Lição 1
28 de dezembro a 2 de janeiro

O EVANGELHO EM ROUPAS COTIDIANAS

Lição dos jovens 112004 - O evangelho em roupas cotidianas


"Então Jesus lhe disse: ‘Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram’" (João 20:29).

Prévia da semana: Muitas vezes temos problemas para saber como manter uma relação viva com Alguém que não podemos ver, ouvir nem tocar. Imaginamos que a fé era mais fácil para os que andaram e falaram com Jesus nos tempos do Novo Testamento. Mas o Evangelho de João nos diz que a palavra de Jesus, como foi oferecida no Evangelho, é tão poderosa quanto Seu toque. Pelo Espírito e pela Palavra, podemos conhecer a Jesus mesmo mais intimamente do que os discípulos.

Leitura adicional: João 5:14; 21:20-25; Sal. 96-98; 103 e 104; O Desejado de Todas as Nações, págs. 662-680


Domingo, 28 de dezembro

Introdução
FACE A FACE COM CRISTO 

1. Além dos quatro evangelhos, houve outros relatos, talvez até por escrito, que contaram a vida de Cristo? Luc. 1:1

2. Descreva o processo pelo qual o Evangelho de Lucas (e presumivelmente também o de João) veio à existência. Luc. 1:2 e 3

Lucas, inspirado pelo Espírito Santo, aparentemente conversou com testemunhas oculares e os que memorizaram as declarações e histórias de Jesus. O resultado final foi o Evangelho de Lucas, como o conhecemos hoje.

3. O que se pode dizer sobre as limitações de todos os Evangelhos? João 21:25

Nosso pastor nos contou sobre um incidente que ocorreu quando ele estava fazendo visitação. Naquele dia específico ele havia ido a uma nova área onde não havia membros de sua igreja. Ele foi a algumas casas e orou com novas famílias que nunca havia encontrado antes. Em uma das casas lhe disseram que visitasse uma casinha próxima. Foi-lhe ainda informado que a ocupante daquela casa era uma senhora paralítica que havia passado a vida toda na cama.

Quando ele chegou na entrada, pôde sentir a solidão que enchia aquele cômodo, que não tinha nada exceto uma cama e um velho cobertor sujo. Ele quase se virou e foi embora, porque não viu ninguém. Mas, ao se virar, ouviu uma voz fraca vinda da cama.

Após os cumprimentos, o pastor informou à frágil senhora que estava lá que, apesar do fato de ela estar naquela condição, havia Alguém que a amava muito – Alguém que morreu pelos pecados da humanidade. Ele ficou feliz ao ver que ela estava ficando interessada na história de Jesus, e tomou tempo para explicar verdades simples sobre o Salvador. Após ouvir atentamente durante certo tempo, a mulher disse que estava feliz por Alguém a amar apesar do fato de ela estar paralítica e isolada.

O pastor lhe disse que Jesus vai voltar, e que quando Ele voltar para estabelecer o Seu reino, não haverá mais tristeza nem paralisia, e todos os santos serão recompensados. Neste momento, ela pediu ao pastor que tirasse algo de um saco plástico preto que estava pendurado num dos cantos do cômodo. Para sua surpresa ele descobriu que ali havia algumas moedas, que provavelmente lhe haviam sido dadas por um outro visitante. Tomado de surpresa, o pastor perguntou à senhora o que ela iria fazer com as moedas. "Isto é tudo que eu tenho no momento. Por favor, leve-as a Jesus como um presente por Ele haver morrido por mim e por me amar apesar de eu ser o que sou. Hoje me sinto como se O tivesse encontrado face a face." Ela concluiu agradecendo o pastor por lhe trazer uma mensagem de esperança.

O evangelho de Cristo transforma vidas todos os dias. Grandes transformações ocorrem na vida das pessoas quando elas aceitam a Jesus. Não seria ótimo se você se tornasse um canal através do qual alguém pudesse aceitar a Cristo? O que mais você pode dar ao Seu Salvador pelo fato de Ele ter morrido por você?

Oh Jieun, Gwangju, Coréia do Sul


Segunda, 29 de dezembro

Evidência
VERDADEIRAMENTE LIGADO

4. Com que objetivos João disse que selecionou o que escreveu sobre a vida de Jesus? A Bíblia inteira tem o mesmo propósito? João 20:30 e 31

5. Que história fornece a introdução para a declaração de propósito de João? João 20:24-28

6. Leia II Coríntios 4:18. Como este verso se encaixa com a lição de hoje? Que mensagem existe para nós hoje, que não vimos Jesus pessoalmente? Agora leia o texto abaixo e pense em formas de se manter ligado a Jesus, mesmo sem vê-Lo.

