Lição 6
31 de janeiro a 7 de fevereiro

Deixando o passado

Lição 612004

Sábado à tarde

Ano Bíblico: Êxo. 39 e 40

LEITURA DA SEMANA: João 5.

VERSO PARA MEMORIZAR: "Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior" (João 5:14).

PENSAMENTO-CHAVE: Jesus não Se satisfaz em curar apenas física ou espiritualmente. Ele quer restabelecer toda a pessoa. A fé genuína envolve cada parte da vida: mental, física, emocional e espiritual.

A NOVA VIDA EM CRISTO INCLUI "deixar o passado para trás". Em João 5 lemos a história de um homem que desceu o mais baixo que um ser humano pode ir e ainda permanecer vivo. Paralisado no corpo, atacado pelo pecado na mente e no coração, ele nem mesmo apelou a Jesus por cura. Jesus decidiu fazer do homem um exemplo sabático de Seu incrível poder de trazer vida aos que são tão bons quanto os mortos. Ele não restaurou o homem fisicamente, mas desafiou-o a cooperar para levar aquela cura a todo o seu ser.

Quando confrontado pelos líderes religiosos por ter "profanado" o sábado, Jesus revelou a natureza divina dos Seus atos. Quando curou o homem no tanque no sábado, Jesus deu um testemunho extraordinário da Sua origem e missão divinas. Ele era mais do que homem, mais até mesmo do que um Messias; Ele é o próprio criativo Doador da Vida. Então, a história da cura no Tanque de Betesda se torna outra parábola viva do Criador divino que Se tornou carne e habitou entre nós.


Domingo

Ano Bíblico: Lev. 1–4

O Tanque de Betesda – João 5:1-4

1. Leia os primeiros quatro versos de João 5. Em que aspectos esta cena simboliza a humanidade caída? Qual era a condição dessas pessoas, e onde estavam procurando ajuda?

O nome Betesda pode ser interpretada como "Casa de Misericórdia". Assim, Jesus mostrou misericórdia onde o povo procurava misericórdia. O Tanque de Betesda localizava-se ao norte do complexo do templo. Era alimentado por uma corrente intermitente, o que pode explicar a agitação das águas de vez em quando.

2. O que aconteceu no tanque? João 5:3 e 4.

A sua resposta a esta pergunta pode depender da versão bíblica que você estiver usando. Em inglês, e em muitas traduções mais antigas, como a Versão Almeida, afirma-se que um anjo do Senhor agitava as águas, tornando-as curativas, mas os manuscritos bíblicos mais antigos omitem esse elemento da história (em resultado, o verso 4 não existe em muitas versões). Embora Ellen G. White geralmente usasse a Bíblia King James, aparentemente ela rejeitava a idéia de que os anjos participavam na agitação das águas.

"Em certo tempo as águas desse tanque eram agitadas, e acreditava-se comumente que isso era o resultado de poder sobrenatural, e que aquele que primeiro descesse a elas depois de haverem sido movidas, ficaria curado de qualquer enfermidade que tivesse." – Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 201 (ênfase acrescentada). Se a leitura tradicional estivesse correta, certamente seria estranho Deus organizar um mecanismo de cura no qual os que estivessem menos enfermos tivessem maior vantagem sobre os verdadeiramente necessitados. Em contraste direto, Jesus entrou em um lugar de misericórdia competitiva e escolheu o candidato menos provável de ser curado, de acordo com a tradição popular.

Ao nosso redor vemos vastas multidões como as do Tanque de Betesda, doentes, mutiladas, feridas pela guerra da vida e em vão esperando ajuda de fontes que realmente não a podem dar. Como cristãos, qual é a coisa que nós, talvez mutilados da mesma forma, recebemos e que essas pessoas também precisam? Veja Rom. 8:24; Col. 1:5; Tito 2:13.


Segunda

Ano Bíblico: Lev. 5–7

A cura do paralítico – João 5:5-15

3. Leia outra vez a história de Jesus curando o paralítico. João 5:5-15. O que esta história nos diz sobre o caráter de Deus?

Vários aspectos desta história chamam a atenção. Em primeiro lugar, Jesus curou o homem arbitrariamente. Ele escolheu alguém na multidão – um homem que não procurou Jesus, não O conhecia, não demonstrou fé nEle antes de ser curado. Provavelmente, tudo o que chamou a atenção de Jesus foi que ele era o caso mais desesperado.

Como esta ação se parece com Deus! Em pontos decisivos de nossa vida, muitas vezes a mão de Deus é sentida em momentos em que não pedimos e não merecemos. Deus faz assim não para desculpar o pecado, mas para que experimentemos a Sua graça, a qual nos faz lembrar a total dependência dEle.

