Lição 2

4 a 9 de janeiro

Campeão incontestável

Lição dos jovens 212004 - Campeão incontestável


"Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a Sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1:14).

Prévia da semana: João 1:1-18 nos diz que o Rei do Universo, o eterno Criador, escolheu Se tornar um ser humano. Em termos simples mas profundos, João mostra o contraste entre as naturezas divina e humana de Jesus. Nenhum ser no Universo é mais divino do que Jesus nem é mais humano. Em Sua pessoa, Ele combina tudo o que precisamos para nos tornarmos filhos de Deus. O restante do Evangelho vai procurar mostrar como isso pode acontecer em nossa vida hoje.

Leitura adicional: Rom. 5:8; I João 3:1; O Desejado de Todas as Nações, págs. 506-510


Domingo, 4 de janeiro

Introdução
JESUS É REALMENTE O MELHOR?

1. Qual é o alcance do "Verbo" ou "Palavra" quanto ao tempo passado? João 1:1. A que se refere a expressão "no princípio"? Por que João queria ligar esses dois conceitos? Veja também João 1:3

2. Que tipo de relação a Palavra tinha com o Pai? João 1:1, 2 e 18. A Palavra é plenamente Deus ou de certa forma tem uma posição subordinada? João 1:1

A íntima relação entre a Palavra e o Pai era uma intimidade de iguais. Não estamos lidando aqui com "Deuses"; existe plena unidade na Divindade ao mesmo tempo que existe uma relação íntima entre as pessoas da Divindade.

Num claro dia de sol, acordei e comecei a agradecer a Deus por ele – sem perceber que Satanás ouviu minha oração e estava determinado a transformar minha alegria em tristeza. Quando eu estava para sair para minha caminhada diária, o telefone tocou. Do outro lado da linha ouvi a voz familiar de minha filha: "Mãe, Charles levou um tiro e os médicos acham que a bala atingiu dois ou mais órgãos. Uma cirurgia de emergência tem que ser feita." Não consegui dizer nada. Tudo parecia ter sido apagado de minha mente enquanto a voz de minha filha ecoava: "Mãe, você está me ouvindo?"

"Sim, querida, estou ouvindo. Estaremos aí o mais rápido possível."

Para minha surpresa ela disse: "Não! Mãe, você e papai só esperem junto ao telefone e orem. Não quero que vocês venham dirigindo toda esta distância agora."

Imediatamente telefonei para meu marido dando a notícia, e ele veio correndo para casa. Oramos fervorosamente. Sabíamos que Satanás queria que perguntássemos a Jesus por que, mas estávamos determinados a pedir a Jesus apenas pela vida de nosso filho, por Sua misericórdia e graça. Pensei sobre as promessas de Deus: "Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa" (João 16:24); "Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mat. 28:20). Eu sabia que precisava confiar em Jesus, então comecei a cantar: "Crer, confiar, Sua lei observar..." Jesus confortou minha alma lembrando-me que Ele não Se importava com a distância entre mim e meu filho. Ele podia curar atravessando terra e mar.

Algumas horas depois o telefone tocou e minha filha estava gritando: "Mamãe, ele vai ficar bom. Os médicos estão impressionados porque a bala não atingiu nenhum órgão embora parecesse assim pelas radiografias. Mas nós sabemos que não foi sorte. Só um Salvador amoroso, bom e generoso poderia ter realizado um milagre como esse. A bala passou direto pelo corpo dele. Como é poderoso o Deus a quem servimos!" Meu marido, minha filha e eu começamos a orar e a agradecer a Jesus por cumprir Suas promessas.

Jesus é o melhor. Ele será uma coluna para você em qualquer situação. É um Criador amoroso (João 1:1-14), nosso eterno Deus (Col. 1:16 e 17), nosso Salvador divino-humano (Isa. 7:14), nosso impecável Doador da vida (Isa. 60:1-20), nosso Substituto (II Cor. 5:21), nosso Senhor perdoador (Rom. 5:8), nosso compassivo Intercessor (Heb. 4:14-16), nosso sempre-presente Salvador (Mat. 28:20).

Patrícia Staley, Miami, EUA


Segunda, 5 de janeiro

Evidência
CAMPEÃO INCONTESTÁVEL

3. Como João deixa claro que a Palavra preexistente não era um ser criado? João 1:3

A clara intenção deste texto é afirmar que tudo e todos, em toda a criação, foi feito pela "Palavra". Ela é a fonte de tudo o que foi criado. Se "nada" foi feito a não ser pela Sua ação, Ele Próprio não é resultado de um ato de criação. Como João 1:1 assinala, antes de qualquer criação ter lugar, a Palavra já tinha existência contínua. Isso mostra que Quem morreu na cruz não era simplesmente outra parte da criação de Deus; se fosse assim, o sacrifício não teria o mesmo valor que tem em Jesus, o próprio Criador.

