Lição 11

7 a 12 de março

A vinda do Espírito

Lição dos jovens 1112004


"Mas Eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que Eu vou. Se Eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se Eu for, Eu O enviarei" (João 16:7).

Prévia da semana: Em João 13–16, Jesus ensinou aos Seus discípulos como viver sem Sua presença física, assim como a segunda geração de cristãos teria que viver sem a presença física dos discípulos. Quando os seguidores de Jesus manifestam o desejo da verdade por intermédio da obediência aos mandamentos de Jesus, o Espírito da verdade vem a eles. Aquele Espírito nos lembra as palavras e ensinos de Jesus (João 14:26), guia a toda a verdade, nos diz o que precisamos saber sobre o futuro (João 16:13), e glorifica a Jesus na Terra (v. 15). Mas para os que rejeitaram ou ignoraram os mandamentos de Jesus, o Espírito traz convicção de pecado, justiça e juízo (vs. 8-11).

Leitura adicional: João 13-16; Miq. 6:8; Mat. 6:34; Atos 2:1-4; I Cor. 12 e 13; Caminho a Cristo, págs. 77-83


Domingo, 7 de março

Introdução
RECEBA SEU PRESENTE PROMETIDO

1. Jesus esperou que Judas saísse (João 13:28-30) para começar a despedir-Se dos Seus discípulos. O que foi dito a seguir foi para o encorajamento deles – e nosso. Que problemas Jesus e Seus discípulos estavam enfrentando naquele momento? João 13:33 e 36

2. Que impacto Jesus sentia que isso teria sobre os Seus discípulos? João 14:18

3. Qual era um aspecto em que os discípulos estariam em melhor situação quando Jesus fosse para o Pai? Veja João 14:12-14

Jesus, enquanto na Terra, estava sujeito a limitações humanas. Ele só podia estar em um lugar de cada vez. Quando estava com os discípulos, o Pai só poderia ser visto em Sua pessoa (v. 9). Mas quando Ele ascendeu ao Pai, essas limitações específicas foram deixadas para trás. Por meio do Espírito (vs. 16 e 17), Seus discípulos poderiam representar o caráter de Deus a todo o mundo.

Eu estava sentado lá, entorpecido, com um nó na garganta e o estômago revirando. Logo uma lágrima me desceu pelo rosto enquanto, de alguma forma, eu reunia coragem para me colocar de pé. "Não posso crer que estou fazendo isto", eu pensava comigo mesma. Mas eu tinha que fazer. Precisava fazer. Com a cabeça baixa de culpa e vergonha, mas ao mesmo tempo um sentimento de esperança e liberdade, saí do banco e andei até o púlpito. Eu não queria mais viver minha vida como estava vivendo. Se Jesus tivesse vindo antes daquele momento, eu não estaria pronta. Aquela voz suave e gentil estava me dizendo para ir a Ele. Entreguei minha vida a Cristo naquele dia. Contudo, fiquei pensando o que eram aqueles sentimentos estranhos e de onde vinha aquela voz. Mais tarde fiquei sabendo que era do Espírito Santo. Mas quem é o Espírito Santo?

A Palavra de Deus nos dá bastante conhecimento sobre o Espírito Santo. Sabemos que o Espírito estava presente no próprio princípio da Criação (Gên. 1:1 e 2). Antes de Sua morte e depois de Sua ressurreição, Jesus prometeu o Espírito Santo a [Seus] discípulos. Jesus disse a Seus seguidores, antes de partir, que enviaria um Ajudador para guiá-los e dirigi-los (João 16:8-12). Ele também lhes disse que este Ajudador provaria muitas coisas.

O propósito do Espírito Santo é ser um porta-voz de Cristo. "O Senhor Jesus age por meio do Espírito Santo; pois Este é Seu representante" (Mensagens aos Jovens, pág. 55). O Espírito Santo guia e dirige os crentes à verdade. Ele fala as palavras do Pai e entrega mensagens ao Seu povo (João 16:13-15). O Ajudador também ensina todas as coisas que Jesus prometeu antes de ir embora, e nos faz lembrar delas (14:25 e 26).

