Animatrix: Os nove episódios

Por Érico Borgo
16/5/2003

Numa iniciativa inédita, Larry & Andy Wachowski, os criadores da trilogia Matrix, produziram uma série de animação para ampliar os conceitos criados para seus filmes. O resultado é Animatrix, nove curtas-metragens nos quais consagrados mestres dos animês (o estilo de animação japonesa), emprestam seus talentos à franquia, que mostra a luta dos últimos humanos livres contra a opressão das máquinas conscientes.

Os episódios de Animatrix explicam pontos obscuros do filme, revelam a origem de personagens e fazem ligações entre os longas e o videogame Enter the matrix. Quatro deles estão disponíveis no site oficial da franquia, outro foi exibido antes de O apanhador de sonhos e o restante poderá ser conferido no DVD que reúne os nove capítulos. Nenhum tem como objetivo ser indispensável para o entendimento dos filmes, mas quem conferir todos os produtos terá uma visão muito mais completa e emocionante sobre o mundo de Matrix no cinema.

Os nove episódios levaram três anos para serem desenvolvidos e foram produzidos em estúdios no Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos. O projeto, juntamente com os quadrinhos inspirados por Matrix, é bastante querido pelos Wachowski, pois os animês foram uma das maiores influências para a linguagem visual e narrativa utilizada por eles. Agora, nada melhor que devolver a homenagem apresentando definitivamente o estilo para o grande público.

Confira abaixo as resenhas de todos os capítulos da série.

[O jovemadventista.com reproduz apenas a resenha dos capítulos com implicações religiosas.]

O segundo renascer - Partes 1 e 2
Roteiro: Irmãos Wachowski / Direção: Mahiro Maeda

Através de uma visita aos arquivos de Sião, a última cidade da humanidade, o épico The second renaissance revela alguns segredos sobre as origens do conflito entre os homens e as máquinas. O curta, que foi dividido em duas partes, mostra a decadência das últimas cidades humanas, a vaidade dos homens levando à criação de máquinas à sua imagem e semelhança, o início da revolta dos robôs e deve revelar como teve início a "câmara de sonhos", a Matrix, utilizada pelos robôs para manter pessoas em estado onírico, enquanto seus corpos são convertidos em fontes de energia. Lembre-se que, no universo criado pelos irmãos Wachovski, "humanos não nascem mais... são cultivados" - Morpheus (Lawrence Fishburne), no filme de 1999.

A "segunda renascença" do título do filme faz referência ao período do Renascimento, caracterizado na história da Europa Ocidental pelo enorme interesse no desenvolvimento da cultura e das artes. O movimento teve como berço a Itália e começou no século XV. Ironicamente, a nova renascença proposta pelo primeiro episódio de Animatrix não diz respeito à cultura humana, e sim, anuncia a formação de um estado robótico, chamado de 01 - mais uma referência ao código binário, utilizado exaustivamente em Matrix. A animação também sugere um interessante paralelo entre o povo robô e os judeus. Ambos sofreram um holocausto de dimensões descomunais e estabeleceram sua capital no berço das maiores religiões do planeta, o Oriente Médio.

Quanto aos aspectos técnicos de The second renaissance, há muito pouco a ser comentado. A animação é perfeita, a construção de cenários surpreendente, a trilha sonora lembra bastante a de Matrix e a temática é bastante forte, com cenas extremamente violentas. As cenas de combates estão entre as graficamente mais impressionantes já criadas em desenho animado, produzidas de forma a dar a impressão que foram gravadas de dentro do campo de batalha. Aliadas ao roteiro primaz dos Wachowskis, deixam a certeza de que a influência de Matrix continuará a ser sentida em todos os segmentos da indústria do entretenimento por décadas.

 RETORNAR