Capítulo 08 -
Atividade física
.
. .
. .
. .
. .
.
|
Perceba
como são amplos os benefícios da Atividade Física (AF).
01 - Exercita o coração, aumenta sua eficiência e melhora a circulação do sangue. 02 - Melhora a oxigenação de todo o organismo, favorecendo todos os órgãos e funções. 03 - Contribui de forma decisiva para a normalização da pressão arterial. 04 - Estimula e torna a respiração mais eficiente, vitalizando os pulmões. 05 - Fortalece músculos, ossos e ligamentos. 06 - Melhora a digestão e o funcionamento intestinal. 07 - Contribui para regularizar o sistema glandular. 08 - Melhora a capacidade mental, memória e regulariza o sono. 09 - Produz a perda de gordura corporal e do excesso de colesterol do sangue. 10 - Aumenta a resistência, evita a fadiga, e retarda o envelhecimento. 11 - Estimula a produção de Endorfina, gerando bem-estar e aliviando as dores. 12 - Ajuda a eliminar a tensão emocional, evita e trata o estresse e a depressão.
Sendo a Caminhada uma das melhores formas de AF, procure pratica-la, sem
falta, e colherá maravilhosos benefícios para sua vida e saúde. Siga as
seguintes orientações:
Outra opção para AF aeróbica é a chamada Vida Ativa, que significa realizar movimentos na rotina do dia-a-dia: jogar bola com as crianças, subir escadas e não usar o elevador, limpar o mato do quintal, cuidar da horta, andar a pé e não de carro, andar de bicicleta, etc. Ou seja, o tempo da Caminhada será substituído por atividades com movimentos mais acelerados e intensos, que serão satisfatórias se alcançarem o mínimo de 30 minutos ao longo do dia. O importante de tudo é evitar a vida sedentária. No entanto, o ideal é fazer a Caminhada programada
Além da Caminhada e da Vida Ativa, outras formas de AF podem ser praticadas, tais como natação, hidroginástica, e todas as demais referidas acima, dependendo da disponibilidade de cada pessoa. O importante é que respeite os princípios do esforço e do aumento progressivo da carga, bem como da prática rotineira.
A obesidade é uma das condições mais prejudiciais para a saúde. Ela é provocada, principalmente, por dois fatores: 1- Alimentação errada em qualidade e quantidade. 2- falta de atividade física. O emagrecimento deve ocorrer de maneira saudável e definitiva. Não adianta fazer regimes violentos, passar fome para emagrecer, porque isso irá provocar desequilíbrio e enfraquecimento do organismo. Mesmo tendo perdido peso, ao término do regime, o peso perdido será ganho outra vez, geralmente, mais do que antes. A maneira saudável de emagrecer é através de duas práticas: - Atividade Física adequada e rotineira. - Alimentação adequada (matéria orientada em outra lição). É preciso, portanto, um processo de reeducação alimentar e de hábitos de vida. Não adianta ficar se enganando, procurando métodos mágicos para emagrecer de forma fácil, sem esforços, porque eles não existem. Existem, sim, muitos métodos desonestos e enganadores que prometem milagres mas, se por um lado promovem o emagrecimento, por outro, não serão capazes de manter o peso, além de serem métodos prejudiciais á saúde.
Muito cuidado com os remédios para emagrecimento. Eles afetam o sistema nervoso e são perigosos, podendo determinar reações e complicações difíceis de serem resolvidas. São remédios que criam dependência e alteram até mesmo o comportamento e o equilíbrio mental. Não existem remédios naturais para abolir o apetite. Têm existido uma exploração desonesta pelo uso de remédios para tirar o apetite apresentados como sendo naturais. Isso não existe. Os remédios naturais, homeopáticos, ajudam o processo de emagrecimento a medida em que equilibram o organismo e controlam a ansiedade, evitando o comer excessivo e errado, e melhorando a disposição para realizar a Atividade Física. Remédios que tiram o apetite são todos muito perigosos, não use.
|