Lição 4
18 a 23 de janeiro

Você pode ser importante no time!

Lição dos jovens 412004 - Você pode ser importante no time!


"Porque Deus amou tanto o mundo que deu Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

Prévia da semana: O penetrante olhar de Jesus muda tudo. Pessoas seguras de si mesmas ficam incertas. Os menosprezados encontram nova vida. Igrejas confortáveis aprendem a evitar a atitude de indiferença para com os destituídos. O Espírito assopra onde Lhe apraz. Então, não deve nos surpreender que quando os cristãos se tornarem mais semelhantes a Jesus, as coisas também deverão mudar. Como aconteceu também a Jesus, essa "sacudidura" não será saudada em todos os lugares com alegria. Tanto dentro como fora da igreja, muitos preferem a confortável segurança de uma vida que não é perturbada pelo vento inoportuno do Espírito. Esses se opõem à liberdade do Espírito com todas as fibras do ser.

Leitura adicional: Deut. 10:17; Isa. 55:8 e 9; Luc. 4:18; Rom. 3:21-24; 5:1-11; Caminho a Cristo, págs. 9-15


Domingo, 18 de janeiro

Introdução
NÃO SER SUFICIENTEMENTE BOM

1. Por que motivo muitos na festa da Páscoa chegaram a ter "fé" em Jesus? João 2:23

Em João 2:23-25 e outras partes, vemos um tipo de fé inadequada ou superficial, baseada em milagres, mas que não conduz a um relacionamento de salvação com Jesus. Em João 2:23-25 Jesus enxerga através da profissão de fé de alguns e percebe seus reais motivos.

2. Como resultado de Seus milagres, muitos creram em Jesus. Mas os milagres são suficientes para alguém ter uma fé salvadora nEle? Veja também Lucas 16:31. Explique sua resposta.

Você já se sentiu excluído? Realmente deixado de fora? Já se sentiu como se não fosse suficientemente bom? Eu já. Na minha fase de crescimento nunca fui do tipo atlético. Ao longo de toda a infância, ensino fundamental e ensino médio, sempre estava entre os últimos ou era o último a ser escolhido para um time, não importando qual fosse o esporte. Eu temia as aulas de educação física porque sabia que ninguém me queria no time. Nem mesmo meus amigos costumavam me escolher. Acho que nunca consideraram que eu pudesse contribuir para o time. Muitas vezes me senti desprezado e desejei que a terra me tragasse. Eu não era suficientemente bom. Simplesmente não era. Até hoje não sou suficientemente bom para compor um time.

Fico feliz porque com Deus não há esse negócio de "não ser bom o suficiente". Você pode não ser um bom cantor, orador, aluno ou atleta de qualquer tipo, mas Ele ama você assim como você é. Você pode ter quebrado todos os mandamentos; Ele ama você assim mesmo. Apesar de seus pontos fracos e suas lutas, Ele apóia você e Se torna sua força. Ele desce até o seu nível, e depois eleva você até o dEle.

Tal graça e amor é muitas vezes difícil de entender, mas é verdadeira. Freqüentemente me assombro quando penso em Seu poder de perdoar, em Seu amor por mim. Apesar de todas as coisas erradas que fiz, Ele me ama da mesma forma e me estende Seus braços abertos. Com Seu amor não há fronteiras, não há restrições, não há lista de critérios a cumprir, não há preconceito. Seu amor é incondicional e é estendido a todos.

Sua graça é estendida a todos na mesma proporção. Você nunca tem de se preocupar se está qualificado a receber Sua graça (se vai ser importante para o time). Deus não mostra favoritismo, não mostra preconceito.

Quando confessamos nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar. Quando O buscamos, O encontramos. Quando confiamos e obedecemos, Ele nos abençoa abundantemente.

Não fui importante para o time durante todo o tempo de escola. Mas estou feliz porque agora sou importante para o time ganhador, o time em que cada membro se torna um jogador valioso – o time de Jesus.

Kirsha Campbell, St. Catherine, Jamaica


Segunda, 19 de janeiro

Evidência
UMA LUZ VERDADEIRAMENTE VIVA

3. Em que base Nicodemos considerava Jesus um Mestre vindo de Deus? João 3:2; João 2:23-25

Quando Nicodemos disse "sabemos", estava representando os que na passagem anterior (João 2:23-25) viram o que Jesus fez no templo mas tiveram fé inadequada como resultado. Ele viu o que Jesus havia feito no templo, mas não percebia a verdade sobre Jesus, que Ele é a Palavra em carne.

