Visite o site JesusVoltara

Capítulo 07 - O Cardápio da Alimentação . . . . . . . . . .

 

Introdução ::
 
A alimentação é um dos fatores mais importantes para sua saúde. O cardápio é a aplicação prática dos princípios da alimentação que você vai utilizar em seu dia a dia. Decida adotar um cardápio novo e saudável, confiante e feliz pela certeza dos benefícios para sua saúde. Siga o cardápio orientado, da melhor maneira possível.
 
O que evitar ::
 

Existem alimentos e produtos muito usados e consagrados, mas, prejudiciais, devendo ser evitados. O ideal seria não usá-los nunca, mas, pelo menos, que não sejam usados como rotina. Quando o problema é sério e o sofrimento é grande, as pessoas se dispõem mais a realizar as mudanças de imediato. Aqueles que têm a coragem e determinação de mudar, alcançam os resultados. Infelizmente, a maioria só se dispõe a abandonar os hábitos errados, depois que acontecem os problemas, INFARTO DO CORAÇÃO, DERRAME CEREBRAL, CÂNCER, etc., e a solução fica mais difícil ou mesmo impossível. NÃO ESPERE QUE OS PROBLEMAS ACONTEÇAM PARA FAZER O SEU MELHOR. FAÇA JÁ.
 

Alimentos e produtos prejudiciais ::

GORDURA ANIMAL, FRITURA, MANTEIGA e MARGARINA:
Têm muita caloria, engordam, aumentam o colesterol, entopem os vasos sangüíneos, alteram a circulação e a pressão arterial, provocando infarto e derrame. Use óleo vegetal, em pequena quantidade, e sem fritar.

AÇÚCAR/DOCES: São produtos químico que intoxica, determina vício e não têm nenhum valor nutricional. Têm muita caloria, engorda e provoca os mesmos problemas das gorduras. Altera a digestão e dá fermentação. Descalcifica e desmineraliza o organismo. Provoca cárie e destrói os dentes. Sobrecarrega o pâncreas e desencadeia a diabete. Não sacia o organismo, apesar de engordar, e bloqueia o apetite para os alimentos verdadeiros. É um desastre. O açúcar que o organismo precisa está nos alimentos. Para evitar comer doces: não tenha, não faça, não compre. Para adoçar, use açúcar mascavo, melado de cana, ou mel, em pequena quantidade. Aprenda a comer os alimentos como eles são, sem necessidade de adoçar.
REFRIGERANTE: É um produto artificial, sem nenhum valor nutricional, intoxica e desmineraliza o organismo. Têm muita caloria, engorda. O "diet", com menos caloria, é artificial e tóxico. Contém cafeína, substância muito prejudicial à saúde. Use suco de frutas.
SAL EM EXCESSO:
Afeta as funções cárdio-circulatória, renal e a pressão arterial. Use sal integral, que é o marinho, ou sal grosso, em pequena quantidade.
PIMENTA: Agride as paredes do aparelho digestivo provocando inflamações, úlceras, hemorróidas.
VINAGRE: É puro ácido, provoca acidez, muito prejudicial para a saúde. Use limão e nada de vinagre.
CAFÉ, CHÁS: MATE, PRETO, TERERÉ: Contém cafeína que provoca alterações no sistema nervoso: insônia, nervosismo, agitação; afeta a disposição geral e sexual: depressão, desânimo; sistema cárdio-circulatório: aceleração dos batimentos do coração, hipertensão arterial; agride as paredes do aparelho digestivo, dando inflamações, gastrite, hemorróidas e úlceras. Use chás naturais: camomila, maçã, etc.
DERIVADOS DO LEITE DE VACA: Ricos em proteína animal, são os maiores responsáveis por todas as alergias: bronquite asmática, asma, rinite, urticária, alergias da pele, além de distúrbio do aparelho digestivo: náuseas, vômitos, diarréia, gastrite, dores abdominais, cólicas; provocam, também, inflamações e infecções de repetição: gripes, amidalites, bronquites catarrais, inflamações nos ouvidos; dores de cabeça, enxaqueca, dores articulares, etc. Rico em gordura, engordam, elevam o colesterol e dão complicações circulatórias. O cálcio que contém não é bem aproveitado pelo organismo e vai se depositar nas articulações, provocando as doenças articulares, e nos vasos sangüíneos, dando arteriosclerose. Forma cálculos (pedras) nos rins e vesícula.
CARNE: Rica em gordura, mesmo a magra, é maior causa das doenças cárdio-circulatórias; produz muitas toxinas; contribui para maior ocorrência de inflamações; depois do tabaco é o maior fator provocador de câncer; acidifica o organismo, fator muito prejudicial à saúde.

Sugestão de cardápio ::

CAFÉ DA MANHÃ:escolha e varie entre as opções a, b, c: - a) Suco de Fruta, ou Chá natural, ou Leite de soja. - b) Fruta. - c) Itens "a" ou "b" com 1 Cereal (aveia, milho, pão integral, granola, flocos de milho, etc.)
ALMOÇO:- Salada Vegetal Crua: Uma folha: alface, agrião, rúcula, chicória, almeirão, acelga, etc. Uma raiz: cenoura, beterraba, nabo, rabanete. Um fruto: tomate, pepino, berinjela, pimentão. - Legume Cozido: Um tipo: cenoura, chuchu, abóbora, brócolis, couve-flor, maxixe, abobrinha, beterraba, nabo, etc. - Leguminosa: Um tipo: feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico. - Amido: Um tipo: arroz, milho, trigo, macarrão, batatas, mandioca, cará, inhame - Carne: Um tipo: o mínimo possível. Quanto menos, melhor.
JANTAR:opções: a) Fruta. b) Salada crua. c) salada crua + legume cozido. d) Legume cozido (sopa). e) Suco de fruta OBSERVAÇÕES: 1- É importante que a salada crua seja o primeiro prato do almoço, pois limita o apetite para os outros alimentos. 2- Coma a quantidade necessária para sentir-se saciado, sem falta, nem excesso. 3- Coma melhor no café da manhã e mais simples no jantar, para repouso e recuperação do organismo durante a noite. 4- O vegetal deve estar presente em todas as refeições.
DIGESTÃO: É um aspecto fundamental para a saúde. Se a digestão não é boa, não há boa saúde. O intestino deve funcionar diariamente, completa e facilmente. Tenha boa digestão com os seguintes cuidados: 1- Mastigar bem os alimentos. 2- Comer sem pressa. 3- Comer em ambiente tranqüilo. 4-- Não beber líquidos durante as refeições. 5- Não comer sobremesas. 6- Não comer em excesso. 6- Não usar muitas misturas na mesma refeição.

 

 

RETORNAR