"A promessa do Espírito Santo não é limitada a algum século ou raça. Cristo declarou que a divina influência de Seu Espírito estaria com Seus seguidores até o fim. Desde o dia do Pentecoste até ao presente, o Confortador tem sido enviado a todos os que se rendem inteiramente ao Senhor e a Seu serviço. A todos os que aceitam a Cristo como um Salvador pessoal, o Espírito Santo vem como consolador, santificador, guia e testemunha" (Atos dos Apóstolos, pág. 49).

No dia em que entreguei minha vida a Cristo, recebi meu presente prometido – O Espírito Santo. Que presente!

Nicole Pinkney
Burtonsville, EUA


Segunda, 8 de março

Exposição
A TERCEIRA PESSOA

4. Em João 15:1-8, Jesus faz a bela analogia da videira e os ramos. Como é possível permanecer na vinha? João 15:6, 7, 9 e 10

5. Como os discípulos deveriam encarar a perda da presença pessoal de Jesus? João 15:26 e 27; 16:7

Por que era melhor que Jesus voltasse para o Céu? (1) Ele enviaria o Espírito Santo, que não estaria sujeito às limitações humanas; (2) pelos esforços dos discípulos, a obra de Jesus se estenderia a todo o mundo; (3) o amor que eles teriam por causa do Espírito (15:12-15) teria um poder convincente diante do mundo (13:34 e 35); (4) quando superassem a ausência de Jesus, os discípulos estariam habilitados a oferecer um fundamento sólido aos que viessem após a sua geração (15:1-8).

É impressionante como Sua primeira aparição passou relativamente despercebida. "O Espírito de Deus Se movia sobre a face das águas" (Gên. 1:2). Sim, Ele também participou da criação deste mundo, e do Universo. Que poder! Contudo, se presta pouca atenção ao fato de que Ele ainda está aqui hoje. Faraó O notou (41:38); Bezaleel, o filho de Uri da tribo de Judá, ficou cheio dEle (Êxo. 31:3); o mesmo ocorreu com Balaão (Núm. 24:2) e com Saul (I Sam. 11:6). Ezequiel afirmou que foi tomado pelo Espírito (Ezeq. 11:24).

O Espírito com certeza estava presente e à disposição antes do dia de Pentecostes. O que é tão diferente agora? O que fez com que mais de 120 pessoas trabalhassem suas muitas diferenças e ficassem unânimes numa sala esperando por uma promessa dada por um Homem? O que tornou essa ocasião tão diferente das outras 88 ocasiões em que o Espírito foi mencionado no Antigo Testamento?

Para descobrir as respostas precisamos ir ao Calvário. "O Espírito veio vindicar o caráter do ministério de Cristo e Sua concluída missão sacrifical (cf. João 14:23-26). Baseava-se na obra terminada do Calvário. Foi o Cristo glorificado que pediu, recebeu e enviou o Espírito Santo para os expectantes discípulos."* "O derramamento pentecostal foi uma comunicação do Céu de que a confirmação do Redentor havia sido feita" (Atos dos Apóstolos, pág. 39).

Jesus Cristo, o Filho, a segunda Pessoa da Divindade, havia Se levantado, deposto Sua vida por Seu próprio poder (10:17 e 18), Se levantado novamente e completado Sua obra aqui embaixo na Terra. Havia sido glorificado, e agora era hora de a terceira Pessoa da Divindade Se levantar. O Espírito é um presente que nos é dado para ser usado. Demasiadas vezes Ele fica encostado, aguardando que chamemos por Ele. "A igreja por muito tempo se tem contentado com um pouco das bênçãos de Deus. Não tem sentido a necessidade de alcançar os exaltados privilégios para eles comprados a um custo infinito" (Testemunhos para Ministros, pág. 175).

