SÉRIE Responda!

 

3 – As Leis de Deus

Responda: As Leis de Deus  Mudaram ou São Eternas?

Sua resposta: ____________________________________________________________

 

            Nos dias de hoje diversas denominações (religiões) cristãs crêem, ou melhor, querem reduzir as Leis de Deus apenas ao Amor de Cristo (que é infinito), negando toda ordem (...leis que regem) pré-existente no universo. Veja: Se o sol ilumina, nos dando luz e calor; se as estrelas brilham (sempre estão lá...), nos orientando à noite; se a chuva cai, dando vida à terra; é porque a ordem de Deus lá está... (Sal. 147:8e9; cf. Jó 26:7-14).

            Esta constância da natureza é a Lei de Deus... E, Deus um dia (há 6.000 anos atrás), veio a esta parte do Universo e organizou o caos (...leis que regem os astros) e preparou, com o poder de Sua palavra, um lugar para a nossa criação... E pelo Seu amor, nos criou; para Sua honra e glória (Sal. 19:1-4; Rom.1:20), dando-nos a Sua Lei. Lei que regem os Céus... Leis que mostram o caráter de Deus... Leis que nos orientam e salvam... A Lei do amor à Deus e ao próximo... A Lei Moral!

E Adão conhecia a Lei de Deus? Sim! Vejamos: A lei existia muito antes que Deus, no monte Sinai, desse por escrito a sua Lei, já que o  pecado é a transgressão da Lei”(I João 3:4). E o fato de que Lúcifer e seus anjos pecaram, revela que a Lei se achava presente muito antes da Criação (Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo - 2 Pedro 2:4).

Deus, quando finalizou a Sua obra criadora, ao sétimo dia criou o Santo Sábado, como memorial de nossa criação (4º mandamento). E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gênesis 2:16-17). Portanto, assim como os Anjos nos Céus, Adão também a conhecia...

E, como vimos acima, um dia um Anjo de Luz; confiante em suas obras e pelo seu orgulho, a transgrediu (Ez. 28:17; Is. 14:12-14)... arrastando consigo, um terço dos Anjos do Céu (Apoc. 12:4,7e9). E, então o próprio Adão também a transgrediu...(Gen.) – Ele, estava com isso condenando a humanidade à morte quebrando  o mandamento: Não matarás! Surgem-nos então algumas perguntas:

 - Por que Deus permitiu o pecado? Lendo a Bíblia vemos que Deus ao criar os Anjos e também a nós, deu-nos o livre arbítrio (liberdade de escolha) ou seja, queria que nós O glorificássemos por amor e não por temor. A própria criação do ser humano, isto demonstra... Quando Deus fez os animais, disse: “segundo a sua espécie” (Gen. 1:21, 24 e 25), mas quando todo o habitat estava pronto, o próprio Deus Altíssimo juntou o pó da terra (corpo), introduziu-lhe o fôlego da vida (espírito – que pertence a Deus) tornando-o uma alma vivente... (Gen. 2:7); e melhor ainda, em Gênesis capítulo 1, verso 26  temos a Trindade agindo: “façamos o homem à nossa semelhança”... João 1:1-3,14 (ou será que Deus era semelhante a algum macaco?). Astutamente Satanás enganou nossos primeiros pais, que escolheram desobedecer a Lei (vontade de Deus). Assim, a Grande Serpente, roubou o domínio que possuíam (Gen. 3:15) deste planeta e tornou-se o “príncipe deste mundo” – João 16:11

- Porque Satanás veio a este mundo para nos tentar? A Bíblia responde: Satanás vira que a criação deste mundo fora feito para a Glória de Jesus Cristo e sentiu ciúmes (pois, Nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis... Tudo foi criado por meio Dele e para Ele - Col. 1:16). Ele (Lúcifer, agora Satanás) próprio aqui andava como imediatamente abaixo de Cristo (Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura.  Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias... Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci... Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti - Ez.28:12-15); e agora, já expulso dos Céus (... e vi uma estrela caída do céu na terra - Apoc. 9:1 - ... sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra – Apoc. 12:4) juntamente com a terça parte dos Anjos, aqui veio para “arrastar” consigo, a Criação que tanto prazer e gozo trouxe ao Criador...

- Deus não sabia que Adão iria pecar? Sim (Sal. 139), e por isso antes mesmo da criação, preparou um plano para a nossa Salvação, uma vez que a sua palavra (Lei) é eterna e não muda (não volta atrás...) – Malaquias 3:6; Salmos 33:11; Tiago 1;17. Plano este que dividiu com Jesus, o qual Satanás – com todo o seu poder – desconhecia... E Disse Deus: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gênesis 3:15).