O evangelho de João procura explicar o mistério da pessoa de Cristo usando a vida cotidiana para ilustrar realidades espirituais. Ele usa coisas comuns como água, pão, luz e ovelhas – bem como a videira e seus frutos – para enfatizar os dons da vida eterna e o amor que vem somente através de Cristo.

Os versos de João 15:1-8 tinham por objetivo ensinar-nos sobre o relacionamento de Jesus com Seu Pai (verso 1), com os cristãos (verso 5), e com o resto da humanidade (verso 6). A videira é uma planta trepadeira que dá frutos. Seu crescimento não é espontâneo. Depois de plantada, seu crescimento depende das quantidades de água e luz que ela recebe.

A videira tem muitos ramos diferentes. Alguns crescem para a direita, alguns para a esquerda. Alguns ramos crescem para cima, outros, para baixo. Não importa, contudo, quão longe a videira chegue, ou quão grande ela se torne, todos os ramos ainda são dependentes da videira, pois ela é o único sistema que tem raízes.

Deus escolheu uma metáfora simples e comum para explicar essa realidade. Nesta analogia os seres humanos são representados pelos ramos e Cristo é a videira. Os ramos sem a videira são secos e sem frutos, e não podem ser úteis para nada exceto para serem queimados. Para sermos vivos e frutíferos, contudo, precisamos estar enxertados em Cristo, a Videira verdadeira.

Precisamos ser podados diariamente ao estarmos ligados constantemente à videira e extrairmos sua seiva. Se extrairmos o amor de Cristo, ele circulará através de nós até atingir todas as partes de nosso ser, tornando-nos frutíferos.

O ato de ir a Cristo, isto é, o processo de enxerto, é muitas vezes doloroso. É muito difícil você renunciar à sua própria vontade e aos seus próprios caminhos. Mas, para você permanecer em Cristo, sua vontade precisa se tornar uma extensão da vontade dEle. Quando isso acontece, você se torna manso e puro de coração. Toda a sua vontade se torna um constante sacrifício de amor; todo ato, uma manifestação de amor; e toda palavra, um pronunciamento de amor.

A unidade com Cristo pode ser alcançada apenas se Ele Se tornar a fonte e o centro da sua vida.

Pense nisto

O que realmente significa permanecer em Cristo? Seja específico.

Adelle Chowthee, Gwangju, Coréia do Sul


Terça, 30 de dezembro

Exposição
O EVANGELHO NUNCA ESTÁ VELADO

7. Em João 21 Jesus aparece restaurando Pedro após este O haver negado. Quem Pedro percebeu que estava seguindo a Jesus junto à praia? João 21:20 e 24. Veja também João 13:23-25

8. O que Pedro perguntou a Jesus sobre João? João 21:21

Jesus fugiu da pergunta com uma mensagem cifrada e que foi mal compreendida nos anos que se seguiram. O povo ficou crendo que o discípulo amado, João, viveria para ver a segunda vinda de Jesus. E Deus chamou João para deixar o legado de outro evangelho escrito, a fim de corrigir o rumor infundado. Seu Evangelho ensina a todos nós como ter uma amizade viva com Alguém que não podemos ver, ouvir ou tocar. 

Uma definição clara (Luc. 1:1-4). Ao apresentar a história de Jesus, os testemunhos dos quatro escritores dos evangelhos nos relatam o que viram, ouviram, tocaram e experimentaram de maneira muito íntima. Através da experiência do Espírito Santo, temos uma história compacta recontada por quatro escritores, cada um dotado de seu estilo singular. No curto prelúdio de seu evangelho (Luc. 1:1-4), Lucas escreve para esclarecer que o evangelho não é uma história inventada, mas uma realidade que ele experimentou. Ele nos lembra que não é suficiente apenas crer. Enfatiza a necessidade de compreendermos plenamente o que cremos e por que cremos.