Ele é poderoso o suficiente para colocar o mundo em movimento. É poderoso o suficiente para pagar seus estudos. É poderoso o suficiente para dar cor a uma flor. É poderoso o suficiente para resolver qualquer problema que você possa encontrar, não importa quão grande seja, e é amoroso o suficiente para resolver qualquer problema, não importa quão pequeno seja.

O Espírito Santo é tremendo! É tão tremendo quanto – bem, quanto Deus. Mas porque Ele é a terceira Pessoa da Divindade, colocamo-Lo na última posição e O consideramos o menor na Divindade. Ao contrário. Veja o que Ele fez no Pentecostes. Pescadores, que antes falavam só duas línguas, o aramaico e os xingamentos que Pedro usou no pátio, agora estão falando em muitas línguas. "Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!" (Atos 2:9-11). Será que Ele pode fazer isso agora? Será que pode fazer isso em nossa época? Por que não? Ele é o mesmo Espírito que está esperando para habitar em você mediante a sua solicitação. Ele está pronto agora a tomar posse de você e usá-lo(a) para glorificar o Pai assim como Jesus fez. Ainda nos reunimos em um lugar, a igreja, esperando por Ele como os 120 fizeram tanto tempo atrás. Jesus ordenou aos discípulos que não se afastassem de Jerusalém até que o Pai enviasse a Promessa (1:4). A ordem foi para os discípulos antes do Pentecostes. Após a chegada do Espírito Santo, a ordem era sair da sala e testemunhar em Jerusalém, na Judéia, e até os confins da Terra. "A descida do Espírito Santo sobre a igreja é olhada como estando no futuro; é, porém, o privilégio da igreja tê-la agora. Buscai-a, orai por ela, crede nela. Precisamos tê-la, e o Céu espera para concedê-la" (Evangelismo, pág. 701).

Ore para que o Espírito habite em você. Ele lhe deu um dom especial que ajudará alguém a dizer sim a Cristo. Pode ser tão simples como um sorriso do qual um transeunte precisa, ou tão complexo como as mãos curadoras de um cirurgião.

Prepare-se para o Espírito habitar em você. "Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!" (Luc. 11:13).

Louve a Deus por deixar o Espírito usá-lo(a). Quando o Espírito estiver habitando em você, você testificará de Jesus. As pessoas olharão para você e ficarão maravilhadas com a mudança que vai ocorrer.

A conclusão da obra neste planeta cabe a você. Mas você precisa de ajuda. Por que não pedir à mesma Pessoa que participou da criação deste mundo que o(a) ajude a terminar a obra? O Espírito de Deus está sobre a Terra. Desta vez Ele está de pé, esperando que você pare de esperar por Ele.

* Leroy E. Froom, A Vinda do Consolador (Tatuí, SP: Casa, 1988), pág. 31.

Larry Bonner
Clinton, EUA


Terça, 9 de março

Testemunho
ANTES DE EU PARTIR...

6. O que podemos aprender sobre a obra do Espírito nos seguintes versos? João 1:32 e 33; 3:5-8; 4:23 e 24; 7:37-39

Embora o Espírito seja mencionado várias vezes na primeira metade deste Evangelho, existem poucas informações sobre Ele. A exata natureza da obra do Espírito só se tornaria manifesta no contexto da Cruz (João 7:39). Então, João 7:37-39 é uma passagem de transição, preparando o leitor para as informações mais claras e detalhadas sobre a obra do Espírito no discurso de despedida, em João 13–16. João 20:22 (leia) mostra que a promessa de João 7:39 começou de fato a ser cumprida logo depois da "glorificação" de Jesus na cruz. Em João 14–16, o título dado ao Espírito é um substantivo grego que pode ser traduzido como "Consolador" ou "Conselheiro."

A admoestação final, os detalhes de última hora a serem lembrados, as palavras de despedida, em geral são palavras de admoestação ou elogio. Quando Jesus diz adeus a Seus amigos, Ele está ciente da sensação que eles têm de perplexidade e desespero. Ele lhes dá encorajamento, uma mensagem que é tão estimulante para nós hoje como foi para os discípulos naquela época.

