O Vinho ao longo da Bíblia!

 

No Velho Testamento tínhamos a Páscoa que lembrava a libertação da escravidão egípcia do povo de Deus... Já, no Novo Testamento, o próprio Senhor Jesus Cristo substituiu a Páscoa pela Santa Ceia, pouco antes de Sua morte...

           Naquele dia da saída do Egito, o sangue do cordeiro nos umbrais das portas protegeu e marcou o povo de Deus, e a carne do cordeiro sem mácula que foi sacrificado deu-lhes forças para a jornada que iriam efetuar, mas não antes de comerem o pão asmo (sem fermento) simbolizando o Pão da Vida – Cristo! Êxodo 12:3-8.

Agora, Jesus nos disse: Fazei isto em memória de Mim – I Cor.11:24. Em vez da carne do cordeiro, somente o pão da vida – o corpo de Cristo! E, em vez do sangue, que foi derramado na cruz, uma vez por todas (cf. Heb. 7:27) Ele, tomou o puro suco da vide – não fermentado, pois, assim como o cordeiro era sem mácula, o pão sem fermento, o suco também o era... Pois o fermento, ao longo da Bíblia sempre representou o pecado! I Cor. 5:7, 8. Hoje, muitas denominações realizam a Santa Ceia com o suco de uva (certo!) e pão Pulmã – pão fermentado!?!.

Na Bíblia, há uma só palavra para vinho alcoólico ou o suco da vide... Geralmente quando se trata do suco fermentado, esta palavra vem acrescida da palavra forte – daí termos “vinho ou bebida forte”: Como exemplo temos em Lev. 10:9; Num. 6:3; etc.

Outras vezes pelo próprio contexto podemos entender que se trata da bebida fermentada, ou seja: de teor alcoólico. Como exemplo, vemos Noé, após o dilúvio embriagando-se em Gen. 9:21 – aliás, esta é a primeira citação bíblica sobre os efeitos maléficos do vinho (Ou do pecado? Lembre-se que Deus destruiu os efeitos do pecado, no dilúvio, não o pecado que vinha desde o Paraíso. Este pecado só seria erradicado com o plano da Salvação realizado por Cristo!). Em Gen. 19:32 novamente temos o vinho agravando o pecado através de Ló e de suas duas filhas... Outros textos também mostram-nos o seu efeito: A falsa alegria vista em  Ester 1:10  quando o rei já alegre pelo vinho manda chamar a rainha para que, sensualmente, se exibisse publicamente; o atordoar de que fala o Sal. 60:3; ou fala-nos da ressaca que o vinho causa em Oseías 7:5.

Nos dias de Jesus, o vinho também era usado como anti-séptico – em Luc. 10:34, na parábola sobre o bom samaritano que colocou azeite e vinho sobre os ferimentos do homem atacado por salteadores. Paulo também aconselhou Timóteo a beber um pouco de vinho por causa do seu estômago - I Tim. 5:23.

Aqui fica uma pergunta: De Que VINHO Paulo está falando?  Então veja: em Juízes 9:13,  temos uma parábola em que a videira reconhece que o seu suco agrada a Deus e aos homens... Portanto, se agrada a Deus, só pode ser o suco não fermentado ou seja: sem fermento (símbolo do pecado), já que Ele abomina o pecado...

Cristo, em seu primeiro milagre, segundo o apóstolo João, transformou a água em vinho (João 2:1- 11). Mas, Cristo, o filho de Deus transformaria a água em vinho fermentado? Não! Veja que Ele, como Deus, também abomina o pecado. Portanto , o bom vinho (vs. 10) era o puro suco de uva, sem pecado ou melhor sem fermento... Sem falar que, todo vinho feito na hora é o puro suco da vide e que só terá teor alcoólico após ter sido “guardado” para que ocorra a sua fermentação (assim como o leite fresco, após algumas horas começa a fermentar – qualhar). Cristo transformou e serviu-o imediatamente, sem o fermento do pecado!

E, este suco Jesus usou na Santa Ceia! Este é o Vinho que nos é dado a tomar: o PURO SUCO de UVA! Violeta e não Vermelho pois o próprio Salomão já nos alertava sobre isto em Provérbios 23:31 – Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. 

Mas, e o conselho de Paulo a Timóteo? Saiba que também era o suco de uva que mesmo não sendo fermentado, deve ser bebido com moderação, pois como a uva contem açúcar, este suco quando ingerido em grande quantidade fermentará no estomago gerando álcool de efeitos maléficos às pessoas... Nos dias de hoje encontramos pessoas atribuído ao vinho a sua boa saúde e longevidade: mas a ciência comprova que no vinho, temos uma substância que realmente faz tal efeito! Mas esta substância apresenta-se em muito maior quantidade no suco do que no vinho – já levedado; portanto este era o vinho de Paulo!

E não se esqueça que o próprio Cristo revelou a João e a nós que o símbolo da Igreja desvirtuada é Babilônia com sua taça cheia de vinho (altamente alcoólico) – Isto em Apoc. 14:10 e 17:2... Amém!

RETORNAR