4. Que outros textos confirmam as declarações de João sobre o papel de Cristo como Criador? Heb. 1:2; Col. 1:16 e 17

Em qualquer categoria imaginável nós, seres humanos, desejamos nos comparar uns com os outros, medir uns aos outros, classificar um como melhor que o outro. Ficamos tão absorvidos com quem é que está mais bem vestido, quem tem melhor aparência, quem tira as melhores notas, que parecemos ter perdido o foco de nossa missão na Terra.

Felizmente nós, seres humanos, não somos os originadores desse mal. A primeira competição desse tipo começou com Lúcifer. Ele era um "querubim da guarda ungido" (Ezeq. 28:14). Tinha a mais alta posição de todos os seres criados; contudo, Lúcifer não estava contente com seu status. Isaías 14 declara o que ele desejava: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus... subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo" (Isa. 14:13 e 14). Essas eram palavras de luta. A primeira luta ocorreu no Céu, com Miguel derrotando Lúcifer e seus anjos. Após apenas um assalto, os perdedores foram expulsos do Céu e encontraram um novo lar na Terra, que presumiram reivindicar como seu reino.

Ao longo da história tem havido uma guerra cósmica em andamento. Por causa do pecado de Adão e Eva, a guerra se transferiu para o planeta Terra. Miguel, que já havia derrotado Lúcifer no Céu, teve de deixar o Céu, deixar Seu Pai, nascer de uma mulher, ser chamado Jesus – tudo isso para guerrear contra Satanás novamente aqui na Terra. Tem sido dito que conhecimento é o que você sabe, e que sabedoria é o que você faz com o que sabe. Se tão-somente Satanás tivesse usado seu conhecimento de maneira adequada desde o princípio, tudo isso teria sido evitado. Mas por causa de sua ilusão de orgulho, ele desejou uma revanche. Achou que podia guerrear contra Jesus novamente – desta vez no seu campo – e vencer.

João 1:3 e 4 nos dá a razão pela qual Jesus é o melhor: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle; sem Ele, nada do que existe teria sido feito. NEle estava a vida."

Depois de Satanás ter usurpado o domínio da Terra e a vida de Adão, Deus o Filho – o arcanjo Miguel, Jesus Cristo – teve de descer e restaurar a vida a Seus seres criados. Sem Sua vida ter sido sacrificada, sem Seu sangue ter sido derramado, a vida que vivemos hoje, agora, seria totalmente em vão. A bendita esperança que todos nós estamos aguardando e pela qual nossos antepassados morreram, seria totalmente em vão.

Klautrelle S. Long, Miami, EUA


Terça, 6 de janeiro

Exposição
O HOMEM CHAMADO JESUS

5. Qual é outra função da Palavra? João 1:4-5

Na criação original, a Palavra foi o Autor da luz física. Foi Ele que usou a luz (os raios do sol) como parte do processo de produção das plantas que sustentam a vida física na Terra. Mas aqui o autor do Evangelho tem em mente algo mais do que a luz física e a vida. Ele também está falando da luz no sentido espiritual.

6. O que mais João disse em João 1:10?

7. Como é possível tornar-nos filhos de Deus? João 1:12 e 13

É interessante notar que muitas pessoas são péssimas historiadoras ao tentarem recordar grandes líderes mundiais, especialmente da era romana. Muitos, contudo, se lembram de um pobre carpinteiro judeu que iniciou um grande movimento social baseado no amor.

Ao falarem da identidade de Cristo, alguns crêem que Ele foi só um homem bom e/ou um profeta, mas não o Messias. Outros crêem que Ele tinha poderes divinos como os anjos e que podia ser chamado de um Filho de Deus, mas que Ele não era e não é Deus. João escreveu seu evangelho em parte para responder à idéia que havia em seus dias de que Jesus era meramente um homem.

Muitos ainda têm afirmado ser Jesus Cristo um simples homem. Muitos têm afirmado ser iguais a Jesus Cristo, o simples homem (Mat. 24:24). Mas ninguém pode dizer: "Eu sou a Palavra". Isso seria dizer: Eu sou o Doador da vida, eu sou o Criador, eu era antes de tudo ser criado, eu estava com Deus, eu sou Deus. Evidentemente isso é blasfêmia. Seria muitíssimo absurdo até mesmo mencionar essas palavras com lábios humanos. O que separa Jesus de outros grandes homens bem conhecidos como Gandhi, Buda e Maomé? A resposta se encontra em João 1:1-18.