As palavras "Não se perturbe o coração de vocês" (João 14:1) e "Eu... enviarei [o Espírito Santo]" (16:7) elevaram o espírito abatido dos discípulos.

Cristo foi e nos deixou, mas não estamos sozinhos. Não devemos ser levados por qualquer vento que sopre. Ele nos deixou uma torre forte, um guia. Tudo o que precisamos fazer é ser receptivos, e então seremos produtivos e frutíferos.

Tanto os discípulos quanto nós nesta nova era não temos nada a temer. Quando os tempos difíceis surgirem e chegarem as provas do tempo do fim, temos uma âncora e não desistiremos; estaremos despertos e trabalhando para o Mestre, não dormindo e ociosos; teremos poder e estaremos entusiasmados, não fracos e apáticos. Nós, que aceitamos o estímulo do Espírito para fazer a vontade do Mestre, temos um novo coração. Estamos transformados pelo Espírito da verdade, animados, ansiosos e destemidos, levando a verdade aos caminhos e atalhos.

Agora é o tempo de dizermos: "Vem, Espírito Santo, preciso de Ti". Por quê? Porque "o Espírito Santo foi prometido para ficar com aqueles que estivessem lutando pela vitória, em demonstração de todo o poder, capacitando o agente humano com poderes sobrenaturais, e instruindo os ignorantes nos mistérios do reino de Deus. Constitui maravilhosa promessa o fato de que o Espírito Santo deve ser o grande Ajudador" (Manuscript Releases, vol. 2, pág. 14).

Pense nisto
  1. O que é revelado sobre o caráter de Deus o Pai e de Deus o Filho ao enviarem o Consolador após Jesus ter retornado ao Céu?
  2. À luz da tremenda assistência que estamos recebendo do Espírito, qual é o impedimento para a chuva serôdia?
  3. Aliste as maneiras concretas através das quais o Espírito Santo tem reavivado você e tornado sua vida um verdadeiro reflexo do Filho.

Sanjo A. Jeffrey
St. Catherine, Jamaica


Quarta, 10 de março

Evidência
VOCÊ TEM O ESPÍRITO?

7. Como o Espírito Se relaciona com os mandamentos? Por que essas duas verdades se ligam? João 14:15-21

Jesus chama o Espírito Santo de "outro Consolador" (João 14:16). Significa que o Espírito Santo não é o Conselheiro (ou Consolador), Ele é outro Conselheiro. A língua original enfatiza a semelhança entre Jesus e o Espírito. O Espírito é outro Conselheiro como Jesus. Jesus é o Conselheiro. Jesus assegurou aos discípulos que eles não permaneceriam "órfãos" (João 14:18). Pelo Espírito, Ele continuaria a estar com eles. O Espírito faria por eles o mesmo que Jesus fazia quando estava fisicamente na Terra.

Como se explica o Espírito Santo? Isso não é fácil. Ele tem sido comparado ao vento. Você não pode vê-Lo. Simplesmente sabe que Ele está lá. Sente Sua presença.

A palavra grega para o Espírito de Deus é hagios, que significa coisa pura, santíssima, sagrada. A palavra hebraica é ruach, que significa soprar, ventar, respirar. Atos 2:1-4 fala da primeira manifestação física do Espírito Santo no Pentecostes. Fala de "encher" os crentes do Espírito Santo. "Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava" (Atos 2:4).

O Espírito Santo existia desde o princípio do tempo. O Senhor prometeu a Moisés que os 70 anciãos de Israel receberiam o mesmo Espírito que habitava nele. Carregariam o fardo do povo com ele (Núm. 11:32). Ezequiel 36:27 diz: "Porei o Meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os Meus decretos e a obedecerem fielmente às Minhas leis."