Como seguidores de Cristo, devemos saber que "o cristianismo é uma religião construída sobre fatos. Nunca percamos isto de vista. Ela se apresentou diante da humanidade nesta forma. Os primeiros pregadores não ficaram para cima e para baixo no mundo, proclamando um sistema complicado e artificial de doutrinas obscuras e princípios profundos. Encarregaram-se de contar aos homens grandes fatos diretos".1

O propósito do evangelho (João 15:1-8). Jesus é o eixo em torno do qual todo cristão deve girar. A superfície áspera deste mundo não oferece desafio maior do que o que Cristo suportou. Se O seguirmos, podemos suportar. Assim Ele diz que, como a videira e seus ramos, precisamos estar ligados. Como ramos, não podemos viver desligados da videira. "Uma permanência contínua numa conexão viva com Cristo é essencial para o crescimento e a produção de frutos. Uma atenção ocasional a assuntos de religião não é suficiente. Estar no alto de uma onda de fervor religioso num dia, e no outro cair para um período de negligência, não promove a força espiritual. Permanecer em Cristo significa estar em comunhão diária, constante com Jesus Cristo, e viver Sua vida (Gál. 2:20). Não é possível um ramo depender de outro quanto a sua vitalidade; cada um deve manter seu próprio relacionamento pessoal com a videira. Cada membro deve produzir seus próprios frutos."2

Previsão e oração (João 17:20). Jesus ora não apenas pelos escritores do evangelho, mas também por todos os que crerão nEle através do evangelho em todas as gerações. Sua oração também nos lembra que temos a mesma responsabilidade que os discípulos. Ela nos lembra que não há outra maneira de trazer as pessoas a Jesus a não ser através do evangelho. Quanto a isto Pedro escreveu: "Para que vocês se recordem das palavras proferidas no passado pelos santos profetas, e do mandamento de nosso Senhor e Salvador que os apóstolos de vocês lhes ensinaram" (II Ped. 3:1 e 2). Somente através disto é que podemos alcançar os outros com amor. Esta é nossa suprema missão e responsabilidade.

A infindável barreira ao evangelho (João 20:24-31). Muitas vezes nos encontramos em conflito com algumas questões que nossa racionalidade julga inconsistentes. Tomé estava nesse tipo de situação. Sua presença quando Jesus realizou muitos milagre não lhe deu o que ele achava necessário para crer que o que o Salvador dissera se realizaria. Ali se achava ele no profundo vale da dúvida, declarando assim: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas Suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no Seu lado, não crerei" (João 20:25).

Isso nos traz a um ponto muito importante. Não é a presença na igreja o que mais importa. É a experiência que temos com Jesus que é de grande valor. Pode ser que estejamos na igreja há muito tempo, mas a menos que, e até que, abracemos a verdade e a vivamos, seremos meros espectadores.

Então vem a questão de lidar com aqueles que têm fé fraca. Devemos ser capazes de seguir o exemplo de Jesus. "Na Sua maneira de tratar com Tomé, Jesus deu uma lição para Seus seguidores. Seu exemplo nos mostra como devemos tratar aqueles cuja fé é fraca, e põem suas dúvidas em destaque. Jesus não esmagou a Tomé com censuras, nem entrou com ele em discussão. Revelou-Se ao duvidoso. Tomé fora muito irrazoável em ditar as condições de sua fé, mas Jesus, por Seu generoso amor e consideração, derribou todas as barreiras. Raramente se vence a incredulidade pela discussão" (O Desejado de Todas as Nações, pág. 808).

A cilada da má interpretação (João 21:20-25). Mesmo enquanto Jesus estava circulando pelos lugares, dando informações de primeira mão, más interpretações também estavam circulando. Esse é um problema que ainda confunde a muitos. Os verdadeiros seguidores de Cristo, contudo, não podem se deixar levar pelo dilúvio de más interpretações. Sabemos em quem cremos, e Sua mensagem para nós é clara nos evangelhos e na Bíblia toda. Outras histórias paralelas criadas pelos ímpios discípulos de Satanás para neutralizar a história de Cristo não devem encontrar lugar em nossa mente.

1. J. C. Ryle, Expository Thoughts

2. The SDA Bible Commentary, comentário sobre João 15:4.

Mullah James, Gwangju, Coréia do Sul


Quarta, 31 de dezembro

Testemunho
ORÁCULOS DOS MILAGRES VIVOS

Sob diversos aspectos, o Evangelho de João expressa interesse na segunda geração de cristãos. Ali geralmente os discípulos não são chamados diretamente por Jesus mas pelo convite de outra pessoa que conhece a Jesus, talvez simbolizando como a maior parte do mundo viria a conhecer Jesus.

9. O que os textos a seguir mostram sobre a idéia de que precisamos ver Jesus pessoalmente para conhecê-Lo? João 1:40-42 e 13:20

Evidentemente, hoje, as pessoas aprendem de Jesus pelo testemunho de outros, que primeiro lhes contam sobre Jesus e, como no primeiro exemplo acima, os "guiam" a Ele. Então, como é importante que nós, seguidores de Cristo, estejamos preparados para fazer isso.