4. Por que a resposta de Nicodemos revela quão pouco esse líder religioso conhecia das importantes verdades espirituais? João 3:3-10

Luz e trevas são duas forças opostas que não podem existir simultaneamente no mesmo espaço. A escuridão dá lugar à luz, mas à medida que a luz enfraquece, a escuridão toma o espaço que estava iluminado. Uma boa ilustração seria acender uma vela num cômodo escuro. Quando a vela é acesa, a escuridão cede ante a luz; enquanto a luz for alimentada na vela, a escuridão cederá (Sal. 18:28; João 1:5). Não cobrimos uma vela acesa; em vez disso, colocamo-la num lugar alto para que ela substitua as trevas (Mat. 5:15; Luc. 8:16). A luz nos capacita a ver, impede-nos de tropeçar (Sal. 119:105; João 11:9 e 10), ajuda-nos a procurar o que está perdido (Luc. 15:8), e nos leva à vida (Sal. 43:3; Prov. 6:23).

Os olhos são a porta de entrada da luz ou da escuridão na alma. Aquilo sobre o que os olhos se demoram, encherá o corpo (Mat. 6:22 e 23; Luc. 11:34-36). Os olhos que se desviam das trevas para a luz receberão purificação de toda escuridão, e todo o corpo será limpo (Atos 26:18).

Um dos discípulos mais chegados de Jesus, João, esclareceu algo sobre a Luz. Ele citou Jesus: "Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12). "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo" (9:5). "Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas" (12:46). Jesus veio ao mundo durante um pouco de tempo para nos mostrar a luz, para que possamos ver e crer, a fim de que possamos ser chamados filhos da luz (João 12:35 e 36).

Quanto mais perto chegarmos da Fonte de luz, mais brilhante nosso reflexo se tornará (II Cor. 3:18; 4:18; 5:18; 7:1). Isso subentende que nos tornaremos a luz deste mundo escuro ao nos tornarmos semelhantes à Luz maior. Note: nunca nos tornaremos a Luz maior. De onde então tiramos nossa força? (Sal. 27:1). Nosso velho eu pecaminoso terá de morrer, para que possamos ser inteiramente cheios da verdadeira Luz e Ele possa ser glorificado através de nós (João 3:30). A verdadeira Luz brilhará segundo a lei e o testemunho da Luz maior, Jesus Cristo – o Doador da luz para este mundo (Isa. 8:20).

A Luz não estará conosco para sempre, portanto escolha de quem ou de que você vai se encher (Apoc. 18:23). A luz e as trevas não têm comunhão. Quanto tempo você vai ficar dividido entre dois senhores? (II Cor. 6:14). Sejamos verdadeiros portadores da Luz, para que possamos dar glória a quem ela pertence.

Senhor Jesus, brilhe através de minha vida, para que este mundo possa ser um lugar melhor, mais brilhante e mais alegre hoje.

Cornelius du Preez, Somerset West, África do Sul


Terça, 20 de janeiro

Exposição
SALVAÇÃO SEM FRONTEIRAS

5. O que até os "bons" e piedosos precisam ter a fim de entrar no reino de Deus? João 3:3 e 5. O que significa "nascer de novo"?

Por mais bondoso e piedoso que fosse Nicodemos, ele precisava de um novo nascimento que só poderia vir do Messias pelo batismo e pelo trabalho do Espírito Santo. A água e o Espírito estão muito relacionados nos ensinos de Jesus (João 4:10-14, 23 e 24; 7:37-39). E o conceito de nascer "de cima" está relacionado com o ministério de João, em João 3:22-36. Então, a declaração de Jesus aqui sugere a necessidade de um duplo batismo, um externo, pela água, e um interno, pelo Espírito Santo.

6. Por que é inútil tentar salvar a nós mesmos? João 3:6-8. Leia também Isa. 25:9; Tito 3:5; Heb. 9:12

Jesus Cristo morreu e ressuscitou para salvar o mundo todo através de Sua graça. Grande parte da população do mundo, porém, pertence a religiões como o budismo, o hinduísmo, o islamismo e o judaísmo, que nem ensinam nem promovem a salvação pela graça através da fé em Jesus Cristo. Como esses bilhões de pessoas por quem Cristo morreu podem ser salvos se nunca tiveram a oportunidade de ouvir e aceitar o evangelho de Jesus Cristo? (Isa. 56:6 e 7; Mat. 24:14; João 12:32; Rom. 10:13-15.)

