindade ensina que Cristo é outro Deus como o Pai, igual em poder e autoridade, e que Ele não foi de fato o Filho gerado de Deus. Se nós não acreditamos que Jesus é o Filho de Deus, então como nós podemos apreciar quanto Deus nos amou, enviando Cristo para morrer para nós?

“Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. ” (I João 4:9)

Pode Deus o Pai, Morrer?

Não. Isto é impossível. Ele não pode morrer de forma alguma. Ele não pode ser feito em um ser mortal.

o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!. (I Timóteo 6:16)

Poderia Jesus, O Filho de Deus Morrer?

Cristo foi feito um ser mortal, de forma que Ele pode morrer. Ele se tornou um homem e morreu para nos salvar de nossos pecados verdadeiramente. Isto não foi nenhuma pretensão. Isto foi realidade.

Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem. (Hebreus 2:9)

Deus não pode morrer e se Jesus fosse Deus, o Pai, Ele, então não seria verdade que Ele realmente morreu para nossos pecados. Mas a Bíblia diz claramente que Jesus “provou a morte por todo homem.”

Deus tem um espírito?

Sim. O espírito de Deus é a personalidade dele ou a mente dele a qual está em todo lugar presente. A presença corporal de Deus senta em um trono no céu, mas a mente dele ou espírito está em todos lugares.

Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? — diz o SENHOR. (Jeremias 23:24)

Para onde me ausentarei do teu espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também? (Salmos 139:7)

Visto que não sois vós os que falais, mas o espírito de vosso Pai é quem fala em vós. (Mateus 10:20)

O Homem tem um espírito?

Sim. A Bíblia diz que o homem tem um espírito. Quando um homem morre o corpo perece, mas o espírito volta a Deus e permanece em um estado inconsciente até a ressurreição quando Deus dará um corpo novo e de volta o sopro da vida que é seu poder, o espírito. "Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego (espírito) de vida, e o homem passou a ser alma vivente . (Gênesis 1:7).

...e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu . (Eclesiastes 12:7)

Existe alguma similaridade entre o espírito do homem  e o espírito de Deus?

Sim, o Apóstolo Paulo escreveu sobre isto, enquanto comparava o espírito do homem, e Deus e o seu espírito.

Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o espírito de Deus.  (I Corintios 2:11)

A quem os Seres Celestiais Adoram?

os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: Tu és digno, Senhor e Deus nosso , de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.. (Apocalipse 4:10-11)

Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação (Apocalipse 7:9-10)

Porque o espírito Santo nunca é adorado em nenhum lugar da Bíblia?

Porque o espírito Santo é a presença do Pai e do Filho; não de um terceiro ser.  (João 14:19-23; João 17:21,23; I João 1:3) Devem ser adorados o Pai e o Filho, mas se os homens adoram o espírito Santo, eles estão adorando um deus que não existe.

Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro , seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. (Apocalipse 5:13)

O nós que devemos saber para  conquistarmos a Vida Eterna?

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.. (João 17:3)

 TOPO

 

 

3 – O Plano de Deus para Salvar Você!

Havia um tempo quando toda a criação de Deus estava em harmonia com Ele. Todo o mundo era conhecedor do grande amor que Deus tinha por eles. Porém, esta unidade foi abalada pelo surgimento do pecado no coração de Lúcifer, a quem nós chamamos Satanás.

Lúcifer foi criado perfeito. “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti.” (Ezequiel 28:15). Lúcifer quer dizer  “Portador de Luz,” este era o nome de Satanás antes dele pecar. “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!” (Isaias 14:12). Lúcifer era perfeito quando Deus o criou. Ele amou a Deus com todos seu coração, todos sua alma e todos sua mente. Porém, chegou um momento quando “se achou iniqüidade” nele. Qual foi esta iniqüidade?

A respeito de Lúcifer, Deus disse, “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.” (Ezequiel 28:17). Lúcifer ficou orgulhoso por causa de quão bonito e bom ele pensou que era. Este orgulho corrompeu a sabedoria dele. Que sabedoria foi corrompida?

Lúcifer começou a duvidar o amor de Deus, enquanto fazia o amor dele por Deus diminuir. “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” (I João 4:19). Lúcifer começou a pensar que Deus estava sendo injusto com ele, não o exaltando a uma posição mais alta do que a que ele tinha. Lúcifer quis ser como Altíssimo. Ele disse, “subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. ” (Isaias 14:14) Foi esta ambição anormal que o levou a espalhar sementes de dúvida entre os anjos fiéis. Lúcifer teve sucesso adquirindo um terço das hostes angelicais para o acompanhar nesta rebelião. (Veja Apocalipse 12:4, 7-9)

Era a mentira de Lúcifer que desde o princípio Deus não estava amando, mas ele pensou que Deus o desprezava. Lúcifer pensou que ele pudesse fazer um trabalho melhor do que Deus estava fazendo como governador do universo. Enquanto Lúcifer acreditava que Deus era amoroso, terno, desinteressado e justo. Lúcifer era perfeito. Mas algo aconteceu! Lúcifer começou a duvidar do amor de Deus. Lúcifer acreditou na própria mentira. Foi esta convicção que o levou a sua terrível caminhada para a destruição. Isto determinou o seu pecado contra Deus e as hostes celestiais.