Atualmente estão sendo publicados muitos livros que falam sobre como viver uma vida de sucesso. Hoje em dia há demasiados manuais que podemos nos dar ao luxo de ler. Sendo que todo escritor afirma ser um expert, aqueles de nós que cremos em Jesus nos vemos num dilema ao tentar conciliar o que eles falam com as crenças que defendemos.

"Variam os espíritos humanos. Mentes de educação e pensamento diverso recebem diferentes impressões das mesmas palavras, e difícil é a um espírito transmitir a outro de temperamento, educação e hábitos de pensamento diferentes, através da linguagem, exatamente a mesma idéia que é clara e distinta em seu próprio espírito. Todavia para homens sinceros, retos de espírito, ele pode ser tão simples e claro que comunique sua intenção para todos os fins práticos. Caso o homem com quem ele se comunique não seja sincero e não queira ver e compreender a verdade, dará a suas palavras e linguagem a direção que se ajuste a seus próprios desígnios. Interpretará mal suas palavras, jogará com a imaginação, torcer-lhes-á o verdadeiro sentido, e então, entrincheirar-se-á na incredulidade, pretendendo que os sentimentos estão todos errados" (Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 19).

"O Senhor Deus, o Criador do Universo, deu o evangelho ao mundo a um preço infinito. Por meio deste agente divino, agradáveis e revigorantes torrentes de conforto celestial e consolo permanente têm sido abertas para aqueles que se aproximam da fonte da vida. Ainda há veios de verdade a serem descobertos; mas as coisas espirituais se discernem espiritualmente. As mentes obscurecidas pelo mal não podem apreciar o valor da verdade como é em Jesus. Quando se acaricia a iniqüidade, os homens não sentem a necessidade de fazer esforços diligentes, com oração e reflexão, para compreender o que devem saber, ou perder o Céu. Têm estado há tanto tempo sob a sombra do inimigo, que encaram a verdade como se vêem os objetos através de um vidro enfumaçado e defeituoso; pois todas as coisas são escuras e pervertidas a seus olhos. Sua visão espiritual é débil e indigna de confiança, porque olham para as sombras e se afastam da luz" (Fundamentos da Educação Cristã, pág. 188).

O impacto do evangelho varia. É em meio a essa diversidade que se espera que brilhemos. "A luz do Sol incidindo sobre diferentes objetos, empresta-lhes tonalidades diversas" (Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 22).

Jeremy Rose, Seul, Coréia do Sul


Quinta, 1º de janeiro

Aplicação
VIVER O EVANGELHO SEM DÚVIDAS

10. De acordo com Lucas 4:40, o que Jesus fazia sempre que curava as pessoas? (Veja Mat. 9:29 e 30; 20:34; Mar. 1:29-31; 9:25-27; Luc. 7:14 e 15; 13:13 para exemplos adicionais.)

11. Em contraste com Lucas, como Jesus operava Seus milagres, de acordo com o Evangelho de João? João 4:46-54 (Veja também 2:1-11; 5:1-15; e 11:1-44 para exemplos adicionais.)

A mensagem é clara: não precisa haver contato físico com Deus para sermos abençoados ou mesmo curados por Ele. A palavra de Jesus é tão boa quanto Seu toque.

12. A maioria dos milagres no Evangelho de João (mas não todos) foram operados em resultado das palavras de Jesus, e não pelo Seu toque. Liste as expressões de ordem usadas em cada um dos seguintes relatos: João 2:7; 4:50; 5:8; 9:7; 11:43

O evangelho de João tem algumas das mais profundas declarações sobre a fé cristã. Ele resume a missão de Jesus Cristo e dá curtas declarações que definem o Salvador e Seu relacionamento com todos os que crêem nEle. Um dos fatores principais que fizeram Jesus tomar a forma humana foi para demonstrar-nos que podemos suportar desafios nesta vida. Podemos derrotar as dúvidas que vêm com nossa débil racionalidade, tendo fé inabalável. Como cristãos hoje, temos um almanaque repleto de instruções para todas as dificuldades. O evangelho de João fornece uma abordagem pragmática a estas dificuldades com declarações das palavras de Jesus Cristo. Com nossas limitações, podemos imitar a Cristo dando os seguintes passos simples prescritos no evangelho de João:

Reconhecer nossa condição e convidar Cristo a entrar em nossa vida. A vida vivida longe de Cristo é uma vida desperdiçada. É uma vida acostumada às trevas. Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12).