No princípio (João 1:1). "O mundo começou no princípio, mas no princípio a Palavra era.... Aquele que era no princípio nunca teve começo, e portanto sempre existiu."1 Quem mais pode fazer essa afirmação?

A Palavra (João 1:1). "Palavra", no dicionário Webster, é definida como: (1) um som da fala, ou uma série deles, que tenha significado como uma unidade de linguagem; e (2) a representação escrita ou impressa disso. O comentário de Matthew Henry explica que "a palavra é dupla: palavra concebida e palavra pronunciada. Palavra concebida é o mesmo que pensamento. O pensamento é o primeiro e único produto e concepção imediata da alma, o que o torna um com a alma. A segunda pessoa da Trindade é apropriadamente chamada de Palavra, porque é o unigênito do Pai. Há a palavra pronunciada, e isto é fala, a principal e mais natural indicação da mente. [Jesus] tornou conhecida a mente de Deus a nós, como a palavra ou fala de um homem torna conhecidos seus pensamentos".2 Hebreus 1:2 diz que Deus "nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho".

Um e o mesmo Deus (João 1:1 e 2). "A Palavra estava com Deus, ... no que diz respeito a essência e substância; pois a Palavra era Deus."3

O Precursor (João 1:7, 8 e 15). Todos sabiam a respeito de um Messias vindouro. O futuro Redentor do mundo foi apresentado no primeiro capítulo da Bíblia. A começar pela primeira família, as ofertas sacrificais eram realizadas como reconhecimento de um sacrifício vindouro. Mas antes que Jesus começasse Seu ministério, João Batista preparou o caminho para o longamente aguardado Messias. Deus previu a necessidade de João Batista dar um testemunho da luz que se aproximava.

Recusado/não aprovado (João 1:11). Mas quando essa palavra da verdade vem, quão prontos estamos para recebê-la? Os judeus haviam formado muitas seitas. Todas tinham sua crença sobre como o Messias viria ao mundo e o que Ele faria. Haviam sido ensinados que o reino de Deus seria instalado aqui na Terra. Que surpresa ouvir que Jesus veio de Nazaré.

Aceito/aprovado (João 1:12 e 13). Houve alguns, porém, que O receberam e creram nEle, e Ele lhes deu poder. Alguns dos discípulos vieram das seitas que queriam destruir Jesus; até alguns gentios O aceitaram. Daí o verdadeiro significado do que quer dizer ser cristão: receber a Cristo e crer em Seu nome. A graça é dada a todo homem. Nascer de Deus é diferente de nascer de uma mulher; é o privilégio de ser adotado e regenerado por Deus – nascer de novo.

Habitando na carne e entre a carne (João 1:14). Um dos mistérios da piedade é que Deus foi manifesto em carne (I Tim. 3:16). Aqueles que não crêem nisto não são de Deus (I João 4:3). Como foi predito, Sua vida na Terra devia ser temporária. Durante Seu curto ministério, Jesus não somente influenciou o mundo com grandes obras, mas Ele é a razão de qualquer ser humano existir hoje (João 1:3 e 4).

Compreender quem é Jesus é crucial para se obter uma compreensão adequada dAquele em quem colocamos nossa fé para a salvação. Para alguém morrer na cruz por nossos pecados, seria preciso mais que um homem, mais que um mero profeta. Nossa vida não nos pertence. Devemos glorificar a Deus em nossos pensamentos, palavras e atos. Como João Batista e os profetas do passado, devemos dar testemunho dAquele que morreu por nós. Cristo deve ser levado para a escola e para o trabalho.

  1. Matthew Henry, Commentary on the Whole Bible (Grand Rapids, Mich.: Zondervan Publishing House, 1960), pág. 304.
  2. Ibidem.
  3. Ibidem.

Ron Findlay, Miami, EUA


Quarta, 7 de janeiro

Testemunho
TRANSFORMAÇÃO INESTIMÁVEL

Compare João 1:1 e 2 com o verso 14. Enquanto os versos 1-5 destacam a preexistência divina da Palavra, o verso 14 se volta para a Sua natureza e condição como Alguém que caminhou na Terra como parte da história humana. Estes textos expressam um paradoxo incrível. Um homem vivendo em um tempo particular na História, sujeito à debilidade humana, acontece de ser a Palavra divina que criou todo o Universo.