O pecado começou com uma descrença no amor de Deus, e Lúcifer soube que se ele pudesse adquirir outros para descrer do amor de Deus, eles se uniriam na sua rebelião.

Eva estava no Jardim do Éden

Aqui nós vamos conhecer a História desde seu início, no Jardim do Éden em Gênesis capítulo 3. “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (Gênesis 3:1-5)

Satanás plantou uma semente de dúvida na mente de Eva. Ela começou a desejar saber por que Deus tinha proibido ela de comer a fruta daquela árvore. Ela tinha entendido que era para o próprio benefício dela que Deus tinha proibido comer da fruta, mas agora ela começou a desejar saber porque. Contemplando à fruta, Eva pensou algo assim, “Pôde ser que Deus tenha proibido comer do fruto porque Ele não quer que eu fique sábia, e seja elevada a um nível mais alto do que Ele.”

“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. ” (Gênesis 3:6). Satanás teve sucesso ganhando Eva para se unir na rebelião contra Deus. nós perguntamos: Foi isto que causou a queda de Eva? Como Satanás poderia convencer um ser perfeito, sem pecado, a se rebelar contra Deus abertamente?

Até aquele momento, Eva estava convencida de que Deus a amava muito. Deus tinha feito muitas coisas maravilhosas para ela. Ele sempre proveu as necessidades dela, e tudo era maravilhoso naquele jardim bonito. Pela instigação de Satanás, Eva começou a desejar saber se Deus realmente a amava. Ela desejou saber se havia algo bom que Deus estava retendo dela. Logo ela acreditou na mentira de Satanás e duvidou do amor de Deus. Ela comeu da fruta, e todos nós sabemos o resto da história.

Foi a descrença no amor de Deus, que iniciou Satanás no caminho de sua queda. Foi a descrença no amor de Deus que levou Eva a pecar. É a descrença no amor de Deus que nos mantém em pecado. Só por uma revelação do amor infinito de Deus e por nossa aceitação deste amor é que nós podemos ser levados de volta a Deus. Somente uma relação amorosa que ultrapasse qualquer experiência que nós já tivemos nos redimira de nossos pecados.

Por muitos anos a mundo está em escuridão sobre o imenso amor que Deus tem para com eles. Foi para tornar o amor de Deus claro, e resgatar os Seus filhos, que Deus enviou o seu unigênito Filho ao mundo. Jesus veio declarar o caráter maravilhoso do amor que Deus tem para com cada um de nós.

È meta de Satanás enganar os homens sobre o verdadeiro caráter de Deus. Satanás nos fez acreditar que Deus não é tão amoroso como Ele reivindica ser. Satanás sabe que se ele puder nos convencer neste assunto, nós nunca seremos redimidos completamente de nossos pecados. E nunca detestaremos o pecado suficientemente para deixar de pecar. Somente conhecendo o verdadeiro amor de Deus é que nós aprendemos a amar Deus o bastante para cumprir a ordem que Jesus nos deu “o grande e primeiro mandamento.” “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.” (Mateus 22:37, 38)

Deus Arquiteta um Plano

A entrada do pecado no universo perfeito de Deus trouxe muita aflição por Ele. Fora do grande amor que Deus tem para todo a Sua criação. Ele se aconselhou com o seu unigênito Filho para arquitetar um plano para resolver o problema de pecado. Nós podemos ler sobre esta deliberação no sexto capítulo de Zacarias.

“E dize-lhe: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo [Cristo]; ele brotará do seu lugar e edificará o templo do SENHOR [o Pai]. Ele mesmo edificará o templo do SENHOR e será revestido de glória; assentar-se-á no seu trono, e dominará, e será sacerdote no seu trono; e reinará perfeita união entre ambos os ofícios." (Zacarias 6:12, 13)

A perfeita união entre ambos e o plano de redenção. Qual era o plano que existia entre  ambos ? O Pai e seu Filho se aconselharam juntos antes da criação desta terra. Este plano de redenção foi arquitetado nos dias da eternidade. Olhemos em primeiro lugar na Bíblia onde este plano foi revelado claramente para o universo.