Estas palavras de esperanças mostravam que embora Satanás tenha vencido a primeira batalha, não venceria a batalha final (Apoc. 20:7-10). E, antes mesmo da punição de Adão e de sua mulher (perderam a sua imortalidade – que era condicional; perderam o contato pessoal com Deus; foram expulsos do Jardim do Éden, e agora teriam que prover o seu próprio sustento...), Deus sacrificou um cordeiro (a morte entrou no mundo, como conseqüência imediata do pecado – Gen. 3:19; Sal. 146:4; Ecles. 9:5 e 12:7; Jó 34:14) simbolizando o sacrifício que  Cristo, o Filho, um dia faria por nós; tirou sua pele para cobrir-lhes a vergonha... o que causou a Adão grande sofrimento e mágoa pelo seu ato de rebeldia (certamente aquele era um animalzinho que sempre esteve ali sob seu cuidado amoroso) Gên. 3:21.

- Cristo quando veio pela primeira vez, mudou a lei? Antes de procurarmos respostas nas Sagradas Escrituras, devemos nos perguntar a qual lei que estamos nos referindo? Existe, portanto mais de um tipo de lei? Sim, e então, pela Bíblia podemos verificar que quando Moisés tirou - pelo poder de Deus - o seu povo da escravidão no Egito (Êxo. 3:2-8); eles estavam completamente distantes de Deus... A idolatria egípcia (paganismo), após 430 anos de servidão, tinha contaminado o costume e tradições daquele povo consagrado a Deus. E de um modo miraculoso, O Senhor livra-os, prometendo que Habitaria no meio deles... Então, Deus escreve com o Seu próprio dedo o DECÁLOGO (Lei Moral) – Êxo. 31:18 – e dá a Moises, instruções de como construir um Santuário e como realizar o serviço diário naquele. Juntamente, ao longo daquela longa permanência no deserto, acrescenta-lhe lei civil que orientavam o povo nas mais diversas situações (Lei Cerimonial ou Mosaica).

Voltando a Cristo: Ele mudou a Lei? Ele mesmo responde em Mateus 5:17e18 – “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem (juízo final), nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.”

“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler” (Lucas 4:16); ou seja cumpria também o quarto mandamento, jamais o quebrando... mas sim procurou restituí-lo ao seu verdadeiro significado Santo, o livrando de enfadonhas exigências judaicas (Os mestres judaicos orgulhavam-se de seu conhecimento das Escrituras, e na resposta do Salvador havia indireta censura a sua ignorância das sagradas letras. “Nunca lestes”, disse Ele, “o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, …os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes?” Luc. 6:3 e 4. “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Mar. 2:27 e 28. “Não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? – pois  trabalhavam a serviço de Deus; sem remuneração -  Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.” “O Filho do homem até do sábado é Senhor. Mat. 12:5e6.Quando interrogado: “É lícito curar no sábado?” Jesus respondeu: “Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábado. Mat. 12:10-12” - O Desejado de Todas as Nações; pág. 285 – Ellen G. White).

- Mas, então que lei Cristo cravou na Cruz? Como vimos em nossa explanação, na página anterior, existiam dois tipos de leis: A Moral, representando o caráter de Deus e a Lei Cerimonial, que naqueles dias, já eram mais de seiscentas; e que em sua origem apontavam para o sacrifício da cruz que um dia Cristo, o Cordeiro de Deus, faria por todos nós... E, naquele dia profético, a lei do Sacrifício diário, no Santuário Mosaico – o terrestre; figura do verdadeiro: o Celeste – foi finalmente ab-rogada... E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.  (Mateus 27:51) e, tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; (Col. 2:14).

         Volto a insistir: Cristo disse “Novo Mandamento vos dou...”? E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou:  Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?  Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.  Este é o grande e primeiro mandamento.  O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.  (Mateus 22:35-40). Ao responder aos “mestres da lei”, Cristo mostrou que os quatro primeiros mandamentos eternos, apontavam a Deus; e que os outros seis mandamentos morais, dirigiam o modo humano de se relacionar com o seu próximo... e Ele mesmo resumiu dizendo: Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas... Paulo confirma isto em Rom 13:9. Leia em sua Bíblia!

         E, após a sua morte, estes Dez Mandamentos, não precisam ser mais respeitados? Se assim o fosse, Cristo não diria: mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. (João 14:26). E ...diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. (Hebreus 8:10). Portanto, a Bíblia comprova a imutabilidade de DEUS e de Suas Leis...

 RETORNAR