Um segundo aspecto surpreendente da história é que Jesus curou o homem no sábado. Os rabinos permitiam atitudes especiais no sábado em emergências, mas este não era o caso. Afinal, o homem era portador de deficiência havia trinta e oito anos; certamente a demora de um dia por causa do sábado não faria qualquer diferença significativa. Aqui, Jesus estava ensinando deliberadamente uma lição. "É lícito, nos sábados, fazer o bem", Jesus disse em Mateus 12:12. O que Jesus disse ali, Ele fez aqui. "O sábado não se destina a ser um período de inútil inatividade. ... O ato de Cristo em curar o enfermo estava de perfeito acordo com a lei."O Desejado de Todas as Nações, pág. 207.

A história de João 5 se tornou uma parábola viva para ilustrar a verdade de João 5:21: "O Filho vivifica aqueles a quem quer." Jesus pode dar vida a quem desejar, porque não existe limite para Seu poder vivificante.

Depois de curar o paralítico, Jesus não só lhe ordenou levantar-se e caminhar mas também tomar a cama, sabendo que esta ação despertaria a indignação dos líderes religiosos. Por que você acha que Cristo deu esta ordem, e que mensagem pode haver para nós, que levamos a sério o mandamento do sábado?


Terça

Ano Bíblico: Lev. 8–10

O pecado e suas conseqüências – João 5:14

4. O que Jesus disse ao homem que foi curado quando o encontrou mais tarde no templo? João 5:14.

Quando disse ao homem para não pecar mais, Jesus incluiu, em primeiro lugar, que em certo sentido a enfermidade do homem fora causada pelo pecado. A continuação no pecado poderia levar à recaída na paralisia.

Mas aqui existe um elemento muito mais profundo. A forma da palavra traduzida por "pecar" é extremamente contínua. Jesus ordenou ao homem que parasse alguma coisa que vinha fazendo continuamente, até esse encontro no templo. Quer dizer que o homem de certa forma havia permanecido no pecado, mesmo como paralítico. De que tipo de pecado Jesus estava falando? Um paralítico não pode roubar bancos, cometer adultério nem matar alguém. Jesus devia estar Se referindo ao pecado mental, pensamentos, atitudes e imaginação.

5. Depois de oferecer graça ao paralítico, Jesus lhe disse para não pecar mais. Que princípio está presente nos versos a seguir? João 8:10 e 11; Rom. 6:1-6; Gál. 2:16 e 17.

Embora a cura do corpo do homem fosse totalmente um ato de graça da parte de Jesus, havia, também, uma parte para ele fazer em sua recuperação. O pecado não só nos separa de Deus, mas produz conseqüências contínuas que podem destruir todos os aspectos da qualidade de vida da pessoa.

As conseqüências do pecado incluem não apenas males físicos e doenças. Também existem efeitos emocionais, espirituais e psicológicos. Todos esses podem e devem ser considerados em uma relação com Jesus. Se todas as outras coisas forem iguais, uma genuína experiência com Jesus traz brilho à fisionomia, acalma as emoções, aquece o coração e dá energia renovada para o corpo. É por isso que o cristianismo adventista do sétimo dia se preocupa tanto com alimentação, exercício e atitude. A fé genuína envolve cada aspecto da vida – mental, física e emocional – tanto quanto a espiritual.


Quarta

Ano Bíblico: Lev. 11 e 12

Jesus, o Doador da vida – João 5:16-30

6. Como Jesus justificou a cura que operou no sábado? João 5:16-18.

Em resposta à perseguição que sofreu, Jesus disse que estava simplesmente seguindo o exemplo de Seu Pai, que "continua trabalhando até hoje" (NVI) no sábado. A ação de Deus fornece o modelo para a atividade humana no sábado.

Os escritores judeus daquele tempo reconheciam que o trabalho de Deus no sábado podia ser percebido nos nascimentos, mortes, luz solar, chuva e o contínuo correr dos rios (veja William Barclay, The Gospel of John, vol. 1, pág. 183). Assim, os judeus reconheciam que Jesus estava afirmando possuir os mesmos privilégios sobre o sábado que Deus tem. Ao curar no sábado, Jesus estava afirmando ser igual a Deus.

"Deveria Deus impedir o Sol de cumprir sua missão no sábado? ... Deveriam o trigo e o milho deixar de crescer, e o maturante cacho adiar seu belo colorido? ...

"Fora assim, e deixariam os homens de ter os frutos da terra, e as bênçãos que tornam desejável a vida. ... Não será tido por inocente o que negligenciar aliviar o sofrimento no sábado. O santo dia de repouso de Deus foi feito para o homem, e os atos de misericórdia se acham em perfeita harmonia com seu desígnio. Deus não deseja que Suas criaturas sofram uma hora de dor que possa ser aliviada no sábado, ou noutro dia qualquer."O Desejado de Todas as Nações, págs. 206 e 207.