Ter confiança em nosso testemunho. Temos a verdade como ela é em Jesus. Ao longo das Escrituras, encontramos remédios para todos os tipos de problemas e respostas para todas as ocasiões e situações. O que Cristo nos tornou conhecido são notícias tremendas, viáveis para todas as eras. Numa mensagem de encorajamento para todo crente em dúvida, Jesus diz: "Tudo o que ouvi de Meu Pai Eu lhes tornei conhecido" (João 15:15). Essa mensagem nos lembra que, ao cuidarmos de nossas atividades diárias, nossa vida deve se concentrar na vida de Cristo e refleti-la. Assim nos tornaremos testemunhos vivos, e nosso evangelismo será mais eficiente do que antes.

Banir todas as dúvidas. Em Sua resposta a Tomé (João 20:29), Jesus abençoou aqueles que crêem sem ver. Comentando sobre esse verso, Spurgeon diz: "A mais rica bênção é o quinhão daquelas mentes simples que crêem na Palavra de Deus, mesmo quando cercadas de dificuldades e sem o apoio de sinais e evidências. Quanto mais infantil a fé, mais feliz o coração."

Orar sem cessar. Finalmente, devemos nos lembrar de que a oração é um pré-requisito em cada passo do crente. Realizar qualquer atividade evangelística ou tentar testemunhar com sua vida, sem oração, é um esforço fútil.

Kelly Muriuki, Meru, Quênia


Sexta, 2 de janeiro

Opinião
RAMOS SECOS

"Não porque vejamos ou sintamos que Deus nos ouve, devemos nós crer. Temos de Lhe confiar nas promessas" (O Desejado de Todas as Nações, pág. 200).

No ano de 2001, eu morava sozinho, longe de minha família num país estrangeiro. Era minha primeira experiência de estar tão longe de meus queridos. Era uma experiência muito solitária, que me forçou a procurar um substituto para minha família. Vi-me indo à igreja com mais freqüência do que costumava ir quando ainda estava em meu país.

As coisas começaram a mudar, contudo, quando comecei a me acostumar ao novo lugar. Gradualmente a necessidade de ir à igreja cessou e me senti confortável fazendo outras coisas, mesmo quando era o momento de eu estar na igreja. Lembro-me que sempre fazia coisas estranhas sem sentir o menor desconforto por causa disso. Era como se eu não me importasse de estar fazendo algo que não era aceitável ao meu Deus. Finalmente, não vi mais qualquer necessidade de ir à igreja. Quanto mais eu seguia meu caminho, mais me tornava espiritualmente insensível.

Hoje tenho um sentimento completamente diferente. Após profunda introspecção, percebi que quanto mais me afasto do que creio, mais condescendo com práticas inaceitáveis – e portanto me afasto de meu Deus.

Estar na igreja não torna nossa fé e nossa estabilidade perfeitas. Não é só um assunto de estar na igreja, mas envolve uma experiência com Cristo. Requer a unidade de um ramo com a videira verdadeira. Como cristãos, espera-se que dependamos apenas de Cristo, da maneira como os ramos dependem da videira.

Devemos ter cuidado para que influências externas não nos privem da nutrição que vem de Cristo. Se dependermos de outras influências, podemos secar e deixar de estar em conexão com a Videira Verdadeira. Quando estamos plenamente ligados a Cristo, nossa vida reflete a vida de Cristo. O estar em Cristo transforma a pessoa, tornando-a semelhante a Cristo.

"A união com Cristo por viva fé é permanente; todas as outras uniões devem perecer. Cristo primeiro nos escolheu, pagando um preço infinito por nossa redenção; e o verdadeiro crente escolhe Cristo como o primeiro, o último e o melhor em tudo. Mas essa união nos custa algo. Um ser orgulhoso precisa entrar numa relação de absoluta dependência. Todos os que entram nessa união precisam sentir sua necessidade do sangue expiatório de Cristo. Precisam ter uma mudança de coração" (The SDA Bible Commentary, vol. 5, págs. 1.143 e 1.144).

Dicas
  1. Escreva um diálogo entre Cristo e você, no papel de um Tomé, a respeito de suas tentativas de estar ligado a Cristo apesar de suas dúvidas.
  2. Imagine-se na presença de Cristo enquanto você lê João 17:20-26. Responda a Ele após cada verso. Ore ou escreva suas respostas.
  3. Faça uma lista de itens que simbolizem Cristo, enquanto você dá uma volta. Ao você encontrar um item da lista, pare para meditar nas lições que ele ilustra sobre um relacionamento com Cristo.

Chon Mi Hyun, Gwangju, Coréia do Sul


RETORNAR