Deus ama o mundo. Seu amor é todo-abarcante. Não depende do comportamento, atitude, caráter ou tipo das pessoas que o recebem. Ele verdadeiramente ama sem obstáculos, vinculações ou condições. Ele é o mesmo Deus que nos ensina não apenas a amar aqueles de quem gostamos e que gostam de nós ou que são como nós, mas também aqueles que são diferentes de nós, de quem talvez não gostemos e que talvez até nos odeiem! Tal amor incondicional é de origem celeste, e só esse amor nos preparará para o reino do Céu. É um amor que verdadeiramente não conhece fronteiras, pois se estende de uma extremidade da Terra a outra, e abarca toda a família humana.

O mundo inclui a todos os que nele habitam. Consiste de pessoas de variadas cores, descendências, línguas, culturas e ordens sociais. As boas-novas do evangelho são que Jesus Cristo morreu para salvar todo membro da família humana, qualquer que seja sua raça, origem, língua ou formação. O apóstolo Pedro testificou que "Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que O teme e faz o que é justo" (Atos 10:34 e 35). Nosso Deus abarca a diversidade da família humana, pois em Cristo "não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus" (Gál. 3:28).

Muitas vezes deixamos que diferenças de raça, religião, ideologia e/ou formação nos dividam e separem em facções e sub-facções. Por natureza, evitamos a diversidade. Como é que nós, diferentes e diversos como somos, superamos nossas diferenças e colocamos em prática a graça de Deus, que abarca a diversidade? Não podemos verdadeiramente apreciar a graça de Deus e sua universalidade sem abarcar e aceitar a diversidade.

Não importa quem você seja, é bem-vindo a essa festa. Não importa quem você conheça, ou não conheça, você está convidado. Não há critério para se fazer parte dessa comemoração, exceto que você creia que Jesus é o Cristo enviado por Deus. Deus amou de tal maneira a todos que deu Seu único Filho para morrer em nosso lugar a fim de que pudéssemos ter um lugar em Seu reino eterno.

Nicodemos e a mulher junto ao poço eram completamente diversos. Nicodemos era um judeu de nascimento e religião. A mulher pertencia ao povo samaritano, a quem os judeus consideravam ser racialmente, religiosamente e culturalmente inferior. Sabemos que essa era a dura realidade, pois, como a mulher lembrou a Jesus, "os judeus não se dão bem com os samaritanos" (João 4:9). Nicodemos veio a Jesus à noite, mas Jesus aberta e ousadamente puxou conversa com a mulher samaritana em plena luz do dia. Nicodemos era um fariseu, um governante devoto e altamente respeitado em Israel. A mulher samaritana estava vivendo em adultério. Por mais diversos que fossem os antecedentes e as circunstâncias de ambos, Jesus livre e imparcialmente ministrou as palavras da vida a ambos.

Jesus derrubou as barreiras artificiais que separam e enfraquecem a família humana. João registra que Jesus precisou passar por Samaria e que Ele iniciou o contato e a conversa com a samaritana (João 4:3-7). Ele desconsiderou totalmente as regras culturais e sociais de Seus dias, superficialmente impostas, para levar o evangelho ao povo da Samaria, permanecendo lá dois dias inteiros (verso 40). O ato de Ele Se misturar com os samaritanos não foi nem casual nem acidental, mas intencional e significativo. Jesus tomou medidas radicais e ousadas como esta por causa de Seu amor ousado e radical pela humanidade.

Quão intencionais somos em derrubar as barreiras artificiais construídas pelos seres humanos que nos separam uns dos outros? O amor e a graça de Cristo, recebidos em nosso coração, nos tornam ousados, ativos, e até radicais em amar e servir imparcialmente a todos os tipos de pessoas.

Pense nisto
  1. O que você pode fazer para permitir que o amor radical e a graça inclusiva de Deus alcancem pessoas com as quais você não se sente à vontade?
  2. Conquanto Deus não exclua ninguém do Céu por causa de raça ou cultura, Ele excluirá alguns por causa da maneira como viveram. Como essas duas coisas são diferentes?

Fred Moore Jr., Tuscaloosa, EUA


Quarta, 21 de janeiro

Testemunho
GRAÇA PARA TODA COR

7. Leia toda a história de Jesus com a mulher junto ao poço, e então responda a estas perguntas:

a. Como a mulher reagiu a Jesus a princípio? João 4:9, 11 e 12

b. O que levou a mulher a crer que Jesus era um profeta? João 4:17-19 e 29

8. O que Jesus tentou ensinar para a mulher? João 4:21-24

Jesus estava destacando que o local da adoração não era tão importante quanto a atitude do adorador. Não é tanto onde adoramos como a quem adoramos. 