O Grande Teste de Abraão

“Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! 2 Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto , sobre um dos montes, que eu te mostrarei. (Gênesis 22:1, 2)

Deus pediu para o Abraão que sacrificasse a Ele aquilo quer lhe era mais querido do que tudo, seu o único filho a quem ele amava. Este era um teste muito forte para Abraão cumprir, mas porque o Abraão compreendeu o amor de Deus profundamente, ele não vacilou em entregar o seu amado filho. Abraão sabia que Deus não reteria o seu amado filho na morte, mas que o traria a vida novamente. “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?  (Romanos 8:32)

“Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. … Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha;  e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!  Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. (Genesis 22:3, 9-12)

Deus não pediria para Abraão que fizesse um sacrifício que Ele não estivesse disposto a fazer. Deus, o Pai, estava atento plenamente a angústia, pela qual Abraão estava passando, Porque o próprio Deus tinha tomado a mesma decisão a muito tempo atrás, de entregar o seu unigênito Filho para redimir a raça humana.

Abraão teve três dias para pensar sobre o que ele tinha decidido, enquanto ele fazia a viagem à montanha de Moriá. A aflição de Abarão era imensa, ele teve bastante tempo para refletir sobre a decisão que havia tomado. Durante três dias os pensamentos de Abraão recordou as muitas realizações que tinha para aquele rapaz ,que era o seu único filho. Este tempo breve da angústia que Abraão passou é uma fração do tempo que Deus o Pai sofreu. O Pai, também passou uma antecipação de sofrimento, sofreu a amarga dor de entregar seu unigênito Filho para redimir a raça humana. Verdadeiramente era uma luta para o Deus do universo entregar aquele que era apara Ele a coisa mais preciosa.

Embora o Abraão estivesse completamente disposto e pronto para sacrificar o seu filho , ele foi poupado, a conclusão final de seu sacrifício é . “Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.  E pôs Abraão por nome àquele lugar— O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. ” (Genesis 22:13-14)

Deus o Pai, proveu um sacrifício para morrer em vez de Isaque. Deus também proveu um sacrifício para morrer em vez de você e eu. Agradeça Deus por sua compaixão por você e por mim!

Se nós aceitarmos o sacrifício de Deus a nosso favor, nos arrependeremos, e entregaremos nossas vidas a Ele, Deus nos livrará das conseqüências de nossos pecados, que é a morte. Se nós permitirmos a Cristo morar em nossos corações, Deus o Pai de boa vontade nos livrará da morte.

“Se com ele houver um anjo intercessor, um dos milhares, para declarar ao homem o que lhe convém,  então, Deus terá misericórdia dele e dirá ao anjo: Redime-o, para que não desça à cova; achei resgate. (Jó 33:23, 24)

Deus achou um resgate. Ele preparou um sacrifício, mesmo sendo este o seu unigênito Filho. De glórias a Ele, porque a sua bondade é eterna! Deus, o Pai, tinha se aconselhado com o seu Filho e preparado este plano antes da fundação do mundo.

Nós não fomos resgatados com o sangue de cabras, “mas pelo precioso sangue, como de cordeiro  sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós  (1 Pedro 1:19, 20).Deus tinha decidido redimir-nos através de se unigênito Filho antes da fundação do mundo. Quando Deus finalmente Julgar este mundo eu oro a Deus para que o seu nome e meu esteja entre aqueles que não sofrerão pena alguma. “e adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. (Apocalipse 13:8). Seu nome estará lá se você confessar seus pecados e render sua vida a Deus. Você pode ir até Ele agora, porque Ele disse,  “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (João 6:37)

O plano da redenção tinha sido decidido muito tempo antes de o homem ser criado, porque Deus sabia o fim desde o princípio. O pouco tempo que Cristo passou no Jardim de Getsêmani, e na cruz, era uma revelação da imensa dor e sofrimento que o pecado trouxe ao coração de Deus desde o começo, e continuará até que o pecado seja destruído finalmente.

Como Nós podemos Obter Redenção

Nós lemos muito sobre redenção, mas como nós podemos obtê-la? Paulo escreveu que em Cristo Nós “para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,  no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, (Efésios 1:6, 7) Nós temos redenção pelo sangue de Cristo, não só pela morte dEle, mas também pela vida dEle em nós. Se Cristo não morreu, então nós não podemos ser perdoados de nossos pecados porque... “Com efeito, quase todas as  coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão. (Hebreus 9:22) e “porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados." (Hebreus 10:4)

Vamos ver como esta redenção foi realizada. “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), ” (Gálatas 3:13) “Aquele {Cristo} que não conheceu pecado, Ele {o Pai} O fez pecado por nós; para que, nEle {Cristo}, fôssemos feitos justiça de Deus. ” (II Corintios 5:21) Cristo foi feito pecado por nós, e foi amaldiçoado em nosso lugar.

“porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. ” (Romanos 6:23) A penalidade para o pecado é a morte. Não só uma morte física como a que nós conhecemos, como um “sono", mas a eterna separação de Deus. “A alma que pecar, essa morrerá;.…”  (Ezequiel 18:20) Porque Cristo pagou o preço do pecado, Ele também sofreu pela separação de Deus.