Eterno
Terrestre
"era"
"Se fez"
"com Deus"
"entre nós"
"era Deus"
"Se fez carne"

Por ser plenamente Deus, Jesus pode revelar como é Deus no mais alto sentido. Porque Se tornou completamente humano, essa revelação é acessível a nós em um nível que podemos compreender e seguir. "Quem Me vê a Mim vê o Pai" (João 14:9).

"Sempre, apenas e invariavelmente para cima", diz um lema popular ensinado hoje em dia. Um esforço sempre em busca da prosperidade dirige este mundo com tal poder que é raro encontrar alguém com a humildade necessária para voluntariamente vender tudo o que tem e seguir. Que contraste com Cristo representa a vida moderna!

"Cristo deu à humanidade uma existência provinda dEle mesmo" para destruir a barreira erigida entre Deus e o homem (Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 251). Ele possuiu inteiramente a humanidade através de Sua encarnação e Seu ministério na Terra, para que a humanidade pudesse ter vida.

Que maneira excepcional e eficiente de construir uma ponte sobre o progressivo abismo que separa a humanidade da divindade. Se considerarmos o que a humanidade se tornou em contraste com o que a divindade é, compreenderemos que o sacrifício da divindade está além de nossa imaginação.

Sendo o Comunicador por excelência, Deus foi capaz de alcançar uma mente que estava sendo continuamente enganada. Você pode imaginar o que é tentar comunicar uma mensagem a alguém que foi condicionado a rejeitar? Pode imaginar como é ser um mediador entre duas partes quando uma delas acha que não há necessidade alguma de mediação? Essa é na verdade a tarefa que Cristo realizou através de Seu sacrifício abnegado. Ellen White diz: "Por meio da fé a natureza humana assimila a natureza de Cristo. Somos feitos um com Deus em Cristo" (Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 251).

Mesmo sem falar uma palavra, o ato realizado pelo Criador do Universo transmitiu a mensagem que era profunda demais para ser ignorada: Eu te amo!

Hoje Cristo é não apenas nosso Criador, Salvador, Redentor, Advogado e Rei – mas também nosso Exemplo. Através da mensagem do evangelho, Cristo nos mostra a imensa vitória operada através do sacrifício abnegado. Isso então provê um meio através do qual somos equipados para cumprir o propósito do evangelho – alcançar a humanidade desesperada com uma mensagem de esperança.

Amina Nayo Sylvester, Maraval, Trinidad


Quinta, 8 de janeiro

Aplicação
CRISTO, NOSSO ETERNO LEGADO

8. O que a Palavra fez para que Sua glória fosse vista na Terra? João 1:14

A palavra "habitou" literalmente no grego significa "erguer a tenda", uma lembrança do tabernáculo no deserto (Êxo. 25:8 e 9). A glória de Jesus que os discípulos viram lembra a glória da presença de Deus naquele tabernáculo (Êxo. 40:34 e 35). Jesus é uma Revelação de Deus melhor mesmo do que o santuário, porque em Jesus, Deus habitou diretamente em carne humana, e "nós" pudemos ver o que antes estava escondido por trás das cortinas.

9. O que João Batista tinha a dizer sobre a Palavra? João 1:15. A que ele estava se referindo quando disse que Jesus existia "antes" dele quando, na verdade, ele nasceu antes de Jesus? Lucas 1

10. O que João está querendo dizer ao comparar Jesus com Moisés? João 1:17 e 18

Como seres humanos, o que quer que os pais possuam é um legado para os filhos. Em nossa vida cristã Cristo Se tornou nosso legado. Ele Se tornou um legado não apenas para algumas pessoas, mas para todo aquele que O aceita. Eis aqui três passos para tornar Cristo plenamente nosso:

1. Reivindique-O. Expressando publicamente nossa fé em Cristo através do batismo, temos o direito legal de reivindicá-Lo como nossa herança. Esta experiência dos renascidos pode fazer com que o Salvador entre em nossa vida como um presente especial. Assim nos tornamos participantes do chamado celestial (Heb. 3:1).

Embora tenhamos nascido neste mundo, nosso alvo supremo não deve ser continuar nele para sempre. Ao contrário, precisamos compreender que nosso alvo é viver uma vida no Céu, onde estamos espiritualmente conectados a nosso Pai celestial, e assim também estamos ligados uns aos outros neste mundo. Quando conseguimos compreender essa realidade, de fato tratamos os outros como iguais a nós. Nosso preconceito, orgulho, inveja, e qualquer outro sentimento mau, serão purificados quando O reclamarmos como nossa herança.