Ninguém notou o Espírito enquanto Jesus estava aqui. Jesus foi embora porque sabia que se ficasse os discípulos dificilmente reconheceriam que o Espírito existe. Jesus foi embora e trabalhou através do Espírito Santo (João 16:5-15).

Para receber o Espírito Santo, precisamos primeiro reconhecer o chamado de Deus e nascer de novo (João 3:5-8). Segundo, de acordo com Atos 2:38, precisamos nos arrepender, ser batizados, e então receber o Espírito Santo. Quando pecamos, separamo-nos de Deus; pelo arrependimento somos unidos novamente com Deus. O batismo é uma confissão pública de que estamos reconhecendo o chamado de Deus. Terceiro, precisamos pedir que o Espírito Santo entre em nossa vida. "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. ... Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir" (Luc. 11:9 e 13). Finalmente, precisamos crer que O recebemos. "Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá" (Mar. 11:24).

Gálatas 5:22 e 23 alista os frutos que nos são providos pelo Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Você os possui?

Pense nisto
Como você pode explicar o Espírito Santo a alguém que nunca ouviu sobre Ele antes?

Sherri Berryman
Washington, EUA


Quinta, 11 de março

Aplicação
O ESPÍRITO: NOSSO AMIGO

8. Que tarefa do Espírito está registrada em João 15:26?

9. A que três áreas o Espírito Santo traz convicção? João 16:8-11. Que duas características da obra do Espírito são destacadas em João 16:13?

O papel do Espírito é exaltar e glorificar a Jesus diante da humanidade aqui na Terra. Não existem revelações do Espírito a não ser as que exaltam e glorificam a Jesus. O Espírito é o Sucessor e Representante de Cristo diante dos discípulos e do mundo. Como Jesus trazia julgamento e convicção a todos os que eram expostos à Sua luz, o Espírito Santo também tem um ministério para o mundo: o de levar convicção do pecado, a oferta da justiça e uma advertência do juízo por vir.

Deus nos vê através de todas as provas e tribulações; e embora às vezes isso soe como um clichê, nunca é mais evidente do que quando estamos em necessidade. O mundo parece estar clamando por algo mais quando ocorre uma tragédia. Procuram algo mais do que este mundo tem a oferecer. Não é revigorante, então, para nós como cristãos, que tenhamos as promessas de Deus às quais nos apegar e Seu Espírito para nos guiar?

Jesus sabia que Seus discípulos experimentariam um senso de perda quando Ele os deixasse, mas confortou-os com as seguintes palavras: "E Eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre.... Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês" (João 14:16 e 18).

Também podemos nos apegar a essa promessa. Nós, as pessoas que nunca O conhecemos na carne, ainda O podemos reconhecer pessoalmente e ser confortados por Seu Espírito. Jesus sempre sabia o que dizer; embora Ele próprio estivesse para enfrentar provas e sofrimento, não pediu conforto, mas pensou primeiro em Seus amigos e os confortou dizendo que não os deixaria sozinhos.

"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos" (15:13). Jesus nos considera Seus amigos. Que privilégio! O pai de um amigo certa vez me disse que "se quando chegar a sua hora você tiver mais amigos do que puder contar nos dedos da mão, então sua vida foi muito rica". Quão verdadeiro isso soa, especialmente nas ocasiões quando estamos nos sentindo abatidos e temos um amigo, um consolador ao nosso lado.

Ultimamente tenho me esforçado para ser um bom amigo. Às vezes nosso egoísmo ou nossa agenda oculta (que advém de nossa natureza pecaminosa) nos impede de alcançar o ideal de sermos um amigo amoroso, um verdadeiro amigo. Precisamos pedir a Jesus para que Seu Santo Espírito nos guie. Isso ocorre especialmente quando nossos amigos não são cristãos. "Quão pouco podem os homens fazer na obra de salvar almas, e no entanto quanto poderão fazer por meio de Cristo, se forem imbuídos de Seu Espírito!" (Testemunhos para Ministros, pág. 144).

