Os Profetas Pós-bíblicos e a Bíblia

 Amós 3:7. 

 

No princípio Deus falou por intermédio dos profetas, depois foi através do ministério de Jesus Cristo. Após a Sua ascensão, falou-nos novamente em Espírito, agora em Sua plenitude... Heb 1:1-6. A divisão religiosa em si já é algo reprovado por Deus. Não existem duas verdades, como também não existem dois caminhos que nos levam à salvação.

Em todas as épocas, Deus sempre escolheu um único povo que O representasse. Hoje não é diferente; este Povo ainda é o mesmo!!!

Acompanhando todo este engodo religioso, surgiram os que querem fazer­-se passar por profetas, e muitos são aqueles que defendem e aceitam-nos. Cremos fielmente no dom e no espírito de profecia, mas segundo os ditames da Palavra de Deus.

            Mas como se dá esta comunicação entre Deus e o homem? Núm. 12:6. E Deus usa somente homens para ser Seus profetas? Não! Joel 2:28. Na Bíblia também temos diversos exemplos onde mulheres eram porta-vozes de Deus: Êxo. 15:20 (Juí. 4:4; II reis 22:14; Luc. 2:36-38; Atos 21:8e9). Veja que Paulo, escrevendo aos coríntios, precisou tratar deste assunto tão polemico: I Cor. 12:28. Mas na verdadeira Igreja este dom é essencial: Apoc. 12:17. Este texto – cap. 12 – onde é retratado a verdadeira Igreja de Deus nos mostra  que esta Igreja possui o testemunho de Jesus Cristo. Mas afinal, que testemunho é este? Apoc. 19:10 responde! Veja Apoc. 22:9... A Bíblia é este Testemunho! João 5:39

Que devo fazer? 1 – Apreciar as profecias! I Tes. 5:20. 2 – Estar atento às profecias. II Ped. 1:19. 3 – Crer nos profetas. II Cro. 20:20.

1. Que teste bíblico podemos aplicar nos profetas de nossos dias? Devemos crer em qualquer espírito que se apresenta como de Deus? Buscando credibilidade, os profetas modernos envolvem-se em previsões e marcações de datas. Na maioria das vezes, ocorre exatamente o contrário do que profetizam. Precisamos, não apenas conferir se suas profecias cumprem-se, mas verificarmos onde nos querem levar tais profetas. Somos orientados a provar os espíritos e a não temer os que usam falsamente o nome de Deus (I Jo 4:1). O cumprimento de uma ou mais predições não é suficiente para que o profeta seja considerado como de Deus. Normalmente eles aproveitam-se de uma ou outra predição bem sucedida para, após adquirir credibilidade, colocar suas falsas doutrinas (Dt 13:1-3; 18:21,22). Temos que prová-los pelos seus ensinos e basta uma predição falsa, para concluirmos que são falsos. Deus não mente nem se engana. (Tg 1:17). OBS: O teste maior, de acordo com Isaías é: Não contradiz as Escrituras (Is 28:20). Veja outras dicas para conhecer o verdadeiro profeta de DEUS: Jr 28:9;  Dt 13:1-3;  Jr 14:14;  II Pd 1:21 e  I Jo 4:1-3.

2. Que exemplos bíblicos podemos citar, de que falsos profetas buscam credibilidade e procuram firmar-se como mensageiros de Deus? Zedequias ilustrou sua profecia com uns chifres de ferro e tentou persuadir o profeta Micaías a dizer boas coisas ao rei. Hananias, quebrando um jugo de madeira que estava no pescoço de Jeremias, tentava convencer o povo de Judá que, dentro de dois anos, traria de volta o rei Jeconias e os vasos da casa do Senhor que estavam na Babilônia, pondo fim ao cativeiro. Esta mensagem contrariava a Jeremias, que anunciava um cativeiro de setenta anos (I Rs 22:1-14; Jr 27:2; 28:1-4, 10-17; 25:11,12).

3. Entre os falsos profetas atuais, o que podemos dizer de William Branham?

Nasceu nos Estados Unidos em 1909 e morreu em 1965. Fundou a seita "Tabernáculo da Fé" e considerava-se como o profeta Elias, vindo a preparar a Igreja para a volta de Jesus. Pregou que Caim era filho natural de Eva e a serpente, pois no seu entender, o pecado de Eva foi ter relações com o diabo.

Em seu livro "A Dispensação da Era de Laodicéia", págs. 6-9, afirma junto com a inspiração divina", que o Milênio deveria começar em 1977. Na verdade, a expressão bíblica "filhos do diabo", se refere aos homens que, por livre vontade estão no pecado. Jesus assim classificou alguns judeus que O queriam matar, não em função da genealogia deles, pois eram descendentes de Abraão, mas de suas atitudes homicidas (Jo 8:37-44).