– Por que você fica acordado até tão tarde cuidando de todas estas crianças chinesas, papai? Os pais delas nem gostam de nós. Eles nos odeiam.

– Jimmy, eu sou médico, e não me importa de que cor as crianças são. Eu quero que todas elas sejam felizes, e farei tudo o que puder para ajudá-las. O que você precisa entender é que nós somos cristãos e representamos a Cristo, e precisamos tratar a todos como Jesus trataria.

Essa pequena conversa entre Jimmy e seu pai me fez lembrar da cançãozinha que eu costumava cantar quando era criança: "Cristo ama as criancinhas, todas que no mundo há, não importa sua cor, Ele as quer com muito amor; bênçãos mil a todas elas Cristo dá."

Nosso mundo inclui centenas de religiões, muitas raças diferentes, e pessoas de muitas classes. Alguns grupos crêem que o grupo ao qual pertencem é o único que Deus irá salvar. A Bíblia diz, de maneira muito clara, em João 3:16, sobre o amor de Jesus demonstrado em Sua morte sobre a cruz. Estou feliz porque o texto não menciona qualquer grupo em especial pelo qual Jesus morreu. Ao contrário diz, na última parte: "todo aquele que"; sim, todo aquele que crer nEle.

Como cristãos, precisamos deixar outros ao nosso redor saberem que o amor de Deus não tem fronteiras. Como o texto sugere, Ele veio para cuidar de todos os tipos de pessoas. Deus Se importa com os seres humanos em geral e individualmente; com Ele não há limites de raça, credo, cor, classe, não importa se a pessoa é rica ou pobre, se é um andarilho ou um rei. Quando Cristo morreu, ofereceu Sua graça a todos.

Ellen White confirma o fato de que Cristo deseja salvar a todos. Ela diz: "O coração de Deus anseia por Seus filhos terrestres com amor mais forte que a morte. Entregando Seu Filho, nesse único Dom derramou sobre nós todo o Céu. A vida, morte e intercessão do Salvador, o ministério dos anjos, o pleitear do Espírito, o Pai operando acima de tudo e por tudo, o interesse incessante dos seres celestiais – tudo se empenha em favor da redenção do homem" (Caminho a Cristo, pág. 21).

A mensagem de Deus é clara: tudo o que temos a fazer é crer em Sua Palavra, abrir o coração, e deixá-Lo guiar nossa vida.

Ashley Massicotte, Port-of-Spain, Trinidad


Quinta, 22 de janeiro

Aplicação
NADA DE FAVORITOS

9. Como resultado do testemunho da mulher, e como resultado de seu próprio encontro com Jesus, o que os samaritanos passaram a crer sobre Jesus? João 4:42. O que levou essas pessoas a crerem em Jesus?

10. "Salvador do mundo" significa que a salvação não estava mais restrita por considerações étnicas ou geográficas. Qual é o princípio bíblico sobre a exclusão social? Atos 10:28; 17:26; Col. 3:11; I João 2:2

Nas histórias de Nicodemos e da Samaritana vemos uma parábola viva de João 3:16. Deus enviou Seu Filho para que todos os que nEle crerem tenham a vida eterna. Nestes dois indivíduos vemos os extremos opostos. Não importa quem seja você, sua situação na vida ou condição pecaminosa, você é bem-vindo para recebê-Lo. Ele é verdadeiramente o "Salvador do mundo" (João 4:42).

"Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com Ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de Sua graça, demonstrada em Sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus" (Efés. 2:4-8).

Não somos salvos do pecado meramente para podermos estar qualificados para o Céu. Deus nos livrou para que nutríssemos um vibrante relacionamento com Ele através do qual Ele pudesse desempenhar Sua missão de redimir os que estavam perdidos.

Mas não devemos ser seletivos ao tentar alcançar as pessoas. Deus deseja viver Sua vida em nós para que cada pessoa com quem entremos em contato observe a incrível diferença que resulta de permanecermos nEle. Somos chamados a ser ministros de Deus, isentos de preconceito.

A graça de Deus é abundante para todos. A fé de uma pessoa não a conquista, e sua loucura não a perde. Quando uma pessoa falha, Deus não a ama menos do que quando ela é bem-sucedida. Ele morreu por todos, e deseja salvação para todos. Deus não tem favoritos.

