Pastor morre ao assistir o filme "A Paixão de Cristo" em BH

21/03/2004 - 08:13 - Redação do Jornal Estado de Minas

O pastor José Geraldo Soares, de 43 anos, morreu em conseqüência de um ataque cardíaco fulminante, na tarde deste domingo, quando assistia no Minas Shopping o filme Paixão de Cristo, que estreou na última sexta-feira em Belo Horizonte.

Ele era presidente da Missão Amém e foi ao cinema com a família e fiéis de duas igrejas da capital.   Durante o filme, que conta a história de Cristo com cenas de violência, o pastor sofreu a parada cardíaca, chegou a ser atendido por um médico que estava na sala, mas não resistiu. É a segunda morte desde a estréia mundial do filme. A primeira foi em Kansas, EUA, onde Peggy Law, de 50, sofreu um enfarte durante a cena da crucificação.

Natural de Montes Claros, o pastor José Geraldo foi eleito presidente da Missão Amém em janeiro passado. Segundo o ex-presidente da missão, Hans Walter Schutze, o pastor foi ao cinema com a esposa, Maria Eliete, os dois filhos e fiéis da 8ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte e da Igreja Batista da Lagoinha. Eles reservaram as duas salas do cinema do Minas Shopping para assistir o polêmico filme Paixão de Cristo.   Durante o filme, que começou por volta das 15h, Maria Eliete fez uma pergunta para José Geraldo, mas ele não respondeu. Foi então que ela percebeu que o pastor estava desacordado. Na enfermaria do shopping, para onde foi levado às pressas, José Geraldo foi examinado por Gustavo Agra, médico que também assistia o filme e que logo constatou a morte. O médico da família, Antônio Serra, emitiu um atestado de óbito apontando como causa da morte ataque cardíaco.

Muito abalada, a esposa do pastor preferiu não conversar com a reportagem do “Estado de Minas”. Mas amigos revelaram que José Geraldo não tinha um histórico que apontasse uma predisposição para problemas cardíacos. O pastor Felipe Monteiro Frossard, da 8ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, disse que José Geraldo era um homem muito tranqüilo e equilibrado, por isso não acredita que ele tenha morrido em conseqüência de forte emoção ao ver o filme.  “Eu estive com ele na manhã de hoje (ontem), e ele estava muito bem, saudável. Não dá para entender”, disse o pastor Felipe. Ele revelou que ainda não assistiu ao filme, mas sabe que trata-se de uma obra com cenas chocantes, que podem proporcionar um resultado impactante , principalmente para as pessoas que se dedicam a divulgar o evangelho. O pastor Hans Walter também prefere não relacionar a morte de José Geraldo com o filme Paixão de Cristo. Ele acha que tudo não passou de uma fatalidade. O corpo do pastor José Geraldo foi velado na 8ª Igreja Presbiteriana, no bairro Palmares, e será enterrado hoje, em Belo Horizonte. A assessoria de imprensa do Minas Shopping informou que foi prestada toda assistência para o pastor e que apesar do fato, não houve tumulto e a sessão do filme prosseguiu até final.

RETORNAR