Ao estudarmos esta semana sobre o fato de o Espírito Santo substituir Jesus, vamos pensar em maneiras pelas quais podemos ser consoladores e melhores amigos. Que nosso coração não se perturbe, mas que sejamos agradecidos a Deus por ter enviado Seu Espírito para nos guiar a toda verdade e para dar-nos o dom da paz mental e da paz de coração.

Michael Grau-Veliz
Broadway, Austrália


Sexta, 12 de março

Opinião
RELACIONADOS COM O ESPÍRITO

"Ao estudarmos as obras de Deus, o Espírito Santo faz raiar convicção na mente. Não é a convicção que o raciocínio lógico produz; mas, a não ser que a mente se tenha tornado muito entenebrecida para reconhecer a Deus, muito turvos os olhos para vê-Lo, os ouvidos muito moucos para ouvir-Lhe a voz, uma significação mais profunda é apreendida, e as sublimes verdades espirituais da Palavra escrita são gravadas no coração" (Parábolas de Jesus, pág. 24).

"O Espírito Santo é dado para ser um ajudador, a fim de que o homem possa cooperar com o Divino, e é dado para que Ele possa atrair a alma" (Para Conhecê-Lo [Meditações Matinais, 1965], pág. 57).

O livro de João enfatiza os relacionamentos de Jesus com aqueles que Ele amou e com aqueles que O aceitariam depois de Ele ter ido embora. Portanto, as palavras que João usa para transmitir a promessa de Jesus de enviar-nos o Espírito Santo falam do significado de estabelecer um relacionamento com Ele. Afinal de contas, não posso ser confortado por alguém ou verdadeiramente ensinado por alguém a menos que eu conheça aquela pessoa e confie nela. Sem isso eu certamente não a deixaria morar comigo!

No entanto, eu nunca pensaria em me relacionar com o Espírito Santo da maneira como me relaciono com Jesus e com o Pai. A idéia de orar diretamente para o Espírito Santo da maneira como oro ao Pai e a Jesus me parecia estranha. Na verdade, às vezes pedi a Deus que enviasse o Espírito Santo embora Ele já esteja aqui, esperando ser convidado para entrar em nossa vida. Certamente me foi dito que preciso dar ouvidos ao Espírito Santo e fazer o que Ele diz, mas o cooperar, o trabalhar em sociedade com Ele, requer mais do que simplesmente cumprir ordens.

Relacionar-nos com o Espírito Santo é essencial para nossa vida espiritual. Afinal de contas, além de tudo o mais que Ele faz, Ele é o membro da Divindade que veio encabeçar a pregação do evangelho por todo o mundo e iniciar o tempo do fim como o conhecemos. Ele deseja ir conosco e através de nós de maneiras miraculosas, especialmente quando vier a chuva serôdia. Mas estará fazendo as malas e partindo à medida que a história da Terra chega ao final. Portanto, é uma questão de urgência que aprendamos a andar e conversar com Ele da maneira como os discípulos andavam e conversavam com Cristo. Os eventos finais deste mundo serão rápidos e caóticos. Não seremos capazes de enfrentá-los a menos que aprendamos a ouvir e conhecer a voz do Espírito e confiar em Sua direção em nossa vida.

Pense nisto
  1. Como alguém pode desenvolver um relacionamento com o Espírito Santo? Seja específico.
  2. O que a Bíblia diz sobre o relacionamento que o Espírito Santo deseja ter conosco? Veja Mateus 12:32; Marcos 13:11; João 14:26 e 27; Atos 1:5; 4:31; Efésios 4:30.
  3. A psicologia nos diz que começamos a imitar aqueles com quem temos um relacionamento íntimo. Com as informações que você tem sobre o Espírito Santo, como você diria que essa afirmação está relacionada à obra do Espírito Santo em ajudar a moldar nosso relacionamento com Deus o Pai e com o Filho?

Karen Abdool
Gaithersburg, EUA


RETORNAR