Em nossa caminhada cristã, não deveríamos tratar as pessoas da mesma forma?

Pense nisto
  1. Como podemos ajudar outros a compreenderem sua necessidade de Cristo sem deixá-los desesperados? Seja específico.
  2. Como um cristão pode evitar preconceito para com seus inimigos?
  3. Como seria definida, no contexto cristão, a palavra "inimigos"?
  4. Efésios 2:5 diz que Deus "deu-nos vida com Cristo". De acordo com o contexto, quando isso ocorreu? Como isso afeta minha vida hoje?
  5. Conquanto nunca devamos hesitar em tentar alcançar as pessoas de outras etnias e culturas, é mais provável que as pessoas sejam alcançadas por Cristo por pessoas de sua própria etnia? Explique sua resposta.

Rosemarie P. Bautista, Makati, Filipinas


Sexta, 23 de janeiro

Opinião
ATRAINDO OU AFASTANDO?

"O convite evangélico não deve ser amesquinhado e apresentado apenas a uns poucos escolhidos, que, supomos, nos farão honra caso o aceitem. A mensagem deve ser dada a todos" ( O Desejado de Todas as Nações, págs. 193 e 194). 

Seu nome era Judy. Vários anos atrás ela era membro de uma igreja adventista local e a freqüentava – isso, antes de ela abandonar a igreja. Desde então, teve três filhos de pais diferentes, motivo pelo qual foi excluída. Atualmente, usa muitas jóias e exibe penteados radicais. Após vários anos tentando animá-la a voltar para a igreja, seus amigos deixaram a situação nas mãos de Deus, concentrando-se inteiramente em orar por ela.

O Espírito Santo trabalhou e ela mais tarde expressou para seu pai o interesse de voltar para a igreja. Como o cristão "correto" e cheio de justiça própria que ele era, contudo, disse a ela expressamente que ela não podia voltar para a igreja e ser vista com ele até que mudasse a cor pink do cabelo – uma censura direta e não muito cristã. Isso foi quase um ano atrás. Desde então, Judy não expressou mais o desejo de voltar. Aparentemente, Satanás teve sucesso em usar o pai de Judy como um "poder do inferno" na tentativa de mantê-la afastada do amor de Deus (Rom. 8:38).

Onde é que nós, como cristãos, aprendemos a ser seletivos em nossa disseminação do evangelho? Jesus certamente não tomou essa postura. Ele nos aceitou como éramos, não aceitou? "Os que se chamam Seus seguidores, podem desprezar e evitar os párias da sociedade; ... porém, nenhuma condição de vida pode desviar Seu amor dos filhos dos homens. A toda alma, embora pecadora, Jesus diz: Se Me pedisses, Eu te daria água viva" (O Desejado de Todas as Nações, pág. 194).

Essa é uma grande lição, mas a maioria de nós se sente como se se aplicasse apenas a cristãos "maus". Faça a si mesmo esta pergunta: "Sou na verdade todo-inclusivo quando falo a outros sobre as boas-novas?" Vá em frente. Pergunte a si mesmo. Qual seria sua reação inicial se uma moça viesse à igreja com uma saia extremamente curta e uma blusa que deixasse partes do corpo à mostra? Que dizer do velho sem-teto que cheira mal e escolhe se sentar perto de você na igreja? Mesmo assim você será um eficiente comunicador do evangelho?

Falando mais sobre o exemplo de Jesus, Ellen White declara: "O convite evangélico não deve ser amesquinhado, e apresentado apenas a uns poucos escolhidos. ... A mensagem deve ser dada a todos" (Ibidem). Medite no exemplo perfeito que Jesus colocou diante de nós como Seus seguidores; depois se esforce para ser mais semelhante a Ele. Você pode. Ele irá ajudá-lo.

Pense nisto
  1. Escreva um diário catalogando os acontecimentos específicos do dia que lhe demonstraram como você foi objeto da graça de Deus. Dedique outro dia a descrever as maneiras específicas como você demonstrou a graça de Deus a outros.
  2. Escolha um hino que reflita o caráter incondicional da graça de Deus, descrito na lição desta semana.
  3. Peça a sete pessoas que descrevam o ato de graça mais memorável que já foi feito para elas. Pergunte também com esse ato mudou a vida delas.

Courtney Hall, Northport, EUA


RETORNAR