4. O fundador do mormonismo, foi considerado como um profeta? Que informações temos sobre ele? Joseph Smith Jr., de família metodista, nasceu em Sharon (EUA) em 1805 e foi linchado e assassinado em 1844 por uma multidão de Nauvoo-Illinois, EUA, que invadiu a prisão e o matou. Sua morte está relacionada à doutrina da poligamia (casamento de um homem com várias mulheres - doutrina mantida no mormonismo até 1889 - abolida mediante lei do governo americano). Fundou a seita em 1830, afirmando ter recebido, em placas de metal, a mensagem a ser pregada. Diz-se que o sucessor de Smith, Brighan Young, ao morrer deixou 17 viúvas e 56 filhos. Uma grande blasfêmia mórmon: "Jesus Cristo foi polígamo: Marta e Maria, irmãs de Lázaro, eram suas esposas pluralistas, e Maria Madalena era outra. Também, a festa nupcial de Caná da Galiléia, onde Jesus transformou a água em vinho, foi por ocasião de um de seus próprios casamentos". (Brighan Young em Wife n° 19, capo XXXV).

5. O que dizer de Russel e sua seita? Que sérios enganos permeiam o movimento russelita?

Charles Taze Russel fundou a seita hoje conhecida como "Testemunhas de Jeová". A princípio não usavam este nome, mas eram conhecidos por: Aurora Milenar, Auroristas Mileristas, Sociedade Panfletária Atalaia de Sião, A Sociedade Bíblica e Panfletária Atalaia, Associação Púlpito do Povo e Associação Internacional dos Estudiosos da Bíblia. O nome "Testemunhas de Jeová" só passou a ser usado a partir de 1931. A seita ensina que Jesus está reinando desde 1914 e que o reino é na terra, todavia um grupo menor, composto de 144 mil, começou a subir ao céu, ressuscitados espiritualmente a partir de 1918. Os adeptos esperavam para 1975, o fim dos sistemas do mundo, com a guerra do Armagedom. Outro grave erro do jeovismo é negar a ressurreição de Cristo, ao dizer que Seu corpo terreno desapareceu da sepultura e que o corpo no qual Ele apresentou-se posteriormente, era outro (espiritual). A Bíblia diz que Ele não se corrompeu na sepultura (At 2:27, 31).

6. Podemos acreditar em Ellen White? Que provas temos de que suas visões e revelações não são de Deus?

Como dissemos, basta um erro para que o profeta seja falso. Analisemos uma de suas visões: "Em 1847, enquanto os irmãos estavam reunidos no sábado em Topsham, Maine, o Senhor deu-me a seguinte visão: Sentíamos um incomum espírito de oração .... Estávamos muito felizes. Logo perdi de vista as coisas terrestres e fui arrebatada em visão da glória de Deus. Vi um anjo que voava ligeiro para mim. Rápido levou-me da Terra para a Cidade Santa. Na cidade vi um templo no qual entrei." (Ellen White, Primeiros Escritos, pág 32; 3ª Ed. Perguntamos: Há templo na cidade? Leia Ap 21:22.  

Ellen iniciou o seu ministério profético anunciando que a Porta da Graça havia sido fechada em 1844 durante a suposta interpretação das 2.300 tardes e manhãs... Profetizou que no Fim daquela Semana de Anos (com termino em 1851) Cristo viria! Segundo esta profecia (da Porta Fechada) ninguém que não tivesse participado e perseverado no movimento de 1844 teria lugar no Livro da Vida... Estavam, irremediavelmente perdidos. Durante seis anos, o seu grupo não aceitou nenhum novo converso. Como esta profecia falhou, a partir de então se começou a batizar pessoas.

Diversas outras “profecias” falharam... De certa feita disse que muitos dos presentes não viriam a morte (muito anos depois do erro de 1852), pois Cristo estaria às portas. Foi mais um erro! Em outra oportunidade chegou a profetizar que a cidade de Jerusalém jamais seria reconstruída e que, portanto, não se deveria perder tempo em enviar missionários para lá. Mais um erro, pois hoje esta cidade é a potencia que conhecemos. Também, durante 29 anos exigia de seus seguidores a adesão do regime vegetariano que havia sido revelado por Deus à ela; no entanto ela durante todos este anos consumia alimentos carneos,inclusive alimentos considerados imundos pelo Livro de DEUS. Durante toda a sua vida dentro da denominação, conviveu com doutrinas que as Escrituras não confirmam (juízo investigativo, bode azazel, 2.300 tardes, mil anos nos céus, etc) sem receber nenhuma revelação de Deus sobre os seus erros...

Cristo nos alertou: & Mat. 24:24. Como reconhecer o verdadeiro profeta: Isa. 8:19e20; Jer. 28:9; Deut. 13:1-3; Jer. 14:14; II Ped. 1:21 e I João 4:1-3.

 

RETORNAR