Relatório prevê catástrofe global em 20 anos

Segunda, 23 de fevereiro de 2004, 16h08 

As mudanças climáticas que ocorrerão nos próximos 20 anos podem resultar em uma catástrofe global que vai custar a vida de milhões de pessoas em guerras e desastres naturais. É o que indica um relatório até então secreto, obtido agora pelo jornal britânico The Observer.

O documento prevê que as principais cidades da Europa serão afundadas pela subida do nível dos mares e que, por volta de 2020, a Grã-Bretanha estará tomada por um clima "siberiano". Conflitos nucleares, secas, miséria e conflios se espalharão pelo mundo. A mudança abrupta do clima trará uma era de anarquia, e os países terão que desenvolver ameaças nucleares para defender suas reservas de alimento, água e energia.

De acordo com o jornal The Observer, o relatório já traria um resultado imediato: a humilhação da administração Bush, que tem negado, frequentemente, a existência de mudanças preocupantes no clima. O estudo foi comissionado por Andrew Marshall, um conselheiro de defesa do Pentágono que tem tido considerável influência no pensamento militar norte-americano nas últimas três décadas.

"Um iminente cenário de alterações climáticas catastróficas é plausível e poderia desafiar a segurança nacional dos Estados Unidos de uma forma que deveria ser considerada imediatamente", justificaram os autores do relatório, o consultor da CIA Peter Schwartz, e Doug Randall, da Global Business Network, com sede na Califórnia.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI271782-EI238,00.html

RETORNAR