Aqueles que rejeitam a salvação e se levantam contra Deus irão sofrer a “segunda morte” conscientemente saberão que eles nunca viverão novamente. Esta separação absoluta de Deus é a certeza que eles terão de que nunca viverão novamente é será a pior experiência que os ímpios suportarão.  “Porque, como bebestes no meu Santo monte, assim beberão, de contínuo, todas as nações; beberão, sorverão e serão como se nunca tivessem sido. (Obadias 1:16) Este foi o sentimento que Cristo teve quando Ele clamou com amarga angústia ao Pai, “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mateus 27:46)

Uma Profecia nos Salmos

Vamos dar uma olhada em um Salmo que mostra alguma luz sobre experiência de Cristo durante os últimos dois dias de sua vida na terra. David, enquanto profetizava sobre a experiência de Cristo, escreveu, “Sou contado com os que baixam à cova; sou como um homem sem força, (Salmos 88:4) Cristo foi contado entre os que baixavam a cova. Isaías retratou uma cena semelhante em capítulo 53 do seu livro. Falando de Cristo, Isaías escreveu, “Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. (Isaías 53:12)

Cristo foi contado com aqueles que serão destruídos para sempre, tanto o corpo quanto a alma. “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.(Mateus 10:28) [Para um conhecimento completo sobre o destino dos ímpios faça o estudo “A Recompensa dos ímpios.”]

Cristo ofereceu sua alma para a salvação da raça humana. O sofrimento dEle não foi somente uma morte física, mas uma separação completa de Deus. “Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. (Isaías 53:10)

Continuando no Salmo 88, nós lemos o seguinte, relativo a Cristo..., que Ele foi atirado entre os mortos; como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais já não te lembras; são desamparados de tuas mãos. ” (Salmos 88:5) Cristo foi contado com os transgressores de quem o SENHOR não se lembrará nunca mais. Este verso só pode estar falando daqueles que sofrerão a “segunda morte;” estes e que serão esquecidos como se nunca tivessem existido.

Cristo é chamado:  “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o  Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, ” (Apocalipse 1:5) Cristo foi o primeiro que foi ressuscitado dos mortos? Não! Moisés foi ressuscitado dos mortos tempos antes de Cristo. O único modo que eu posso entender neste verso é que Cristo foi o primeiro, e único que foi ressuscitado depois de sofrer a “segunda morte.” [Separação completa de Deus]

A angústia extrema que o Cristo sofreu é descrita no verso seguinte: Puseste-me na mais profunda cova, nos lugares tenebrosos, nos abismos. (Salmos 88:6) Cristo sofreu a pior morte que qualquer um jamais sofreu, ou sofrerá. Outros sofreram igualmente ou até dor maior se nós limitarmos sofrimento de Cristo somente à dor física. Mesmo a sua morte foi a pior de todas, porque a relação dele com o Pai era tão íntima que a perda daquela relação causou a Ele a maior angústia que qualquer um já sofrera. O pressão emocional de Cristo foi grande, quando que Ele percebeu o desgosto do seu Pai. Embora Ele não tivesse pecado, Ele acreditou que naquele momento Ele sofreria morte eterna para salvação sua e minha. Cristo tomou a decisão consciente, o que se significa que Ele tinha que sofrer a morte eterna para que você sempre pudesse viver com Deus, E ele estava disposto a fazer isto.

Em qualquer momento o Filho de Deus poderia ter clamado ao seu Pai para não O entregar a morte, mas Ele prosseguiu, sabendo que alguns seriam salvos. Quando um grupo de soldados saiu para capturar Cristo, Peter começou a lutar por Ele, mas Cristo o reprovou dizendo, “Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?” (Mateus 26:53) Ele nunca pensou em desistir, mesmo sabendo que isto significava  nunca viver novamente. Ele tinha decidido entregar-se, e fazer a vontade de Seu Pai. “E dizia: Aba, {Aba; no original, Pai} Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres. ” (Marcos 14:36)

Os sofrimentos de Cristo são descritos em mais detalhe no verso seguinte. Falando de Cristo David escreveu, Sobre mim pesa a tua ira ; tu me abates com todas as tuas ondas.” (Salmos 88:7) A palavra hebréia que foi traduzida “pesa” significa “apoiar em, descansar em.” (Brown-Driver-Briggs’ Hebrew Lexicon) A ira do SENHOR pesou forte no Filho de Deus, e Deus O afligiu com todas suas ondas ou aflições.

No Jardim do Getsêmani

Cristo comeu sua última ceia com os discípulos, e posteriormente, “Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. E,  levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia.  E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte ; ficai aqui e vigiai. ” (Marcos 14:32-34)

Quando Cristo entrou no Jardim do Getsêmani, Ele, pela primeira vez “começou a sentir-se tomado de pavor” significando literalmente: “ficar atormentado, atemorizado.” * Algo aconteceu a Cristo que O atemorizou. Nós também lemos que Ele estava “cheio de angústia.,” significando literalmente: “estar em angústia de mente, (detestando os sentimentos).” (Dicionário grego de Strong) estar “angustiado fortemente” significa querer satisfazer logo ou apressadamente (um apetite ou um desejo ou uma realização) de forma completa, para livrar-se logo da angustia e do desgosto sobre aquilo que esta causando o sentimento que é detestado.