7. Encontre as diversas formas como Jesus Se comparou com o Pai. João 5:16-30.

Em João 5:19-30, Jesus demonstra que está fazendo o mesmo trabalho que Seu Pai, o trabalho de dar vida (vs. 20, 21, 26, 28 e 29) e de julgar (vs. 22, 27 e 30). Cumprindo a vontade de Seu Pai sobre a Terra, Ele não só mostrou que o Pai é vida mas demonstrou que Ele próprio era divino (vs. 19-23). Ele não deu a ninguém a opção de crer no Pai e ao mesmo tempo ignorar Suas afirmações sobre Si mesmo (v. 23).


Quinta

Ano Bíblico: Lev. 13 e 14

As maiores testemunhas de Jesus – João 5:31-47

Na lição de ontem, vimos que Jesus fez algumas afirmações poderosas sobre Si mesmo, afirmações que soariam falsas na boca de qualquer outro ser humano que já viveu. Obviamente, Jesus viu a necessidade de justificar o tipo de testemunho que deu sobre Si mesmo.

8. Mencione as pessoas e coisas que dão testemunho a favor de Jesus em João 5:31-47. Qual dessas testemunhas Jesus parece considerar mais importante?

Jesus reconhece que o testemunho não confirmado sobre uma pessoa é inadequado (5:31). Um dos princípios fundamentais do judaísmo é que a verdade só pode ser reconhecida pela palavra de pelo menos duas testemunhas (Deut. 19:15; cf. Apoc. 11:3-13). Então, Jesus acrescenta ao Seu próprio testemunho o testemunho de João Batista, Suas obras, Seu Pai e as Escrituras, dobrando assim o testemunho mínimo necessário para comprovar a verdade no judaísmo (João 5:31-40).

9. Que forte repreensão Jesus deu aos líderes? João 5:38.

Quando ficou claro que os líderes religiosos não estavam mesmo dispostos a aceitar o testemunho dessas testemunhas (vs. 43 e 44; cf. 8:13 e 14), Jesus trouxe à tona a maior testemunha dentro do judaísmo, Moisés. Moisés servia como um intercessor diante de Deus em favor de Israel (êxo. 32:7-14). Mas, nas palavras de Jesus, Moisés foi transformado em juíz (João 5:45-47). As palavras de Moisés condenariam os que rejeitavam Jesus, porque Moisés escreveu sobre Jesus e preparou o caminho para Ele. Jesus terminou com a pergunta: "Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas Minhas palavras?" (v. 47)

Com este encontro, começou o conflito entre Jesus e alguns dos líderes de Israel, um conflito que continuou no Evangelho até que Jesus foi preso, sofreu e morreu na cruz. Na hostilidade dessas pessoas, João retratou a hostilidade de todos os que rejeitam o evangelho.


Sexta

Ano Bíblico: Lev. 15 e 16

ESTUDO ADICIONAL

Como foi assinalado na lição de terça-feira, a maioria dos cristãos reconhece prontamente que sua vida interior, especialmente o aspecto emocional, pode ser bastante instável, mesmo depois da conversão. Os cristãos, como outras pessoas, têm que lidar com recordações infelizes, momentos de ira e pensamentos que é melhor não mencionar. A história do paralítico de Betesda nos diz que Jesus Se importa pelo menos com tanto interesse com a vida interior como com as circunstâncias exteriores.

Pensamentos e emoções desagradáveis podem revolver-se com coisas que fizemos e com aquelas coisas que foram feitas contra nós. As coisas que fizemos provocam sentimentos de remorso, culpa e fracasso. As coisas que outros nos fizeram podem provocar sentimentos de ira, pesar e profundo ressentimento. A plenitude em Cristo nos ajuda a tratar de assuntos do passado como estes.

PERGUNTAS PARA CONSIDERAÇÃO:

1. Por que muitos cristãos crêem que quando aceitam a Jesus todas as dificuldades emocionais deveriam terminar? Até que ponto você acha que essa idéia é verdadeira?

2. O perdão é um componente importante da solução do problema do pecnova_pagina_1.htmado e suas conseqüências. Então, por que a maioria das pessoas acha tão difícil perdoar?

3. Evidentemente, o paralítico sofria como conseqüência de suas próprias ações pecaminosas. O que você acha que Jesus teria dito a uma vítima de estupro ou abuso sexual? O que Ele diria a alguém que tivesse feito outras pessoas sofrerem?

4. Jesus violou as regras humanas sobre a guarda do sábado para curar um homem. As suas regras de vida são feitas por homens ou por Deus? Como saber a diferença?


COMENTÁRIO CPB

COMENTÁRIO Prof SIKBERTO

LIÇÃO dos JOVENS

LIÇÃO E COMENTÁRIO em ESPANHOL

RETORNAR