2. Absorva-O. O princípio da osmose é aplicável a nosso relacionamento com Cristo. Depois de O aceitarmos em nossa vida, devemos permitir que Ele "entre em nossa corrente sangüínea". Ao fazermos isso, Cristo cresce em nós: "Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" (II Cor. 5:17).

Se nossa corrente sangüínea estiver impura, ficamos fracos. Só sangue puro pode nos dar uma vida energizada. Isso é verdade em nossa vida cristã também. Quando nos permitirmos estar "embebidos de Cristo", teremos pensamentos e ações puros.

3. Reflita-O. "Antes de ascender ao Céu, Cristo deu aos discípulos uma comissão. Disse-lhes que eles deviam ser os executores do testamento no qual Ele legava ao mundo os tesouros da vida eterna" (Atos dos Apóstolos, pág. 27). "O que seremos no Céu, é o reflexo do que somos agora no caráter e no serviço sagrado" (Parábolas de Jesus, pág. 361). Precisamos mostrar Cristo em nosso falar, em nossos atos, e em nossa vida como um todo.

Joy Kuttappan, Puno, Índia


Sexta, 9 de janeiro

Opinião
O DOM DO AMOR

Em minha posição, como cristão nascido de novo, muitas vezes fiquei pensando por que Deus, em Sua infinita sabedoria, criou a humanidade – sabendo que O desapontaríamos. Logo aprendi que não éramos os únicos seres criados e que somos uma prova, para os outros, contra a acusação de falta de justiça e amor que Satanás fez a Deus. Mas, indo mais longe, por que ter criado alguém? As hostes do Céu, os outros seres, o universo como um todo – Deus precisava de nós? Muito pelo contrário! Deus é completo e existe sem necessidades. Ele é o único ser no Universo que contém tudo em Si mesmo.

A resposta à pergunta: "Por que Deus nos criou apesar de todas as nossas faltas?" se encontra em I João 4:8, que diz: "Deus é amor". Deus e amor são sinônimos. Ele nos criou por causa do amor e a fim de nos amar. "Nós amamos porque Ele nos amou primeiro" (verso 19).

Satanás nos enganou tantas vezes fazendo-nos crer que o Deus do Antigo Testamento é um soberano irado que está esperando para varrer os pecadores da existência logo que cometerem um deslize! Em contraste, Deus foi misericordioso e sempre fiel. Eva não foi destruída; ao contrário, foi dado a ela o primeiro indicativo do plano da salvação. Caim, que matou seu irmão, teve permissão para continuar vivendo. Deus sempre foi fiel aos israelitas ao longo de sua viagem, apesar da contínua desobediência deles. E Ele é o mesmo hoje.

Ficamos impressionados ao tentar compreender a enormidade do amor de Deus quando contemplamos a Criação. Devemos comemorar esse amor cada sábado. E se conservássemos esse amor em vista, não vacilaríamos em nossa caminhada. Mas a Criação é só o princípio desse amor eterno. "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (verso 10). Pode haver amor maior que este?

Na aceitação desse amor há este desafio: "Visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros" (verso 11). Jesus veio para redimir-nos e para ensinar-nos como amar. Ele disse a Seus discípulos: "Como o Pai Me amou, assim Eu os amei; permaneçam no Meu amor. Se vocês obedecerem aos Meus mandamentos, permanecerão no Meu amor. ... O Meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como Eu os amei" (João 15:9, 10 e 12). Deus é amor. Portanto Ele Se deu ao Seu Filho, Seu Filho Se deu a nós, e devemos dar Deus uns aos outros. "Este é o Meu mandamento: Amem-se uns aos outros" (verso 17). Que instrumento evangelístico existe que seja maior que o amor?

Quando damos amor, damos Deus.

Pense nisto
  1. Cante o hino "Preciosa Graça" sozinho(a), num cômodo vazio, com os olhos fechados. Enquanto canta, imagine Deus sentado diante de você como seu único espectador.
  2. Visite um berçário ou uma amiga com um bebê recém-nascido. Pense sobre a novidade e a beleza da criação de uma criança. Imagine como deve ter sido para o Criador tornar-Se uma criatura.
  3. Converse com alguém que você conhece e que parece dar amor incondicional nas circunstâncias mais difíceis. Pergunte a essa pessoa o que lhe dá a capacidade de amar em meio ao sofrimento, à dor e ao desapontamento.

Stephanie Farrington, Ft. Lauderdale, EUA

RETORNAR