Pela primeira vez em sua vida, Cristo estava aterrorizado, e cheio de sentimentos que Ele estava detestando. Quais eram esses sentimentos que Cristo estava detestando? “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. .” (Isaias 53:6) O pecado (e a culpa que vem junto com pecado) de todo o mundo foi colocado sobre Filho de Deus.

Nossos pecados fizeram Cristo ficar separado do seu Pai. Ainda como se isto não fosse bastante, seus próprios amigos O abandonaram também. “Apartaste de mim os meus conhecidos e me fizeste objeto de abominação para com eles; estou preso e não vejo como sair.” (Salmos 88:8) “Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram. ” (Mateus 26:56)

O espírito de Cristo inspirou David a escrever sobre à morte dEle “...estou preso e não vejo como sair.(Salmo 88:8) Cristo estava trancado na tumba, e Ele não podia sair. A Bíblia diz mais de trinta vezes que Deus, o Pai, ressuscitou Cristo da morte. Cristo não ressuscitou a si mesmo da morte. se fosse assim, então Ele não estava realmente morto. “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo . ” (Romanos 10:9)

Jesus Tinha Poder Para Ressuscitar a Si mesmo?

Há alguns que usam o seguinte verso como prova de que Jesus Cristo realmente não morreu completamente:

Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir 2983 . Ninguém a tira 142 de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade 1849 para a entregar e também para reavê-la 2983. Este mandato recebi 2983 de meu Pai."  (João 10:17, 18) 

A palavra grega traduzida como para reassumir, revê-la (com nº 2983 do dicionário de David Strong) pode também significar  “receber (o que é dado), ganhar, pegar, obter, tomar de volta.”* Por favor note que  a mesma palavra também é usado no verso 18 mas é traduzida como recebi  Cristo deu a sua vida porque Ele poderia recebê-la novamente. A palavra grega exousia  que foi traduzido como “autoridade" (com nº 1849 do dicionário de David Strong) pode significar poder, mas também significa “autoridade, permissão.”* Cristo teve permissão para dar a sua vida de forma que Ele poderia recebê-la novamente do seu Pai. Uma tradução mais precisa destes versos seria: “Por isto meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida, e eu posso recebê-la novamente. Nenhum homem pode tomá-la de mim, mas a dou de mim mesmo. Eu tenho autoridade para dá-la, e eu tenho autoridade para recebê-la novamente. Esta é a ordem que eu recebi de meu Pai .” Cristo não pôde, e não o fez..., ressuscitar a si mesmo da morte ou então Ele não teria estado morto, e não seria verdade as suas próprias palavras, quando Ele disse, “Eu nada posso fazer de mim mesmo..." (João 5:30)

David, descrevendo completamente a morte de Cristo, diz no Salmo 88: “Mostrarás tu prodígios aos mortos ou os finados se levantarão para te louvar? Será referida a tua bondade na sepultura? A tua fidelidade,  nos abismos? Acaso, nas trevas se manifestam as tuas maravilhas? E a tua justiça, na terra do esquecimento?” (Salmo 88:10-12). Cristo experimentou a morte e os mortos não louvam a Deus, nem as maravilhas de Deus são conhecidas por eles, porque “os mortos não sabem coisa alguma.”

Falando sobre a morte do homem, David escreveu, “Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios." (Salmos 146:4) “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento."  (Eclesiastes 9:5) Quando Cristo estava adormecido na tumba, Ele estava como o resto dos mortos, que não sabem nada e de quem os pensamentos estão perecidos.

A separação de Deus que Cristo experimentou, é descrito no Salmo 88 quando Ele indagou, “Por que rejeitas, SENHOR, a minha alma e ocultas de mim o rosto? (Salmo 88:14) Cristo também expressou isto pensado nestes palavras: “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste ? (Mateus 27:46)

A razão porque Deus escondeu a face de seu Filho foi registrada por Isaías. “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Isaías 59:2) Cristo levou com Ele a iniqüidade de todos nós, e naquela hora Ele se levantou diante de Deus como um que tinha pecado, o que fez com que o seu Pai escondesse a face dEle. Porque para Deus é Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele? ” (Habacuque 1:13)

Toda a nossa história de pecados e culpa, foram colocados no divino Filho de Deus. Nossos pecados foram imputados nEle. Todo a história da vida terrestre, junto com toda a pecaminosidade, podem ser imputados em você, e ainda assim você pode se apresentar diante de Deus pedindo o seu perdão, e ser como um que não pecou. Tudo isso é possível pela morte de Cristo, porque nele no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, (Efésios 1:7)

Se Cristo não morreu como um ser humano completo, como resgate para nossos pecados, então nós ainda estamos em nossos pecados e nossa fé é sem valor. “Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. (I Corintios  15:16, 17)

O Filho de Deus Morre? 

