Cristão compra 6 mil ingressos para divulgar filme de Mel Gibson

Sex, 13 Fev - 17h09

Por Emily Kaiser

CHICAGO (Reuters) - Arch Bonnema ficou tão comovido com o polêmico filme "The Passion of the Christ", de Mel Gibson, que gastou 42 mil dólares em ingressos para que mais pessoas possam vê-lo.

"O filme teve um impacto profundo sobre minha vida", disse Bonnema, que é batista e viu o filme em sessão prévia especial. Ele deu 6.000 ingressos para a estréia de "Passion", marcada para o dia 25 de fevereiro, a Quarta-feira de Cinzas, nos Estados Unidos.

Uma mistura poderosa de religião e dinheiro parece prestes a fazer de "Passion" um grande sucesso de bilheteria, apesar dos temores de que o filme possa alimentar o anti-semitismo.

Gibson, que gastou 25 milhões de seu dinheiro próprio para fazer o longa-metragem, está confiando nas igrejas evangélicas para fazer sua divulgação, e a estratégia parece estar funcionando às mil maravilhas.

Exceto pela direção de Mel Gibson, "Passion" está longe de ser um blockbuster típico de Hollywood. É um filme feito com baixo orçamento, sem atores famosos e falado em latim e aramaico.

A estréia norte-americana acontecerá em cerca de 2.000 salas, um número semelhante ao que teria um filme lançado por um grande estúdio. É algo inusitado em se tratando de um trabalho que, na realidade, é independente.

Em lugar dos outdoors e anúncios na TV de costume, Gibson convidou milhares de líderes religiosos para assistir a sessões especiais do filme e fazer sua divulgação boca a boca.

Os críticos dizem que o filme, que mostra as últimas 12 horas na vida de Jesus, exagera ao atribuir a culpa pela morte de Cristo aos judeus. Mel Gibson, que integra uma ala ultraconservadora da Igreja Católica, diz que se surpreendeu com a comoção provocada.

MAIOR DO QUE HARRY POTTER?

O trabalho parece ter cativado a comunidade evangélica americana, que tem milhões de membros e poder aquisitivo de bilhões de dólares.

É um grupo capaz de virar eleições presidenciais, transformar livros desconhecidos em best-sellers e, possivelmente, fazer de "The Passion of the Christ" um blockbuster.

Centenas de igrejas estão vendendo ingressos antecipadamente e promovendo o filme desde o púlpito. Cinemas do Texas ao Montana já têm os ingressos para o primeiro dia esgotados.

"Nunca antes vimos nada como isso", disse um representante da rede de cinemas AMC Entertainment, observando que nem mesmo mega-sucessos como "O Senhor dos Anéis" e "Harry Potter" tiveram uma demanda antecipada tão grande.

"The Passion of the Christ" está sendo divulgado até mesmo no capô de um carro que vai correr no Daytona 500, da NASCAR, neste domingo. A corrida atrai uma audiência de cerca de 11 milhões de telespectadores.

Resta a ver se a demanda por ingressos vai continuar depois do primeiro fim de semana do filme em cartaz.

A julgar pelos amigos de Arch Bonnema, a resposta é sim. Bonnema enviou emails a alguns amigos para ver se eles sabiam de alguém que quisesse alguns de seus 6.000 ingressos. "Em três dias, recebi pedidos de 23 mil ingressos", ele contou.

Fonte: http://br.news.yahoo.com/040213/5/ib26.html

RETORNAR