Há alguns que dizem que o Cristo desceu de céu e habitou em um corpo humano, e que quando chegou o momento de morrer só o corpo humano é que morreu enquanto o ser divino que desceu de céu permaneceu vivo. Com esta visão nós teríamos que concluir que havia só um sacrifício humano trazido para nossa redenção. Eu não concordo com esta opinião por duas razões: 1) Ela está dando uma razão para acreditar que um sacrifício humano é suficiente para resgatar o gênero humano. 2) Ela está contrária ao ensino da Bíblia, dizendo que só a metade de Cristo morreu. Nós compartilhamos acima muitas passagens da Bíblia que nos apóiam a fazer esta afirmação.

Em Hebreus capítulo um, Paulo retrata Cristo como sendo altamente exaltado, Aquele que foi nascido a imagem expressa da pessoa do seu Pai. Em Hebreus capítulo dois, Paulo explica a necessidade de Cristo se tornar completamente em forma de homem para que Ele pudesse nos resgatar. No verso nove deste capítulo ele explica, “vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem. (Hebreus 2:9) Paulo explica a importância de Cristo se tornar um homem, feito um pouco abaixo do que os anjos, de forma que Ele pudesse morrer. Este verso não significaria absolutamente nada se o Filho de Deus não morresse completamente. Se só um ser humano a metade de Jesus Cristo morreu e o ser divino que desceu de céu não morreu, então não haveria nenhuma necessidade para Jesus, o Filho exaltado de Deus, ter sido feito menor que os anjos

O fato de que Cristo morreu é mostrado mais claramente nos versos seguintes: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,"  (Filipenses 2:5-9)

Estes versos estão muito claros. O mesmo ser idêntico que estava na forma de Deus no verso seis, morreu no verso oito. O próprio Jesus Cristo tornou isto muito claro para João declarando que Ele estava morto. Jesus disse,“e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.” (Apocalipse 1:18)

Dizer que Jesus Cristo ressuscitou a si mesmo da morte seria contradizer diretamente as suas próprias palavras . Porque Ele disse, “Eu nada posso fazer de mim mesmo;... (João 5:30)

“Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. (Isaias 53:10-12)

De acordo com o Bíblia, morreu a alma de Cristo; a alma de Cristo é o que foi feito oferecimento pelo pecado. A Nós é dito que a alma de Cristo estava na sepultura. No dia de Pentecostes Pedro disse, “prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção.” (Atos 2:31) O palavra inferno no verso foi traduzido da palavra grega Hades.. Esta palavra significa tumba em qualquer tradução. A alma de Cristo descansou com o seu corpo na tumba.

Foi um imenso sacrifício para Deus entregar o seu unigênito Filho por nós, contudo Ele estava disposto a fazer isto. Se houvesse qualquer outro modo pelo qual a raça humana pudesse ser resgatada Deus teria feito. Paulo escreveu, “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.” (Gálatas 2:21) Redenção só passou para nós pelo “sangue de Jesus Cristo.” Se a redenção pudesse ter vindo a nós de qualquer outro modo, então Cristo morreu em vão.

Deus é muito amoroso “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,  o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. ” (I Timóteo 2:4-6) Deus fez tudo para que nós tivéssemos o conhecimento da verdade, de que há um só Deus e um mediador, o Filho de Deus que se deu em resgate por todos.

“como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; ” (Hebreus 2:3) Não rejeite esta salvação maravilhosa que Deus proveu para você. Dê sua vida a Deus, Lhe peça perdão por seus pecados e deixe Ele entrar em seu coração. Sua vida seguramente será mudada e você poderá morar na casa maravilhosa que Jesus preparou para você no céu. Dê Glorias a Deus e ao seu Filho por trabalhar este plano da redenção para a salvação da raça humano.


* Cada tempo você vê o símbolo precedendo, a citação é levada do Léxico de grego-inglês do Thayer O Testamento Velho foi escrito originalmente em hebreu. O texto de Testamento Novo geralmente é achado em grego.

Um homem pelo nome de James Strong levou todas as palavras gregas e hebréias usadas na Bíblia, os ponha em ordem alfabética, e aplicado um número para cada palavra. Os números Fortes pequenos usados depois de uma palavra representam uma palavra grega ou hebréia que foi traduzida em inglês. Sempre que você vê o número 2983 neste estudo, representa a mesma palavra grega não importa que palavra inglesa era escolhida pelos tradutores. Cada vez que você vê o símbolo precedendo, a citação é  do Léxico hebreu de Brigg.

 TOPO

 

 

4 – As Mentiras mais Mortais de Satanás 

O inimigo de Deus e nosso inimigo, o Diabo, têm tentado roubar uma das maiores bênçãos que nós podemos experimentar nesta vida. Nosso Deus e Pai divino nos deu bênçãos que são tão maravilhosas que nós dificilmente podemos achar as palavras para explicá-las.

A primeira grande bênção, é que nosso Pai nos ama tanto que Ele deu seu Filho para morrer por nossos pecados. Foi seu próprio Filho que Ele deu; O único Filho nascido. Aquele que foi gerado da mesma substância do próprio Pai. O Pai e o seu Filho estavam junto para miríades e miríades de anos. Eles estavam muito perto um do outro, e o Pai ama o Filho com imenso amor (Veja Provérbios 8:22-31). Contudo, Deus amou a humanidade caída tanto que em vez de condenar a humanidade à morte eterna, como eles mereciam, Ele tomou conselho com o seu único Filho, o Filho que que vivia junto dEle, a quem Ele amou desde os dias da eternidade, para morrer para nós (Romanos 8:32). Isto verdadeiramente aconteceu. Foi para nós que o Deus dos céus deu o seu único e verdadeiro Filho para morrer.

A segundo grande bênção que o Pai nos deu, é que Ele, e o seu Filho , Jesus, vieram viver conosco. Por favor pense no que nós dissemos antes. O próprio Deus, o todo-poderoso vive em todo o mundo que é um cristão genuíno!! eu não quero dizer que os anjos dele estão conosco (embora eles estão). eu não quero dizer que o poder dele está conosco (embora ele está). o que eu quero dizer é que Ele mesmo, o grande Deus, e o seu Filho, vivem conosco, e em nós, se nós somos dele. Você pergunta COMO isto é possível? Eu não sei como. Eu sei que Deus não vive em sua forma corporal, mas não obstante, a presença dele está aqui. O poder dele, a vida dele, Ele mesmo está aqui, embora eu não O possa vê-lo. Isto é o que Ele promete em sua palavra:

“Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” (João 14:23—Veja também I Corintios 6:17, 19; II  Corintios 6:16; Atos 17:27, 28.)

Você pode ver o quanto são grandes estas duas bênçãos que nos Deus?

·       Ele deu o próprio Filho, que nasceu dEle, para morrer por nós de forma que nós pudéssemos ser poupados da penalidade de morte eterna. Quão maravilhoso que uma pessoa pôde nos amar tanto. Seguramente nós deveríamos amá-lo e servi-Lo em troca, com o mesmo amor !

·       Deus e o seu santificado Filho viverão conosco se escolhermos dar nossas vidas a Ele. Ele será nosso melhor Amigo, nosso amigo chegado, Companheiro constante. Nós podemos ser os amigos do Deus Todo-poderoso. Ele, pessoalmente, para sempre estará conosco.

Não há nenhuma bênção maior em toda a experiência Cristã. Eu descobri um companheirismo em Deus e no seu Filho, é a alegria mais importante que eu posso ter nesta vida. Você pode imaginar? Deus, o Todo-poderoso, é meu Amigo pessoal!! Quando eu falo com Ele, eu sei que Ele me ouve e toma conta de minha vida. Eu esqueço de meus problemas porque eu sei que Ele toma conta de tudo.

Este é o significado da vida eterna. Conhecer e ter um companheirismo pessoal com Deus (que é o Pai) e com o seu Filho, Jesus Cristo. Isto foi o que o próprio Jesus disse:

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. ” (João 17:3)

Os ensinos do Anticristo

Então, qualquer falso ensino que tiram estas bênçãos de mim deve ser um das falsas doutrinas mais perigosas de Satanás. Ainda há um ensinamento muito popular entre igrejas Cristãs que destroem estas duas grandes bênçãos. Este falso ensino diz o seguinte:

·       Jesus não é verdadeiramente, o Filho unigênito de Deus.

·       O Filho de Deus não morreu realmente.

·       O Jesus e seu Pai, nosso Deus, não estão pessoalmente presente conosco, mas enviaram outra pessoa no lugar dEles.

Você pode ver que esta é verdadeiramente uma doutrina mortalmente falsa . A maioria dos cristãos aceitam este ensino. Talvez, até mesmo você tenha aceitado este ensino. Esta doutrina diz que Jesus verdadeiramente não é o unigênito Filho do Pai mostrado antes da criação. Ensina que Cristo e Deus o Pai são da mesma idade, que eles são iguais em poder e autoridade. Eu lhe pergunto, como então Jesus pode ser o Filho de Deus? Um filho pode ter a mesma idade de seu pai? Esta doutrina nega que Jesus é, e sempre foi, o Filho de Deus. A Bíblia diz o seguinte sobre esta doutrina:

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. (I João 2:22)

Você pode ter percebido que eu estou falando sobre a doutrina do Trindade. Esta é a falsa doutrina que nega que Jesus é o verdadeiro, unigênito Filho de Deus. De acordo com este ensino, Jesus não era realmente o Filho de Deus, mas era de fato um dos três Seres que são todos Deus. Esta doutrina ensina que Ele foi o Filho de Deus só através de nome, mas não no sentido de que Ele foi nascido de Deus. Se isto fosse verdade, então Jesus realmente não poderia ter morrido na cruz, porque Deus não pode morrer, e de acordo com este ensino, Jesus era completamente igual a Deus!! Eles dizem que só o corpo morreu, mas o espírito ainda estava vivo e seguro com o Pai. Se isto fosse verdade, então qual foi o sofrimento de Deus quando Jesus morreu? Somente um corpo humano morreu no Calvário. Um corpo humano poderia pagar pelos pecados do mundo?

Enquanto você acreditar nesta doutrina, você nunca poderá perceber o que Deus fez por você quando Ele deu o seu único Filho para morrer por seus pecados. Você nunca entenderá o quanto Ele o ama. Como nós podemos amá-Lo e o servi-Lo corretamente se nós não apreciarmos o quanto Ele nos amou?

O segundo perigo mortal da doutrina da Trindade é que ela coloca Deus e Jesus longe de nós. Jesus fez as seguintes promessas :

·       “…porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” (Hebreus 13:5)

·       “…E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:20)

·       “…Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. ” (João 14:23)

·       “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” (João 14:18)

·       “Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós.…" (João 14:28)

·       “…Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. ” (I João 1:3)

Jesus promete que Ele e seu Pai estarão PESSOALMENTE conosco. Mas de acordo com a doutrina do Trindade, não é Jesus e o seu próprio Pai que que estão conosco, mas é outra pessoa chamada O espírito Santo. Este é o segundo falso ensinamento da doutrina da Trindade.

Quem é O espírito Santo?

A verdade é que só há  dois Seres divinos, não três. Os dois Seres são Deus, o Pai, e Jesus Cristo, o seu Filho . (Por favor veja I Coríntios. 8:6; I João 1:3; Apocalipse 5:13; 7:10; etc.) é verdade que há um espírito Santo, mas a pergunta é, “Quem, ou o que é o espírito Santo?” O espírito Santo não é um terceiro Ser, separado de Deus e Jesus. O espírito Santo é de fato a presença espiritual do Pai e ou do seu Filho, mas não na forma corporal.

A Bíblia ensina que há somente UM Senhor (Efésios 4:5).

A Bíblia ensina que há somente UM espírito (Efésios 4:4).

Quem é o único Senhor e o único espírito? Aqui esta a resposta em II Corintios 3:17

Ora, o ÚNICO Senhor é o ÚNICO espírito; e, onde está o espírito do Senhor, aí há liberdade. .”

Veja que a mesma verdade é mostrada nos seguintes textos:

·       “Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.” (João 14:19, 20)

·       eu neles, e Tu em mim , a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade,” (John 17:23)

Você percebe? È o Pai em Jesus e Jesus em nós. Eles estão em nós em forma de espírito, não em forma corporal. Esta é a razão porque a presença dEles em nós é chamada espírito Santo.

Satanás quer tirar duas coisas preciosas de você. A pessoa é o conhecimento do amor de Deus e do seu Filho. O amor que foi demonstrado tão maravilhosamente quando Deus deu o seu Filho para morrer pelos homens (1 John 4:9). E o conhecimento da presença inegável de Deus e do seu Filho em nós. Sem Eles, com o quem nós ficamos? Ninguém. Nós somos órfãos, pessoas perdidas que buscam achar um modo de ser salvos, tentando enfrentar vida, mas desamparado e perdido.

Agradeça Deus pelo evangelho do seu Filho ! Agradeça Deus por uma salvação completa e perfeita. Qual não é a minha alegria em saber que eu fui resgatado, não com ouro ou prateia, mas pelo vida e o sangue precioso do unigênito Filho do grande Deus do universo. Eu sou alguém. Eu valho algo. Quão maravilhoso é saber que meus amigos e os companheiros constantes são o próprio Deus e o seu Filho! Isto me dá coragem e confiança. Isto me faz saber que eu estou seguro, até mesmo quando eu caminho pelo vale da sombra de morte. Isto me faz saber que não há nada muito difícil para eu enfrentar. Deus vive comigo e em mim. Eu tenho um Amigo permanente que nunca me deixará.

Meu querido amigo, eu convido a você a abandonar esta falsa doutrina da Trindade, convido agora. Aceite a verdade sobre Deus e o seu Filho. Dê sua vida sempre a Eles e determine de agora em diante que você os servirá e caminhará com Eles até o dia quando nós os conheceremos face a face.  

 RETORNAR

 
Ministério Adventista Bereano
Caixa Postal - 478
Rua 1º de Março, 64
Centro - Rio de Janeiro, RJ
Cep.: 20010-974 - Brasil.

Telefone: (0 51- 21) 26051620 - 27244149 - 98191278
Telefone: (0 51- 21) 32426412 -96622244 - 26012007 r. 366
Internet: http://www.adventistas-bereanos.com.br

E-mail:bereanos@adventistas-bereanos.com.br